• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

Podem me chamar de…

identicon por Nora Gonzalez
13/11/2015
em Colunas, Visão Feminina

 

Young woman driving car

Nome é algo fundamental. Não é apenas algo que nos identifica, mas o carregamos ao longo de toda a vida — bem, em alguns casos pode ser mudado ou ignorado e trocado por apelidos, mas o RG está lá para nos lembrar que ele existe e cada vez que vamos a um edifício e temos que apresentar um documento, pronto, é inevitável. E ser chamado em voz alta? Tem cada mico!

Lembro quando vim morar no Brasil que várias coisas me chamaram a atenção: que nos açougues se vendesse algo para comer conhecido como “lagarto”, que uma fruta gigante chamada jaca crescesse em árvores e que pais misturassem os próprios nomes e os dessem aos filhos. Chamo isso de nome de liquidificador: metade do pai, metade da mãe. Liga, mistura bem e sai cada coisa. E na segunda geração, então! Bem…

Eu mesma não posso falar muito. Gosto do meu nome. Nora. Acho sonoro, curto, prático, fácil de pronunciar e soletrar. E ele existe em quase todos os países. Não digo todos pois deve ter algum onde não, mas desconheço. Mas meus pais pensaram em muitas coisas menos que acabaríamos morando no Brasil. Imaginaram como soaria e nas traduções em sei lá quantos idiomas menos, claro, em português. Pensaram nas abreviações, nas siglas com meus sobrenome e nome do meio, tudo. Menos em português. Minha madrinha (argentina) inverteu o primeiro nome com o nome do meio de um dos filhos, pois o acrônimo com o sobrenome ficaria o equivalente em português a fdp. Faz sentido.

Mas meus pais demoraram muito para chegar em Nora. E até hoje não sei por quê. Quase 20 horas depois de nascida uma das freiras do hospital onde nasci deu uma “prensa” neles para que me dessem um nome. Ela alegou que não podia continuar me chamando “315” que era o número do quarto em que minha mãe estava. Nasci quando eles já estavam casados há anos, depois de nove meses completos de gestação então, por que não sabiam como me chamar? Minha mãe diz que queria ver minha carinha para escolher. E eu era igual a todo bebê. Ainda bem que ela escolheu Nora e não Joelho.

E já contei que a sobrinha de um amigo passou um certo tempo me chamando de Sogra. Bem, aqui falamos apenas de nomes próprios, que envolvem preferências pessoais. Imagino como deve ser escolher o nome de um carro, que pode representar vendas menores ou maiores também. Os fabricantes passam meses e grandes equipes discutem opções para batizar os modelos que serão lançados.

No entanto, muitas vezes dá tudo errado. Claro que não se pode atribuir ao nome o fracasso de um carro que não chega a tanto, mas tem algum peso, sim. Mas pequeno, sejamos sinceros.

 

Ibiza
Seat Ibiza: nome curto, de cidade, fácil de lembrar (foto quecochemecompro.com)

Nem vou falar dos já conhecidíssimos Ford Pinto (no Brasil) e Mitsubishi Pajero (na Argentina) e me poupem das explicações pois mesmo escrevendo fico vermelha. Vou falar apenas dos que acho confusos.

Claro que nome tem tudo a ver com preferências e aí entramos no campo dos intangíveis. Pessoalmente, prefiro nomes curtos e fáceis de pronunciar em qualquer idioma. Portanto, muitas vogais e poucas consoantes: Punto, Corolla, Etios, Corsa, Onix. Nomes de cidades também funcionam bem para mim: Siena, Torino, Ibiza. Alguns apenas acho que permitem uma pronúncia diferente nas várias regiões do país ou em outros países, o que dificulta a compreensão: Renegade, Partner, Jumper.

Quando tem apenas letras, começa minha confusão. Acho que é mais fácil misturar os fabricantes nessa sopinha de letras. Por exemplo: HR-V, RCZ, DS.

Quando misturam letras e números aumenta ainda mais minha confusão — além de me lembrar uma batalha naval (A4, água): SW4, HB20, C3.

 

Mercedes
Mercedes-AMG GT: belo carro, mas sigla difícil de explicar (foto divulgação Mercedes-Benz)

Colocar nomes com letras, mesmo quando significam algo, é ainda mais complicado. Vamos a um exemplo: Mercedes AMG. A sigla vem do sobrenome de dois engenheiros ex-funcionários da Mercedes-Benz, Hans Werner Aufrecht (A) e Erhard Melcher (M), mais a cidade onde nasceu Melcher, Grosspach (G). Entenderam? Fácil, não?

Mas, como disse antes, estamos no campo das preferências. E também pode ser que eu seja meio burrinha, não?

Mudando de assunto: OK, o cabelo do Lewis Hamilton ficou ridículo, mas dar mais espaço a isso do que a belíssima corrida do Kimi Räikkonen me parece injusto. O destaque da Fórmula 1 em Monza domingo foi ele. Ou por acaso alguém achava que o inglês não ganharia mais uma? Quanto ao Nico Rosberg, por mais que torça por ele pois acho ele bom, técnico e dedicado, com carro inferior e um azar impressionante, não acredito que consiga ganhar um campeonato. Falta-lhe estrela. Infelizmente. E gostei de ver o Felipe Massa no pódio.

NG

Foto de abertura: huffingtonpost.com
A coluna “Visão feminina” é de total responsabilidade de sua autora e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

VENDAS DE AGOSTO MANTÊM-SE ESTÁVEIS EM CENÁRIO MACROECONÔMICO DIFÍCIL

Próximo

OS 10 MELHORES RENAULT ESPORTIVOS

identicon

Nora Gonzalez

Nora Gonzalez é jornalista, foi repórter (inclusive de indústria automobilística) e editora da Gazeta Mercantil e de O Estado de S. Paulo durante muitos anos. É fã de carros desde pequena, especialmente de Fórmula 1.

Próximo

OS 10 MELHORES RENAULT ESPORTIVOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Bandeira da FIA (foto: metropoles.com)

AFINAL, SOB QUAL BANDEIRA CORRE UM PILOTO? – PARTE I

17/08/2022
Fotos: divulgação

SMART #1 BRABUS PODE PASSAR DE 400 cv COM DOIS MOTORES ELÉTRICOS

16/08/2022
Emerson Fittipaldi (Foto: Divulgação)

FITTIPALDI PODE IR AO SENADO, PIASTRI AO LIMBO

16/08/2022
Gol, o mais vendido em julho (Foto: Divulgação VW)

MERCADO EM JULHO – VENDAS DIRETAS SALVANDO O MÊS

16/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Bandeira da FIA (foto: metropoles.com)

AFINAL, SOB QUAL BANDEIRA CORRE UM PILOTO? – PARTE I

17/08/2022
Fotos: divulgação

SMART #1 BRABUS PODE PASSAR DE 400 cv COM DOIS MOTORES ELÉTRICOS

16/08/2022
Emerson Fittipaldi (Foto: Divulgação)

FITTIPALDI PODE IR AO SENADO, PIASTRI AO LIMBO

16/08/2022
Gol, o mais vendido em julho (Foto: Divulgação VW)

MERCADO EM JULHO – VENDAS DIRETAS SALVANDO O MÊS

16/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In