Uma das primeiras coisas que logo se aprende no curso elementar de pilotagem de avião é inspecionar o aparelho antes da cada vôo. E o primeiro passo da seqüência de inspeção observar o avião de longe, em que pode ver se o trem de pouso está em ordem (nada está torto), se as asas estão com aspecto e posição normal, enfim, é uma pré-inspeção. Claro, aprendi a fazer o mesmo ao andar num carro pela primeira vez, sacar o “jeitão” dele. Ao fazer isso semana passada na apresentação do novo Citroën C4 Picasso, antes de sair com ele, gostei do que vi: rodas nos cantos, prenúncio de carro acertado, quanto mais sendo de uma marca que sempre se esmerou na questão de estabilidade — de “chão”, como o Arnaldo gosta de dizer.
Os números batem com o interessante visual: 4.428 mm de comprimento e 2.785 mm de entreeixos. Sobram 1.643 mm totais além do centro das rodas, o que dá os curtos balanços dianteiro de 879 mm e traseiro de 764 mm. Sem saber que os pneus eram 205/55R17V (Michelin Primacy), eu tinha certeza do que encontraria, uma precisão só, nada de sair de frente.
A Citroën está colocando no mercado o C4 Picasso e o Grand C4 Picasso, cinco e sete lugares, respectivamente, e não se trata apenas de um maior que o outro, em escala, há diferenças de formato da carroceria, o que é notável e merecedor de todo aplauso, especialmente num mundo excessivamente enfurecido de tão preocupado com “racionalização” e “economia de escala”. É a prova de que nem tudo está perdido.
O desenho do Grand C4 Picasso é mesmo diferente do modelo menor, veja abaixo:
Preços começam em R$ 110.900 para o C4 Picasso e R$ 120.900 para o Grand C4 Picasso, e cada um tem versões chamadas de Seduction e Intensive que se diferenciam em acabamento e itens de série (ver lista completa de cada no final). A Citroën prevê vender 850 unidades por ano, das quais 70% serão o de cinco lugares.
Ambos são dotados do motor Prince, o 1,6 THP a gasolina de 165 cv e 24,5 m·kgf fruto da cooperação entre a PSA Peugeot Citroën e a BMW, que já provou sua excelência em várias aplicações do grupo e que conhecemos bem no Brasil. O câmbio é um novo Aisin automático epicíclico de seis marchas com trocas manuais e seqüenciais apenas pela borboletas do volante, uma vez que a alavanca seletora é minúscula — prática e agradável de usar, fica “espetada” na coluna direção, lado direito.
No centro do painel fica o já conhecido grupo de instrumentos da linha Picasso, só que deste vez totalmente virtual e que permite várias configurações, como vimos há pouco no Audi TT. Um delas é o velocímetro de leitura analógica com um digital no centro, muito prático e, por ser tudo virtual, não há efeito de paralaxe como no Etios. Claro, pode-se configurar conta-giros tanto circular quanto escalar. E até colocar uma foto relaxante de uma paisagem ou qualquer outra, como a do seu dono ou dona.
O projeto do novo C4, que entra na segunda geração (primeira é de 2006) é totalmente novo (“plataforma nova”, como fábricas e gostam de dizer e jornalistas, de repetir) e resultou numa redução de peso da ordem de 140 kg, ajudado pelo capô de alumínio e porta de carga (de abertura/fechamento elétrico) e assoalho desse compartimento em compósito de fibra de vidro. Com a nova estrutura, o motor está localizado 60 mm mais baixo. Continua o enorme pára-brisa “zênite” e o mesmo tipo de pára-sol corrediço visto no mais recente C3. A área envidraçada totaliza 5,3 m², inclusive o teto de vidro panorâmico.
O interior é amplo e todos os bancos são individuais. Como “marca registrada Citroën” desde o 11 de 1934, os assoalhos são planos, o que é ótimo. Eu “atrás de mim” fico perfeitamente à vontade.
Um detalhe muito interessante é o porta-objetos entre os bancos dianteiros, que constitui também o descansa-braço, poder ser retirado mediante mecanismo de soltura bem simples de operar.
Outro item interessante é o banco do passageiro dianteiro “Relax”, em que há um apoio de pernas escamoteável de acionamento elétrico.
Embora o recurso estimule a posição reclinada do encosto, deve-se evitá-la ao máximo por ser possível o corpo escorregar sob o cinto numa colisão. Lembre-se do aviso de manter o encosto na posição vertical nos aviões quando da decolagem e do pouso, que serve primariamente para evitar que isso aconteça num parada brusca e, secundariamente, para não tornar difícil a evacuação em caso de emergência.
Na Grand C4 Picasso os dois bancos da terceira fileira são total e facilmente escamoteáveis.
O “faz-tudo”
Explico o título. O C4 Picasso e o Grand C4 de mesmo sobrenome fazem tudo o que sedãs, peruas, crossovers e suves de tração em duas rodas fazem, combinado com o estilo marcante e moderno que muitos apreciam, ampla capacidade de bagagem— 537 litros no menor e 575 litros no maior se a terceira fileira de bancos estiver escamoteada, 130 litros se não —. espaço interno de sobra e interior aconchegante e do nosso tempo. Para famílias numerosas ou com “agregados” tipo namoradas (os) de filhos (as), parentes que precisaram morar junto ou mesmo babás, o Grand C4 Picasso é a solução lógica sem ser um grandalhão, pois não chega a 4,6 metros de comprimento.
Para quem não dá muita importância a esses pontos, é um carro de dinâmica exemplar que traz embutido o DNA da marca e um rodar impecável, de automóvel, com conjunto motriz de primeira grandeza e sem preocupação com que combustível utilizar senão gasolina comum/aditivada ou premium.
Explicado. E em breve faremos teste “no uso” com cada um.
BS
FICHA TÉCNICA CITROËN C4 PICASSO/GRAND C4 PICASSO | ||
C4 PICASSO | GRAND C4 PICASSO | |
MOTOR | ||
Denominação | THP 165 | |
Tipo | 4-cil., 4-tempos, transversal, turbocompressor de dupla voluta com interresfriador, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão, corrente, 4 válvulas por cilindro | |
Diâmetro x curso | 77 x 85,8 mm | |
Cilindrada | 1.598 cm³ | |
Material do bloco/cabeçote | Alumínio | |
Taxa de compressão | 10,5:1 | |
Potência máxima¹ | 165 cv a 6.000 rpm | |
Torque máximo | 24,5 m·kgf de 1.400 a 4.000 rpm | |
Formação de mistura | Injeção direta, gerenciamento Bosch MED17.4 | |
Pressão de superalimentação | 0,8 bar | |
Combustível | Gasolina comum/comum aditivada ou premium | |
TRANSMISSÃO | ||
Tipo | Transeixo dianteiro, câmbio automático Aisin epicíclico de 6 marchas com trocas manuais por borboletas, mais ré, tração dianteira | |
Relações das marchas | 1ª 4,048:1; 2ª 2,375:1; 3ª 1,557:1; 4ª 1,160:1; 5ª 0,851:1; 6ª 0,672:1; ré 3,194:1 | |
Relação do diferencial | 4,065:1 | |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | |
DIREÇÃO | ||
Caixa de direção | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade | |
Relação de direção | 16:1 | |
N° de voltas entre batentes | 3 | |
Diâmetro do volante direção | 375 mm | |
Diâmetro mínimo de curva | 11,3 m | 11,4 m |
FREIOS | ||
Dianteiros | Disco ventilado Ø 304 mm | |
Traseiros | Disco Ø 290 mm | |
Controle | ABS, EBD e assistência à frenagem | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Alumínio, 7J x17 | |
Pneus | 205/55R17V (Michelin Primacy HP) | |
Estepe | Temporário, 135/90R16M | |
CONSTRUÇÃO | ||
Arquitetura | Monobloco em aço, capô de alumínio, porta de carga e assoalho do porta-malas em compósito de fibra de vidro, subchassi dianteiro | |
AERODINÂMICA | ||
Coeficiente de arrasto | 0,295 | |
Área frontal (calculada) | 2,50 m² (est) | 2,57 m² |
Área frontal corrigida | 0,737 m² (est) | 0,760 m² |
DIMENSÕES | ||
Comprimento | 4.428 mm | 4.597 mm |
Largura sem/com espelhos | 1.826/2.117 | |
Altura | 1.625 mm | 1.644 mm |
Entreeixos | 2.785 mm | 2.840 mm |
Bitola dianteira/traseira | 1.585/1.590 mm | |
CAPACIDADES E PESOS | ||
Porta-malas | 537 L | 575 L/130 L c/ 3ª fileira |
Tanque de combustível | 57 L | |
Peso em ordem de marcha | 1.405 kg | 1.430 kg |
DESEMPENHO | ||
Velocidade máxima¹ | 210 km/h | |
Aceleração 0-100 km/h¹ | 8,4 s | 8,7 s |
Consumo urbano² | 10,5 km/L | |
Consumo rodoviário² | 15,4 km/L | |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||
V/1000 em 6ª | 44 km/h | |
Rotação a 120 km/h em 6ª | 2.700 rpm | |
Rotação à vel. máxima em 5ª | 6.000 rpm | |
¹ Com gasolina premium 98 octanas RON | ||
² Com gasolina Super Plus européia de 98 RON sem álcool |
EQUIPAMENTOS | ||||
CITROËN C4 PICASSO/GRAND C4 PICASSO | C4 Picasso Seduction | C4 Picasso Intensive | Grand C4 Picasso Seduction | Grand C4 Picasso Intensive |
SEGURANÇA | ||||
Acendimento automático do pisca-alerta em frenagens fortes | S | S | S | S |
Ajuste elétr. retrov. ext/rebatíveis eletricamente e luz de acompanhamento de LEDs | S | S | S | S |
Alarme periférico e volumétrico | S | S | S | S |
Alerta de cintos dianteiros não atados | S | S | S | S |
Bolsas infláveis frontais, laterais e cortina (6) | S | S | S | S |
Cintos de segurança de 3 pontos para todos | S | S | S | S |
Cintos de segurança dianteiros e laterais traseiros com pré-tensionador | S | S | S | S |
Controle de cruzeiro e limitador de velocidade | S | S | S | S |
Controle de estabilidade e de tração | S | S | S | S |
Detectores de obstáculos traseiros com indicaçaõ gráfica e sonora | S | S | S | S |
Detectores de obstáculos traseiros com indicação gráfica, sonora e câmera de ré | S | S | S | S |
Faróis bixenônio com acendimento automático | – | S | – | S |
Faróis de neblina com função curva (exceto com faróis de xenônio | S | S | S | S |
Fixação Isofix nos 3 bancos da fileira do meio | S | S | S | S |
Freio de estacionamento elétrico automático com ajuda de arrancada em aclive | S | S | S | S |
Limpador de pára-brisa com sensor de chuva e indexado à velocidade | S | S | S | S |
Park Assist 360º: Park Assist sistema de baliza automático Visão 360º (veículo visto de cima e arredores) Smart Move: monitor de ponto cego Retrovisores externos indexados à marcha à ré Detector obstáculos D/T c/ indic.gráf. e sonora | – | O | – | O |
Trava para crianças nas portas traseiras | S | S | S | S |
Vidros traseiros com bloqueio para crianças | S | S | S | S |
CONFORTO | ||||
Abertura/fechamento elétrico da porta de carga | – | O | – | O |
Ar-condicionado autom. bi-zona e ajuste fluxo nas saídas para a segunda fileira | S | S | S | S |
Lanterna portátil guardada no porta-malas | – | S | – | S |
Pack Crianças: Cortinas nas janelas da segunda fileira Bancos da 2ª fileira c/ ajuste longitudinal Espelho convexo adic. para vigilância crianças. | S | S | S | S |
Pára-brisa Zenith c/ prote. térmica e pára-sóis | S | S | S | S |
Porta-objetos entre os bancos removível | S | S | S | S |
Tela tátil de 7″ do comput. bordo e climatização | S | S | S | S |
Teto panorâmico c/proteç. térmica e cortina elétr. | – | O | – | O |
Vidros com acion. elétr. 1-toque e antiesmagam. | S | S | S | S |
SISTEMA DE ÁUDIO E MULTIMÍDIA | ||||
Bluetooth p/ telef. e MP3 p/ o rádio (conf. celular) | S | S | S | S |
Central multimídia c/ tela tátil 7″, MP3, comandos no volante, USB, HD interno e 6 alto-falantes | S | S | S | S |
GPS c/ mapa do Brasil e tela tátil colorida 7″ | O | S | O | S |
Pack Multimídia plug’n’play p/ pass. da 2ª fileira: Central Multimídia c/entradas de som e vídeo Duas telas LCD integr. apoios cabeça bcos 1ª fila Dois fones estéreo sem fio recarregáveis | – | – | – | O |
Painel instr. central tela color. HD 12″ personaliz. | – | S | – | O |
Painel instr. central tela LCD preto e branco. | S | – | S | – |
BANCOS E REVESTIMENTOS | ||||
Banc. de couro e tecido Finn + Pack Banc. Relax Cinco apoios de cabeça super-comforro Bancos dianteiros com massageador Banco passag. c/ apoio de perna escamoteável Luzes leitura nas mesas tipo avião da 2ª fileira Retrovisores ext. c/ memória e indexados à ré | – | O | – | O |
Bancos de tecido “Ondalice” pretos | S | S | S | S |
Bancos dianteiros com regulagem de altura | S | S | S | S |
Bancos tras. indiv, escamoteáveis, 2 bancos na 3ª fileira | – | – | S | S |
Bancos tras. indiv, reclináveis, dobráveis e com regulagem longtudinal, 3 bancos na 2ª fileira | S | S | S | S |
Descansa-braços dianteiros reguláveis | S | S | S | S |
Iluminação de ambiente LED no console central e nos pés dos passageiros dianteiros | – | – | – | S |
Mesinhas “avião” e porta-revistas nos encostos do bancos dianteiros | S | S | S | S |
Porta-objetos sob os bancos dianteiros (exceto com Pack Relax) | – | S | – | S |
Volante revest. couro c/ 2 grupos de comando | S | – | S | – |
Volante revest. couro c/ 4 grupos de comando | – | S | – | S |
ESTILO E ACABAMENTO | ||||
Barras longitudinais de teto em alum. escovado | – | – | S | S |
Frisos laterais em alumínio escovado | – | S | – | – |
Luzes diurnas de LEDs | S | S | S | S |
Pack LED 3D Lanterna traseiras de LED com efeito 3D Indicadores de direção diant. a LEDs Vidros laterais traseiros e traseiro escurecidos | – | S | – | S |