• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

BLOODHOUND, EM BUSCA DAS 1.000 MILHAS POR HORA

identicon por Juvenal Jorge
15/11/2015
em Notícias, Tecnologia
Picture by Jim Holden
Picture taken at URT Bognor, Sussex 03/03/13.
Members of the the 1k Club followers of the  Bloodhound SSC landspeed record attempt car got to meet the driver's tub at it's first public showing this weekend at URT the manufacturer based in Bognor who have built the monocoque. The two day event saw guests meet and get up close to the carbonfibre tub that will see Andy Green drive at a speed attempt of 1000mph. 
Contact Phil Bingham 01622 357070

Picture by Jim Holden Picture taken at URT Bognor, Sussex 03/03/13. Members of the the 1k Club followers of the Bloodhound SSC landspeed record attempt car got to meet the driver's tub at it's first public showing this weekend at URT the manufacturer based in Bognor who have built the monocoque. The two day event saw guests meet and get up close to the carbonfibre tub that will see Andy Green drive at a speed attempt of 1000mph. Contact Phil Bingham 01622 357070

Do dia 12 até o dia 19 de novembro está em exposição em São Paulo um modelo do Bloodhound SSC, o carro que deverá atingir a velocidade de 1.000 milhas por hora (1.609 km/h) em 2017. O evento faz parte das atividades do Congresso 2015 da SAE Brasil  (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), e está no Centro Brasileiro Britânico, rua Ferreira de Araújo, 741, bairro de Pinheiros, com entrada franca.

A título de curiosidade, Bloodhound é uma raça de cães também conhecidos como Cão de Santo Humberto na língua de Camões, mas que no Brasil se popularizou com o mesmo nome original. É um farejador e perseguidor de primeira grandeza, e combina com o carro, já que se persegue a maior velocidade atingida sobre terra de toda a história.

O carro real não pode ser usado nessas exposições que estão percorrendo vários lugares, já que os trabalhos seguem sem parar há mais de sete anos e só deverá culminar na tentativa de superar o recorde atual de 1.227,985 km/h do Thrust SSC em 2016,  para em 2017 ser tentada a marca dos 1.609 km/h, na África do Sul. O local escolhido é um trecho de deserto totalmente plano, conhecido como Hakskeen Pan, com solo muito duro, onde aproximadamente 19 km de comprimento por 3,2 km de largura, já verificados por uma equipe, que removeu as pedras maiores para evitar danos e acidentes que poderiam ser fatais. Trabalho gigantesco e que deverá ser refeito quando chegar a hora de começar a andar para valer.

Para chegar a tal velocidade em estimados 55 segundos, o Bloodhound tem uma turbina a gás de fabricação da Rolls-Royce, modelo EJ200, com 9.080 kgf de empuxo estático, e um motor foguete de 12.485 kgf de empuxo. A turbina irá funcionar desde a largada até os 480 km/h, quando o foguete de fabricação da Nammo será acionado, adicionando empuxo e permitindo a velocidade prevista. O empuxo total é equivalente a 137.160 cv, para uma massa de 7.786 kg, dando relação peso-potência de 56,8 gramas por cv. Um Bugatti Veyron tem 1,89 kg/cv, trinta e três vezes maior.

Há muitos fatos interessantes em um carro tão absurdamente extremo. Um deles é que o aerodinamicista chefe é Ron Ayers, um engenheiro aeronáutico com 83 anos completos e que continua na ativa. Outro dado interessante é que a equipe é quase toda composta pelos integrantes que fizeram o carro detentor do recorde, Thrust SSC, com o mesmo Andy Green, um piloto da Royal Air Force, que irá acelerar o Bloodhound,  e o diretor do programa Richard Noble, que também deteve o recorde de velocidade de 1983 a 1997 com 1.019 km/h a bordo do Thrust 2.

Um motor Jaguar V-8 de 560 cv move a bomba de combustível do motor foguete, permitindo fluxo de 42,6 litros por segundo.

As rodas são em número de quatro, duas dianteiras bem juntas e embutidas dentro da carroceria, e duas traseiras com bitola larga, em alumínio sólido, que deverão girar a 10.200 rpm na velocidade de 1.609 km/h.  Outros dados interessantes aparecem em um painel no recinto da exposição. Há fotos do Bloodhound com pneus nas rodas dianteiras, tratando-se apenas de conveniência de transporte e movimentação do carro, além de testes em velocidades baixas. Para altas velocidade as quatro serão em alumínio, sem pneus, já que não existe tecnologia para fazer borracha funcionar a essas velocidades e temperaturas sem se desmanchar em segundos. Um dos dados numéricos assustadores é saber que a força na borda da roda em velocidade de 1.600 km/h é de 50 g. O exemplo para entender essa grandeza é que um cubo de açúcar submetido a essa aceleração pesaria mais do que dois homens adultos!

 

DSC00180
Números ajudam comparações com o mundo cotidiano

O projeto Bloodhound começou em 2008 e se tudo correr de forma perfeita o carro poderá atingir 1.690 km/h, velocidade estimada como a máxima possível em condições ideais.

Para a exposição o modelo é feito de uma maneira simples, facilitando o transporte e a velocidade de montagem e desmontagem pelos vários locais que está sendo mostrada. Uma estrutura metálica recoberta com tecido, com um lado mostrando a forma do carro e os patrocinadores, e o lado esquerdo plano, simulando uma vista em corte com a disposição dos principais componentes. Há quatro monitores de imagem posicionados ao longo do modelo, mostrando o trabalho dos sistemas, e mais dois deles interativos, onde se pode escolher as partes do carro sobre as quais se deseja explicações.

 

DSC00162
Lado esquerdo mostra esquema dos componentes

.

DSC00163
Tela com tanque de combustível à esquerda e a bomba tocada pelo motor Jaguar V-8, à direita

.

DSC00164
Câmaras de combustão do motor foguete

.

DSC00174
Imagem animada com o piloto em posição de trabalho

Para ficar tudo mais dramático, outros três monitores grandes mostram a montagem do carro e os trabalhos do projeto, de forma dinâmica e com belas imagens. Esses vídeos estão também disponíveis no site oficial.

 

DSC00183
Telas com vídeos que ajudam a entender o tamanho do trabalho

.

DSC00169
Altura do modelo no topo do estabilizador vertical é menor que o real, que tem 3,6 metros

.

DSC00173
Uma das telas que permite interagir com as informações, localizada na tomada de ar da turbina

.

DSC00178
Parte dianteira do Bloodhound é muito similar a um avião supersônico, mas esse aqui tem que ficar colado ao solo

O projeto tem patrocínio de várias empresas e de doações particulares. Através de cadastramento no site oficial, material educativo pode ser obtido gratuitamente para divulgação em escolas. No Reino Unido e na África do Sul, qualquer entidade educacional pode solicitar uma apresentação do projeto, feita por profissionais envolvidos e treinados para tal. Claro que o objetivo é fomentar o entusiasmo no aprendizado de carreiras técnicas, algo quase extraterrestre quando estamos acostumados ao nosso querido e mal tratado Brasil, a “pátria educadora” (?)

O site do projeto Bloodhound é bastante extenso, e vale gastar um tempo se atualizando com os passos do trabalho e muitos dados técnicos detalhadíssimos, além de desenhos feitos em CAD num total de 197 MB, que podem ser baixados para dias e dias de apreciação, desde que se trabalhe com Windows 8 e acima, além de outras plataformas. De tirar o fôlego dos engenheiros.

JJ

Fotos: autor, exceto onde indicado

www.bloodhoundssc.com

Tags: andy greenbloodhoundbloodhound projectbloodhound sscJuvenal Jorgeland speed recordRecorde de velocidaderichard nobleron ayers
Anterior

A3 SEDÃ: AUDI SE NATURALIZA BRASILEIRO DE NOVO

Próximo

A, DIGAMOS, PECULIAR FENATRAN

identicon

Juvenal Jorge

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

Próximo

A, DIGAMOS, PECULIAR FENATRAN

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação

RENAULT 5 GANHA ESTILIZAÇÃO CHARMOSA AOS 50 ANOS

06/07/2022

KAWASAKI: TRÊS NOVIDADES NA LINHA

06/07/2022
Fotos: divulgação

TOYOTA URBAN CRUISER HYRYDER, NOVO SUVE PARA A ÍNDIA

06/07/2022
Kathryn Richards: a craque do túnel de vento (Foto: Formula Careers)

MULHERES E AUTOMOBILISMO: OUTROS DESTAQUES

06/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação

RENAULT 5 GANHA ESTILIZAÇÃO CHARMOSA AOS 50 ANOS

06/07/2022

KAWASAKI: TRÊS NOVIDADES NA LINHA

06/07/2022
Fotos: divulgação

TOYOTA URBAN CRUISER HYRYDER, NOVO SUVE PARA A ÍNDIA

06/07/2022
Kathryn Richards: a craque do túnel de vento (Foto: Formula Careers)

MULHERES E AUTOMOBILISMO: OUTROS DESTAQUES

06/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In