• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

LAVOISIER SEMPRE PRESENTE

identicon por Wagner Gonzalez
26/11/2015
em Conversa de Pista, WG
Christian Horner, Cyril Abitedoul e Helmut Marko juntam os cacos (Foto Getty  Images/Red Bull)

Christian Horner, Cyril Abitedoul e Helmut Marko juntam os cacos (Foto Getty Images/Red Bull)







Ainda que em seus tempos terrenos a Fórmula 1 fosse algo tão impensável quanto as novidades que a internet nos traz atualmente, Antoine Laurent de Lavoisier (1743-1794) nunca esteve tão presente na F-1 atual. Após meses de bate-boca e carros sujos lavados no paddock, Renault e Red Bull parecem ter reciclado a última crise de um casamento que já foi exemplo de felizes para sempre e ganha novo fôlego.

Nas temporadas de 2010 a 2013 não teve para ninguém: o triunvirato Red Bull/Renault/Vettel dominou a F-1 com asas, queijos e cervejas da melhor qualidade. Tudo ia bem até que a ideia de Jean Todt vingou e tornou-se mandatório o uso de motores híbridos, aqueles que usam motores a combustão ligados a sistemas recuperadores de energia. Ninguém se preparou melhor para isso do que a Mercedes-Benz, que desde 2014 assumiu o papel de protagonista total e absoluta da categoria, triunfo que trincou e até fraturou as bases do relacionamento entre a Red Bull e a Renault. Quanto decisão de Sebastian Vettel deixar a equipe após um ano de resultados pífios, pouco a ver: seu contrato com a Ferrari estava assinado há anos.

 

Mateschitz, Horner e Vettel nos tempos em que eram felizes para sempre (Foto Getty Images/Red Bull)
Mateschitz, Horner e Vettel nos tempos em que eram felizes para sempre (Foto Getty Images/Red Bull)

Após um ano desastroso, especialmente se comparado à conquista de quatro títulos consecutivos, as acusações entre Red Bull e Renault cresceram como o suspense de uma ópera e quando tudo indicava que uma tragédia se abateria sobre Dietrich Mateschitz, eis que a paz voltou a pairar sobre o reino do senhor dos energéticos. A Renault deverá anunciar em breve que a relação não está acabada, a Red Bull dirá que as ofensas não passaram de uma crise digna de qualquer matrimônio, etc. e tal. Só que a partir de agora não será bem como antes: a equipe terá que pagar pelos motores e o contrato deve durar uma, no máximo duas temporadas.

A FIA assiste impávida essa confusão, onde o resumo da ópera é deveras conhecido: impedir que a Red Bull tenha um protagonismo que atrapalhe os negócios e crie confusão tanto para os interesses de Bernie Ecclestone quanto para os fabricantes de motores. Para a Renault interessa reformular seus gastos e ter uma equipe de ponta para desenvolver seu V-6 e manter a condição de fabricante de motor com mais vitórias na categoria enquanto define e implementa seus planos para a Lotus. Para não passar recibo de mãezona, a marca francesa deixará de equipar a Toro Rosso, que será impulsionada por motores Ferrari, muito provavelmente rebatizados como Alfa Romeo. Ou seja, até mesmo na F-1, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma…

 

Mallya condenado na India

 

Mallya, condenado na India, pode perder a equipe de F-1 (Foto Sahara Force India)
Mallya, condenado na India, pode perder a equipe de F-1 (Foto Sahara Force India)

Nome que comanda a equipe Sahara Force India, o empresário indiano Vijay Mallya foi considerado inapto pela Suprema Corte da índia para obter empréstimos em seu nome nesse país. A ação foi movida pelo State Bank of India e outros que emprestaram cerca de U$$ 1 bilhão a Mallya, há pouco mais de três anos, com o objetivo de reerguer a Kingfisher Airlines. A empresa aérea já deixou de voar e seus credores se mobilizam para leiloar os bens móveis e imóveis na esperança de recuperar o capital investido. A decisão deverá afetar o futuro da equipe de F-1, cujo futuro parece estar em sua incorporação pela holding Diageo e uma possível associação com a Aston Martin, solução que agradaria a Bernie Ecclestone e à Mercedes-Benz.

 

Todt e Ecclestone, lado a lado no meio da F-1, olhando para horizontes distintos (Foto Getty Images/Red Bull)
Todt e Ecclestone, lado a lado no meio da F-1, olhando para horizontes distintos (Foto Getty Images/Red Bull)

A FIA (Federação Internacional do Automóvel) encerrou ontem o prazo para que interessados em fabricar um motor de F-1 alternativo, tanto em termos de potência quanto de custos. As já conhecidas Cosworth e Ilmor e a ADR, fabricante de motores da GP3 e Endurance, categoria de onde derivará o motor P66 destinado à F-1. A decisão de permitir um motor com menos restrições de desenvolvimento e maior potência absoluta pode soar como uma solução interessante para as equipes pequenas, mas tem potencial nefasto em relação às grandes marcas envolvidas na categoria. Entre estas possibilidades estão a decisão de assumir de vez a categoria, ou até mesmo debandar e investir em outras modalidades.

 

Londrina não coincide

Uma das provas mais tradicionais do automobilismo brasileiro de resistência, a competição 500 Milhas de Londrina deste ano ganhou proeminência no cenário nacional ao ser realizada em data não coincidente com a 12 Horas de Tarumã. Com isso espera-se um grid bastante competitivo e numeroso para a corrida, que acontece sábado no autódromo dessa cidade. Mais detalhes no site www.500milhasdelondrina.com.br.

 

Camara brilha em Macau

 

F-3: Sette Camara, novo recordista de Macau (Foto Divulgação)
F-3: Sette Camara, novo recordista de Macau (Foto Divulgação)

O mineiro Sérgio Sette Camara se destacou na disputa do GP de Macau, a prova mais complexa do calendário internacional da F-3, graças às peculiaridades do circuito local: demasiado estreito e ondulado, sem áreas de escape e com curvas tão fechadas que em uma delas é proibido ultrapassar. Após uma largada cautelosa o brasileiro recuperou-se e chegou a ocupar o quinto lugar, quando um pneu furado pôs fim às esperanças de terminar no pódio. De volta à pista, Sette Camera aproveitou os pneus menos desgastados instalados em seu carro e abaixou em seis décimos o recorde anterior, estabelecido pelo suíço Edoardo Mortara em 2009, ao marcar 1’10”186. O sueco Felix Rosenqvist obteve sua segunda vitória consecutiva no traçado chinês.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: 500 MIlhas de LondrinaADRCosworthEcclestoneIlmorMacauRed BullRenaultSette CamaraVijay Mallya
Anterior

FOX TRACK, MAIS UM VW DE TRÊS CILINDROS

Próximo

PROTEÇÃO DIVINA, MAS COM MANUTENÇÃO PREVENTIVA

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

PROTEÇÃO DIVINA, MAS COM MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022
Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022
Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In