O 200.000º motor de 3 cilindros a gasolina turbo Pure Tech saiu das linhas de montagem da “Française de Mécanique” no sábado, 7 de novembro de 2015. Ele foi produzido pelos funcionários do turno do fim de semana, criado em outubro de 2015 para atender a demanda crescente deste motor. O motor será enviado para a fábrica de Madrid para ser montado em um Citroën C4 Cactus, cuja produção é equipada na proporção de 20% com esse motor de 3 cilindros com turbocompressor.
Produzido desde março de 2014 na fábrica “Française de Mécanique”, em Douvrin, França, o motor tem uma produção diária de 1.150 unidades, em quatro turnos de produção e em ritmo sempre crescente.
O motor de 3 cilindros, modular e eficiente, equipa os modelos Peugeot 208, 308, 2008 e 3008 e os Citroën C3, C4, C4 Cactus e C4 Picasso, assim como os DS 3 e DS 4. Ele possibilita uma redução média de 18% do consumo e das emissões de CO2 em comparação com as versões aspiradas dos motores EP “Prince” 4-cilindros que já são referência no mercado, graças à injeção direta de alta precisão. Com dimensões e peso reduzidos, o motor a gasolina turbo PureTech oferece desempenhos inéditos para o seu nível de cilindrada.
Em junho de 2015, ele recebeu o prêmio “Motor do Ano” concedido pelo júri do “The International Engine of the Year Awards” na categoria dos motores com cilindrada entre 1-L e 1,4-L.
Por ocasião desse comunicado, Patrice Le Guyader, diretor do Pólo Industrial Regional Norte, declarou: ‘Esta marca simbólica de 200 mil motores EB turbo PureTech produzidos na “Française de Mécanique” vem recompensar o sucesso comercial deste motor. Isto demonstra o know-how reconhecido da PSA em termos das motorizações a gasolina que equipam nossos modelos intermediários.”
O motor 3-cilindros a gasolina turbo PureTech
A família de motores EB PureTech 3-cilindros, particularmente eficientes, com uma redução média de 18% do consumo e das emissões de CO2 em comparação com as motorizações que ele substitui, inclui as versões aspiradas 1-L e 1,2-L fabricadas em Trémery (Moselle) desde 2012, com uma capacidade de 640 mil motores por ano e as versões turbo fabricadas desde março de 2014 na “Française de Mécanique”, com uma capacidade de produção de 320 mil motores por ano e na China, na fábrica de Xiangyang, com uma capacidade de produção de 200 mil motores por ano.
Sobre o Pólo Industrial Regional Norte
Para reforçar a competitividade da base industrial do Grupo PSA na Europa (e especialmente na França) e acelerar o desempenho de suas fábricas, os estabelecimentos da “Française de Mécanique” (Douvrin), as fábricas da PSA Peugeot Citroën de Valenciennes e de Sevelnord (Hordain) se agruparam num Pólo Industrial Regional desde 1º de janeiro de 2015. A constituição do Pólo Regional Norte visa tirar o melhor proveito possível da forte implantação da PSA Peugeot Citroën na região Nord Pas-De-Calais, através do desenvolvimento das sinergias nos três estabelecimentos e da harmonização de seus modos de funcionamento.
Sobre a Française de Mécanique
Situada em Douvrin (Pas-de-Calais), a Française de Mécanique é uma filial da PSA Peugeot Citroën. Criada em 1969, a fábrica garante a produção de 4 grandes famílias de motores a gasolina (3 para a PSA Peugeot Citroën e 1 para a Renault), assim como a usinagem de suas principais peças: blocos, bielas, virabrequins, cabeçotes. Com 2.860 empregados, a fábrica produz diariamente 2.200 motores.
Sobre a PSA Peugeot Citroën
Com três marcas mundialmente reconhecidas, Peugeot, Citroën e DS, o Grupo vendeu 3 milhões de veículos no mundo em 2014. Segundo maior fabricante de automóveis na Europa, obteve um faturamento de 54 bilhões de euros em 2014. O Grupo é líder europeu em termos de emissões de CO2, com uma média de 110,3 gramas de CO2/km em 2014. A PSA Peugeot Citroën está presente em 160 países. Suas atividades abrangem também o financiamento (Banco PSA Finance) e os equipamentos automobilísticos (Faurecia).
Ae/BS