• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AK

NOVO FIAT 124 SPIDER

identicon por Arnaldo Keller
03/12/2015
em AK, Lançamentos






Sim, o novo Fiat 124 Spider que vem aí é baseado na plataforma do Mazda MX-5 Miata. E não há nada de errado nisso, mesmo porque há décadas que o Miata é um esportivo conversível que agrada a todo autoentusiasta que o dirige. Desde que foi lançado, em 1989, o Miata foi fiel aos princípios de simplicidade, leveza, rapidez e eficiência, bases antigas que fazem a alegria de quem gosta de ter um carro comunicativo nas mãos. Sua praticamente perfeita distribuição de peso, sua ótima suspensão traseira independente multibraço (eixo rígido, no 124 original), e a posição do motorista, sentado próximo ao eixo traseiro, serão herdadas pelo 124 Spider. Alie a isso a possibilidade de baixar a capota e a receita da alegria estará completa.

 

Fiat 124 Sport Spider 1969
Fiat 124 Sport Spider 1969

Não é preciso mais que isso para nos abrir um sorriso, e disso a Fiat e o designer Tom Tjaarda já sabiam quando projetaram o 124 Sport Spider, que foi lançado há quase meio século, em 1966. O americano Tjaarda — que posteriormente veio a ser o designer do de Tomaso Pantera (1970) —, na época trabalhava para a Pininfarina, encarroçadora que passou a fabricar a carroceria do esportivo. Seu motor, projetado por Aurelio Lampredi, ex-Ferrari, era um Fiat com duas árvores de comando de válvulas no cabeçote, que começou como um 1,4-litro que produzia 90 cv e terminou em 1985 como um 2-litros de 102 cv.

 

Tom Tjaarda, um norte-americano que soube desenhar esportivos italianos
Tom Tjaarda, um americano que soube desenhar esportivos italianos (foto: viaretro.com)

Mas plataforma é uma coisa e carro completo é outra. Podemos obter carros com comportamentos completamente diferentes, mesmo que partam da mesma plataforma, e os exemplos disso são inúmeros. A Fiat, para economizar, partiu da do Miata, mas espero carros diferentes. Para começar, o 124 Spider usa mecânica da própria Fiat, sendo que a primeira versão a ser lançada virá com o já conhecido 1,4-L MultiAir Turbo que equipa os Fiat 500, que produz, na Europa, 162 cv.

Há uma expectativa de que posteriormente terá a opção do 1,7-L turbo que equipa o Alfa Romeo 4C, de 240 cv. Por sinal, inicialmente pretendiam lançá-lo como um Alfa Romeo — marca pertencente ao grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) —, mas finalmente decidiram por nele colocar o emblema da Fiat e com isso reviver o charmoso 124 Sport Spider. Acho que fizeram certo, pois se fossem reviver o clássico Alfa Romeo Spider o modelo teria que ser mais potente para estar à altura do nome.

 

O Miata MX-5 tem potência equivalente ao “primo” da Fiat. Seu motor aspirado produz 157 cv a 6.000 rpm e torque de 20,4 m.kgf a 4.800 rpm, para o 2-litros. Ainda há o 1,5-litro de e 129 cv a 7.000 rpm com torque de 15,3 m.kgf a 4.800 rpm. No Fiat o 1,4-litro torque tem um platô de 18,7 m.kgf  entre 1.500 e 4.000 rpm. Essa diferença será, creio, suficiente para dar conta do maior peso que “o primo Fiat”, terá sobre “o primo Mazda”. Pois é, dizem que ele será um pouco mais pesado, mas só ligeiramente.

 

Fiat 124 Spider 16
Eu quero o manual!

E para os que, como eu, têm num bom câmbio manual uma fonte de prazer, felizmente o 124 Spider terá câmbio manual de 6 marchas e o automático, também de 6 marchas, será opcional.

Além do autoentusiasta ver as fotos, preciso dizer mais alguma coisa, além do que disse, para lhe dar água na boca?

Não mesmo, não é?

Que tal fazermos uma lista de assinaturas pedindo à Fiat brasileira que traga o 124?
#tragao124

AK

 

 





Tags: 124conversívelFIATMazdaMIataMX5spider
Anterior

AJUDA EM BOA HORA

Próximo

I ENCONTRO AUTOENTUSIASTAS - INSTRUÇÕES

identicon

Arnaldo Keller

Arnaldo Keller: por anos colaborador da Quatro Rodas Clássicos e Car and Driver Brasil, sempre testando clássicos esportivos, sua cultura automobilística, tanto teórica quanto prática, é difícil de ser igualada. Seu interesse pela boa literatura o embasou a ter uma boa escrita, e com ela descreve as sensações de dirigir ou pilotar de maneira envolvente e emocionante, o que faz o leitor sentir-se dirigindo o carro avaliado. Também é o autor do livro “Um Corvette na noite e outros contos potentes” (Editora Alaúde).

Próximo

I ENCONTRO AUTOENTUSIASTAS - INSTRUÇÕES

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: YouTube

POR QUE EXPLODEM CARROS ADAPTADOS PARA O GNV?

13/08/2022
Fotos: Lucca Mendonça

DUAS FACES DO VW FUSCA!

13/08/2022
Fotos: divulgação

LAMBORGHINI URUS É NOVO SUVE RECORDISTA EM PIKES PEAK

13/08/2022
Fotos: Divulgação Porsche AG

PORSCHE CRIA 911 ESPECIAL INSPIRADO NO SALLY DE ‘CARROS’

12/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: YouTube

POR QUE EXPLODEM CARROS ADAPTADOS PARA O GNV?

13/08/2022
Fotos: Lucca Mendonça

DUAS FACES DO VW FUSCA!

13/08/2022
Fotos: divulgação

LAMBORGHINI URUS É NOVO SUVE RECORDISTA EM PIKES PEAK

13/08/2022
Fotos: Divulgação Porsche AG

PORSCHE CRIA 911 ESPECIAL INSPIRADO NO SALLY DE ‘CARROS’

12/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In