• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas De Carro por Aí

MOBI, O FIAT URBANO

identicon por Roberto Nasser
17/04/2016
em De Carro por Aí, RN






Primeiro produto criado pós-fusão entre as marcas tuteladas por Fiat e Chrysler, o Mobi se auto define como carro urbano e funcional. Descrição correta. Menor dentre os Fiat e atualmente o mais leve entre os nacionais com 907 kg, novo produto utiliza plataforma mista, entre Novo Uno e Palio, e suspensão traseira do Uno. Mecânica conhecida das ásperas condições nacionais, câmbio de cinco marchas, retocado motor Fire 1.0, 75 cv, com pistões menor abrasão, e novas galerias de óleo para consumo menor e durabilidade maior.

Segundo a parte Fiat da FCA o automóvel responde às demandas apuradas em pesquisa – mobilidade urbana; mecânica resistente; barata para manter; baixo custo de manutenção. Enquadra-se na Faixa A de consumo —  de menor gasto.

É menor mas não é pobre em construção. Easy, versão de entrada, não tem aparência de carro pelado, apresentando-se com para-choques pintados na cor do carro e o charme da tampa traseira em vidro temperado. Exibe democratização da tecnologia, com uso do ESS, piscador de luzes de freio quando pressionado severamente, sinalizando a emergência a motoristas a segui-lo. Idem, mecanismo provocador de cinco piscadas com simples toque na alavanca.

É urbano pelas reduzidas dimensões, facilidade de manobra, pelas portas traseiras com ângulo de abertura superior aos outros nacionais, banco posterior bipartido e dobrável, expondo a preocupação para acesso de crianças, uso de cadeirinhas etc. Interior cuidado, rádio Delphi e, a partir da versão Like On, possibilidade de espelhar o celular ou tê-lo conectado para usá-lo como tela. Amplas possibilidades, sendo a mais interessante o registro, pelo celular, de seu último uso, permitindo indicar o local de estacionamento do Mobi.

Foco

Não é para cinco passageiros – exceto a usuários descompromissados na vertical ou em circunferência. Também não é um estradeiro, por seu porta malas contido. Dependendo da versão pode-se dispor de Cargo Box, caixa com alça ajustada ao pequeno espaço de bagagem, apta a ser retirada e transportada com compras.

Externamente é bem conformado, com frente lembrando o picape Fiat Toro, grandes superfícies de faróis e luzes traseiras, com o talhe identificador do design Fiat.

Então ?

Marca o vê como carro urbano, interfaceando com o Novo Uno, maior. Sua presença no mercado acaba com a versão básica deste e destina o Palio básico às frotas. Intenta vender 60 mil unidades até o final do ano, média de 7.500/mês.

A meu ver o automóvel surge a partir da versão Easy On, portando ar-condicionado e direção hidráulica. A inicial não tem estes equipamentos básicos.

Garantia de três anos com seguro para extensão de 12 ou 24 meses, e a possibilidade de prévio pagamento financiado das revisões.

 

  Quanto custa

Fiat Mobi R$
Easy 31.900
Easy On 35.800
Like 37.900
Like On 42.300
Way 39.300
Way On 43.800

 

Um sopro no coreano

Hyundai aplicou turbo ao motor tricilíndrico 1,0, elevando potência a 105 cv e torque a 15 kgf·m a 1.550 rpm, sensível ganho de 47% sobre o motor 1,0 aspirado. Em performance na carroceria hatch, mais vendida, significa acelerar de 0 aos 100 km/h em 11,2 s e fazer velocidade final de 182 km/h. O turbo é estendido à versão sedã, de comportamento assemelhado. Peça tem pequeno diâmetro, 34 mm, e sopra cautelosos 0,9 da pressão atmosférica. Em tais motores temperatura e lubrificação são críticos, turbo é lubrificado por via exclusiva, e o óleo lubrificante do motor agora é ACEA A5 apto a suportar temperaturas maiores; bomba de óleo tem dois estágios; pistões recebem jato refrescante inferior de óleo.

Para melhor aproveitamento, caixa de marchas passa a ter seis velocidades, com diferencial alongado permitindo cruzar com rotações menores, contendo o consumo. As três primeiras marchas são desmultiplicadas, e as demais, multiplicadas, abaixo de 1:1. A 100 km/h, 6a. marcha, motor gira a 2.650 rpm.

 

Quanto

Hyundai HB 20 turbo

Hatch Comfort Plus R$ 47.445
Hatch Comfort Style R$ 51.595
Sedan Comfort Plus R$ 51.475
Sedan Comfort Style R$ 55.225

 

E o outro?

Comparativo entre Hyundai HB20 e o outro usuário de motor 1,0 turbo, o VW upTSI, indica curiosidades: cilindrada e potência idênticas, mas em torque o up! é 16,8 kgf·m, contra 15 kgf·m do Hyundai. Em preço,  diferencial entre aspirado e turbo na VW é de R$ 4 mil. No Hyundai, R$ 3.700.

Foto Legenda 02 coluna 1616-Hyundai 1.0 turbo
Emblema define o Hyundai 1,0 Turbo (foto Divulgação Hyundai)

 

Três dias de festa para GM lançar Cruze

Data importante o lançamento Cruze, o Projeto Phoenix, sinal de maioridade da GM Argentina. Investimento de US$ 750M para fazer carros e motores foi para a Argentina após série de desgastes com sindicatos brasileiros, e transforma-a em fornecedora para a GM daqui. Grande passo para os argentinos, grande perda de empregos e impostos para o Brasil.

Cruze, inicialmente projeto coreano, foi indicado pela GM para ser seu produto de maiores vendas mundiais, transformando a GM Argentina na grande difusora do automóvel na América do Sul.

É família de carrocerias, iniciando com sedã 4 portas. Hatch ao Salão do Automóvel, novembro. Motores, família básica, no conceito Downsizing – redução de tamanho. Bloco em alumínio, 1,4 litro, 16 válvulas, injeção direta, turbo. Câmbios de 6 marchas, manual e automático. Concorrerá com os por nós chamados médios – Citroën C4 Lounge, Peugeot 408, Ford Focus, VW Jetta. Honda Civic e Toyota Corolla, acima. Grande festa durará três dias – 3 a 5 de maio.

Foto Legenda 03 coluna 1616- Cruze
Primeira imagem distribuída pela GM

 

RODA A RODA

Muda – Audi iniciará vender em maio, na Europa, segundo ciclo de vida da carreira do A 3. Valem para Sedan, Sportback e conversível. Grande mudança frontal, com o grupo óptico redesenhado, faróis Xenon Plus ou LED. Grade aumentou. Atrás, mudança nas lanternas e um novo extrator de ar.

Mais – Dentro, Virtual Cockpit, tela com navegador GPS, telefone, conexão por internet, e a mágica de usar, ou não, e em diâmetros diferentes, instrumentos virtuais. Motores 1,0 e 115 cv; 1,4 e 150 cv; 2,0 e 190 cv, 32,6 kgf·m de torque.

Foto Legenda 04 coluna 1616- Audi
Novo Audi A3 europeu; aqui, só em 2017 (foto Audi)

Regra – O direito não socorre aos que dormem. Regra jurídica é lembrada pela notícia de Land Rover Classic ter comprado mundo afora unidades de seu pioneiro produto, o jipe Serie I, de 1948, para refazer 25 LR Defender novos, por mão de obra especializada e peças de fornecedores ou estoques de revendedores. De US$ 85 mil a 113 mil.

Foto Legenda 05 coluna 1616- LR Defender Serie 1
Série 1: 25 unidades reconstruídas

Lembrança – Está no fato da produção, ano passado dos últimos 1.080 Defender, a custo normal. Na prática, regra jurídica e mercado andam juntos: bobeou, dançou. Não comprou a preço de tabela, paga o de antigo.

Fica – Eduardo de Souza Ramos, presidente do Conselho da HPE, fabricante de Mitsubishis e Suzukis em Catalão, Go, esclarece à Coluna lá manter a operação industrial, apesar da difícil logística de operar a 800 km do litoral, e em estado de baixa renda.

Paraguai – Boato na praça dizia de possível mudança ao Paraguai. Sócio no Mercosul tem atrativos importantes e atraído autopartistas para lá.

Uruguai – Kia sofreou a produção do caminhãozinho Bongo no Uruguai por 6 meses. Queda das vendas no Brasil formou estoque. Prazo é para limpar pátio.

Mercado – Neste ano de tropelias governamentais marcando a história do país, alterações no mercado de automóveis vistas no primeiro trimestre exibem situações de surpresa.

Veja aí – GM virou líder de vendas, com Fiat em 2a. VW mantém 3o. Quarta posição não é tradicionalmente da Ford, mas da Hyundai! Renault caiu de 5a para 7a ,  Toyota deu dois pulos e é 5a . Ford 6a. Após, Honda, Nissan e Jeep.

Varejo – Você imagina fabricantes e importadores ter estoque de 0-Km vencido em anos? Pois acontece por razões várias, incluindo prosaico descontrole físico, o de onde estão estacionados e esquecidos tais veículos.

Queima – Ocorre com a Chery Brasil. Quer limpar o pátio de importados e nacionais com anos 2014 e 2015. Em campanha Completo de Fábrica: QQ 1,0 R$ 28.790; versão ACT R$ 31.990; Novo Celer FL 1,5 Flex, hatch R$ 34.990. Por R$ 1 mil mais, Sedan. Tiggo a promocionais R$ 53.990.

Foco – Mirando mercado corporativo, Audi Financeira criou proposta para vender novo A4 a executivos contando com rendimentos de aplicações, bônus de performance, participação de lucros. 50% como entrada e outros 12 meses após. Juros atrativos e a capacidade de transferir o financiamento para outro Audi um ano mais novo.

Dúvida – Será que dá para comprar o primeiro, e trocar de carro todo ano, sempre adiando pagar a metade final?

Ação – Neste país onde a cada dia se descobrem setores inoperantes, grassa o medo da pandemia H1N1, em especial por falta de vacinas. Agulhas Negras, revendedor BMW em S. Paulo, investiu em 1.500 doses e convidou clientes para tomá-las. Tipo marketing de simpatia.

Objetivo – Ideia era fazer manifestação de agrado explícito e trazer clientes ao showroom, ver novidades, e possíveis negócios de compra, troca, aquisição de mercadorias, etccc e tal.

Mudou – Entretanto, quando o poderoso jornal Folha de S. Paulo deu primeira página à campanha, abriu o foco, e fez distribuição social das vacinas a não donos e donos de BMW. Sequer vendeu um automóvel, mas conseguiu enorme mídia de simpatia.

6V – Jornalista Marlos Vidal publicou, Coluna confirmou e seguiu há duas semanas: novo motor tricilíndrico 1,0 Fiat, ao contrário dos concorrentes VW, Hyundai, Ford, Peugeot não terá 4 válvulas por cilindro, mas somente duas.

Razões – Digamos solução econômico-prazerosa. Menor custo de produção e manutenção; menos atrito no trem de válvulas, reduzindo consumo; torque aparecendo em faixa inferior, melhorando a dirigibilidade.

Furo – Coluna antecipou na edição passada o primeiro desdobramento desta geração chamada 1,3 HSE: 1,3 litro, quatro cilindros. 2017.

Abertura – Brasil apoia as ações desenvolvidas pelo Uruguai, presidindo o Mercosul, e União Europeia para acordo comercial. Terceira tentativa, óbice maior é questão agrícola, e dificuldade negocial é o fato de para o isolado Mercosul ser necessidade, e para a UE, não.

Aditivo – Promax, licenciada para os produtos Bardhal lança condicionador de metais, aditivo para ser vertido no cárter do motor, barreira contra desgaste. 200 ml tratam de 5 litros de lubrificante a cada troca. Médios R$ 65.

Sinergia – BCA Brasil, leiloeira de grandes frotas fez parceria com o Banco Santander para refinanciar veículos tomados por falta de pagamento e leiloados. Também vende veículos os de mesmas ações pelos bancos Itaú e Pan, frotas usadas de Hyundai, Pão de Açúcar, Walmart.

Sob medida – Volvo Corretora de Seguros com seguro para ônibus, cobertura sob medida para diferentes operações de transporte rodoviário de passageiros.

Retífica RN – Coluna passada informou não haver versões com motor Otto, flex na nova linha Ranger 2017. Estava mal informada pela fonte oficial. Há, utiliza motor de quatro cilindros, Duratec 2,5 produzindo até 173 cv de potência a álcool. Suprimiu o tanquinho de gasolina, degradador da engenharia nacional.

 RN

A coluna “De carro por aí” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas. Foto Legenda 01 coluna 1616 - Fiat Mobi





Tags: FCAFIATHB20 TurboMobi
Anterior

MOBI, A BOA NOVIDADE DA FIAT

Próximo

DELAÇÃO PREMIADA

identicon

Roberto Nasser

Um dos mais antigos jornalistas de veículos brasileiros, dono de uma perspicácia incomum para enveredar pelos bastidores da indústria automobilística, além de ser advogado. Uma de suas realizações mais importantes é o Museu Nacional do Automóvel, em Brasília, verdadeiro centro de cultura automobilística.

Próximo

DELAÇÃO PREMIADA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022
Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022
Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In