• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

ACIDENTES ACONTECEM

identicon por Wagner Gonzalez
18/05/2016
em Conversa de Pista, WG
Verstappen: primeiro holandês a vencer na F-1 é tambem o mais jovem ganhador de um GP (Foto Red Bull/Getty Images)

Verstappen: primeiro holandês a vencer na F-1 é tambem o mais jovem ganhador de um GP (Foto Red Bull/Getty Images)







Encontrar culpados em acidentes de corrida é motivo para muita conversa de pista e aquele que marcou o último GP da Espanha, disputado domingo, em Barcelona, já entrou para a história pautando muita polêmica. De bate-pronto pode-se mencionar a rivalidade cada vez maior entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton, a primeira vitória de um holandês na F-1, a idade do vencedor Max Verstappen, as consequências que isso provocará na relação de sua equipe com o australiano Daniel Ricciardo e o impulso que o resultado trará ao kartismo.

O entrevero entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton vai muito além da quebra de uma invencibilidade de sete corridas do primeiro, a manobra mal calculada do segundo ou o fato que pela primeira vez desse o GP do Cingapura de 2015 que nenhum piloto da Mercedes sobe ao pódio de uma etapa do Campeonato Mundial de F-1. O que tornou isso possível foi um investimento dos mais altos e mais bem estruturados da história da categoria, razão suficiente para que a casa alemã não tome nenhuma atitude drástica neste momento. As circunstâncias certamente azedaram por um bom tempo, quem sabe até definitivamente, a amizade que um dia houve entre os dois, o que deixa claro como será o ambiente nos boxes a partir de agora. Dito isso, evitar que esse clima ponha um dos principais programas de marketing e pesquisa da Mercedes torna-se tão ou mais importante do que a própria disputa pelos títulos de pilotos e construtores.

Rosberg e Hamilton novamente se estranharam e, desta vez, se eliminaram (Foto Mercedes)
Rosberg e Hamilton novamente se estranharam e, desta vez, se eliminaram (Foto Mercedes)

Apontar o dedo para o alemão ou para o inglês é algo esperado pelos fãs de um e de outro, ainda que uns poucos o tenham feito de maneira pouco racional. A dinâmica do choque revela que Rosberg largou melhor que o pole position Hamilton a ponto de assumir a liderança quando ambos disputavam a freada para a curva 1. Metros adiante o motor do carro do alemão perdeu potência e velocidade; o inglês quis se aproveitar da situação e tentou a ultrapassagem pela direita. Assim como qualquer piloto com um mínimo de malícia agiria dessa forma, igualmente o adversário em tal situação defenderia sua posição da forma como o líder do campeonato o fez. Hamilton não aliviou e jamais freou; como a aderência de qualquer carro que tem seus quatro pneus na grama é comprometida, o monoposto do atual bicampeão rodou e acertou a traseira do carro do adversário com a roda dianteira esquerda.

Neste vídeo fica claro que Rosberg reajustava o acerto eletrônico do seu carro, que perdia potência e velocidade, ao mesmo tempo que fechava a porta para Hamilton, que nunca se intimidou e jamais aliviou; vale lembrar que os dois já tiveram momentos semelhantes algumas vezes e em papéis invertidos. A perda de potência aparentemente aconteceu por um erro do piloto, que teria selecionado o ajuste incorreto para o momento. Rosberg falhou ao não ajustar corretamente o software do seu carro; Hamilton errou ao arriscar demasiado.

O alemão tem contrato até o final deste ano. Novos incidentes podem consolidar a busca por novo emprego (Foto Mercedes)
O alemão tem contrato até o final deste ano; novos incidentes podem consolidar a busca por novo emprego (Foto Mercedes)

Se faz sentido pensar que para a Mercedes é mais interessante que Rosberg conquiste seu primeiro título, o fato é que seu contrato termina no final deste ano e Hamilton está garantido na equipe até 2018. Um problema a mais para a casa alemã resolver: se Hamilton teria lugar em qualquer equipe grande, Rosberg ainda não comprovou que está na mesma situação: ainda que tão instável quanto ele no que diz respeito ao emocional, o inglês é notoriamente mais rápido.

Räikkönen já soma mais pontos que Vettel no campeonato (Foto Ferrari)
Räikkönen já soma mais pontos que Vettel no campeonato (Foto Ferrari)

O abandono de ambos em Barcelona deixou o caminho livre para que as duplas da Red Bull e Ferrari disputassem entre si as glórias de uma vitória caída de bandeja; ironicamente, foram os supostos segundos pilotos que preencheram os papéis de protagonistas: Max Verstappen e Kimi Räikkönen. Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel ameaçaram uma disputa interessante e, novamente, o alemão deste episódio reclamou dos ataques do adversário, neste caso o australiano. Não tivesse o próprio Vettel ter usado de táticas semelhantes frente a, entre outros, ao também australiano Max Webber, suas queixas teriam maior consistência… A Ricciardo sobrou um saldo nada interessante: deixou em aberto se ele terá condição e, principalmente, atenção da equipe, para fazer frente ao já quase ex-novato Max Verstappen.

Vitória de Verstappen tem impactos positivos sobre a F-a e o kart (Foto Red Bull/Getty Images)
Vitória de Verstappen tem impactos positivos sobre a F-1 e o kart (Foto Red Bull/Getty Images)

O fato de que há pouco mais de dois anos Verstappen, que completou 18 anos em setembro do ano passado, brilhava no kart e hoje é o mais jovem vencedor na história da F-1 — categoria onde é o primeiro holandês a ganhar uma corrida—, certamente terá um grande impacto sobre a modalidade. Por mais que simuladores e videogames ajudem um piloto a conhecer traçados do mundo inteiro e trabalhar no acerto de chassi, a experiência que o micromonoposto proporciona continua tendo grande valia. Se a Federação Internacional do Automóvel (FIA) não enveredar por caminhos que depõem contra a popularização do esporte — na semana passada a entidade proibiu Nélson Piquet Júnior de disputar uma prova do Europeu de F-3, em Pau —, atuações como a de Barcelona transformarão Max Verstappen como sucessor de Ayrton Senna frente a jovens kartistas do mundo todo.

Dito o que você acabou de ler, vale lembrar que todas as equipes, exceto a Sauber, participam de dois dias de treinos livres, hoje (17) e amanhã no circuito catalão. No Campeonato de Construtores a Red Bull abriu 19 pontos de vantagem sobre a Williams (65) e está em terceiro, a 15 da Ferrari, vice-líder atrás da Mercedes, que tem 157. No campeonato de Pilotos, Rosberg segue líder isolado, com 100 pontos, contra 61 de Räikkönen, 57 de Hamilton e 48 de Vettel e Ricciardo. Verstappen subiu para sexto (38). O resultado completo da prova e a situação do campeonato você encontra clicando aqui.  A temporada prossegue dia 29, com o GP de Mônaco.

WG

Foto de abertura: MaxVerstappen  primeiro holandês a vencer na F-1 é também o mais jovem ganhador de um GP da história da categoria, saboreia seu primeiro champagne de lugar mais alto do pódio (Foto Red Bull/Getty Images)
A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: acidenteF-1Max VerstappenRosberg; HamiltonVettel
Anterior

HONDA FIT EXL – 2ª SEMANA

Próximo

DEZOITO VOLTAS EM INTERLAGOS

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

DEZOITO VOLTAS EM INTERLAGOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

FORD, NOVOS RUMOS PARA O CAMPO DE PROVAS DE TATUÍ

11/08/2022
Meu 911 RS (Foto: acervo do autor)

ENSINAR – E APRENDER – NAS PISTAS AMERICANAS – PARTE 2 (FINAL)

11/08/2022
Toyota Corolla - Fotos: divulgação

OS CARROS MAIS VENDIDOS DE CADA MARCA NA HISTÓRIA

11/08/2022
Foto: Divulgação Jeep

PICAPE GLADIATOR SEM RIVAIS NAS TRILHAS MAIS DIFÍCEIS

10/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

FORD, NOVOS RUMOS PARA O CAMPO DE PROVAS DE TATUÍ

11/08/2022
Meu 911 RS (Foto: acervo do autor)

ENSINAR – E APRENDER – NAS PISTAS AMERICANAS – PARTE 2 (FINAL)

11/08/2022
Toyota Corolla - Fotos: divulgação

OS CARROS MAIS VENDIDOS DE CADA MARCA NA HISTÓRIA

11/08/2022
Foto: Divulgação Jeep

PICAPE GLADIATOR SEM RIVAIS NAS TRILHAS MAIS DIFÍCEIS

10/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In