A novidade chega para reforçar a família XRE com novo modelo de trail urbano e baixa cilindrada, ideal para as cidades brasileiras. É a Honda XRE 190, modelo que passa a ser a porta de entrada para os fãs da linha XRE, consagrada no país pela versão com motor de 300 cm³. A nova integrante chega este mês à rede de concessionárias Honda como uma alternativa para consumidores que têm na versão de 300 cm³ um símbolo de estilo e sofisticação, mas que procuram também por um modelo mais econômico, fácil de pilotar, com design moderno e versátil. E ainda com mais uma grande vantagem, exclusiva da marca: a garantia de três anos, com troca de óleo gratuita em sete revisões.
Com a nova XRE 190 a Honda passa a oferecer aos consumidores um modelo inspirado na XRE 300, que vem complementar a gama de modelos da Honda como uma nova opção para os motociclistas mais experientes, mas com uma proposta racional e mais acessível. Entre algumas das principais novidades da nova integrante da família XRE está o novo motor de 190 cm³; o design moderno e diferenciado, além do sistema de freios com ABS (antitravamento) de apenas um canal, tecnologia que mantém total eficiência e segurança do sistema tradicional, projetado com foco na facilidade de manutenção e baixo custo.
Personalidade e estilo
A nova Honda XRE 190 concilia o espírito aventureiro de suas linhas modernas e conceito de trail urbano a um estilo marcante e estilo imponente. Características como agilidade, versatilidade e ótima relação custo-benefício atendem perfeitamente as necessidades de proprietários de motocicletas de menor cilindrada, que buscam sofisticação e diferenciação e ainda desejam mudar de categoria, para melhor.
Entre seus principais atributos, destaque para o escapamento elevado, pneus para uso misto, além de para-lamas curto, com um conjunto de carenagens de linhas anguladas, modernas e imponentes. O conjunto óptico está equipado com lâmpadas mais potentes e econômicas, que oferecem maior segurança para o motociclista nos deslocamentos à baixa visibilidade. Na traseira, o modelo conta com lanterna e sinalizadores independentes, suporte de placa alto e alças em alumínio, integradas ao bagageiro em nylon de alta resistência.
O painel de instrumentos é totalmente digital e traz informações do marcador de combustível, conta-giros, velocímetro, hodômetros total e parcial, além de indicações para todo o funcionamento do modelo. A sela larga em dois níveis oferece total conforto para piloto e acompanhante nos deslocamentos urbanos ou mesmo para pequenas trilhas no fora-de-estrada. O tanque de combustível conta com capacidade de 13,5 litros (3,1litros de reserva) e tampa com desenho diferenciado e estilo esportivo.
Eficiência e desempenho
Com características dos modelos aventureiros da categoria on/off-road, a nova XRE 190 traz em sua ciclística e mecânica um conjunto eficiente com o máximo em desempenho, conforto e segurança. Seu projeto foi concebido de forma a oferecer ao mercado um modelo de conceito trail urbano, ideal para as cidades brasileiras, com um desempenho superior em seu segmento.
Seguindo este princípio, a Honda desenvolveu um motor inédito e exclusivo, com ótima economia e respostas em qualquer rotação. Trata-se de um monocilíndrico 4-tempos de 184,4 cm³ de comando de válvulas no cabeçote, arrefecido a ar e com sistema de injeção eletrônica PGM-FI. Com tecnologia FlexOne, oferece potência de 16,3 cv a 8.500 rpm com torque de 1,65 m·kgf a 6.000 rpm (G); e 16,4 cv a 8.500 rpm com torque de 1,66 m·kgf a 6.000 rpm (A)
O sistema de partida é elétrico e o câmbio de cinco machas com a transmissão secundária por corrente. As tampas laterais do motor têm acabamento na cor grafite, inspiradas nos modelos de maior cilindrada. A nova Honda XRE 190 já está totalmente em conformidade com a segunda fase do Promot 4 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares, fase 4), em vigor no Brasil desde o início do ano.
Na ciclística, a XRE 190 traz chassi do tipo berço semiduplo, produzido em tubos de aço, com ótimas respostas para o equilíbrio dinâmico. Outro ponto que privilegia a pilotagem é o baixo peso de todo o conjunto (127 kg); além da altura da sela (836 mm), menor em comparação com a XRE 300. Seu guidão com posicionamento mais alto permite que o piloto mantenha os braços mais elevados, evitando a fadiga principalmente em longos percursos.
A suspensão traseira monomola com curso de 150 mm é do tipo Pro-Link, totalmente ajustável e que proporciona pilotagem com ótima absorção de impactos em qualquer tipo de terreno. Na frente um garfo telescópico com longo curso de 160 mm assegura mais conforto de forma segura e eficiente.
Um detalhe que trouxe um ar diferenciado ao modelo está nas rodas raiadas com acabamento em cromo fumê, mais sofisticado neste tipo de acabamento e categoria. Nelas estão montados ainda pneus para uso de tipo misto na configuração 90/90-19M/C 52P (dianteiro) e 110/90-17M/C 60P (traseiro).
Os freios possuem sistema antitravamento (ABS) com disco de Ø 240 mm na dianteira e Ø 220 mm na trseira, para maior segurança e grande eficiência. Fabricada em Manaus (AM), a nova XRE 190 será oferecida em versão única com freios ABS (antitravamento) nas cores verde metálico, preto metálico e vermelho metálico e preço público sugerido de R$ 13.300. O valor tem como base o Estado de São Paulo, sem despesas com frete e seguro. Assim como já acontece com todo a linha da Honda no Brasil, a XRE 190 tem a exclusiva garantia de três anos, com a troca de óleo gratuita em sete revisões.
BS