Está sendo lançado nos Estados Unidos o Honda Civic de 10ª geração que traz como novidades carroceria totalmente nova e motor turbo 4-cilindros de injeção direta com interresfriador, 1,5 litro (1.496 cm³, 73 x 89,4 mm), 176 cv de 5.500 a 6.000 rpm e 22,4 m·kgf de 1.800 a 5.500 rpm, taxa de compressão 10,6:1. Há variador de fase na admissão e no escapamento. O novo Civic, com este motor, será produzido no Brasil em agosto ou setembro na nova fábrica de Itirapina, interior de São Paulo, a 215 quilômetros a oeste da capital.
O fato mais significativo da mudança da Honda para a turboalimentação é deixar para o passado a tecnologia que deu fama à fabricante, a VTEC, a de fase e levantamento de válvulas variáveis.
A característica do motor está inserida na tecnologia atual de motores superalimentados por turbocompressor, de elevado torque desde as baixas rotações e se mantendo constante até à rotação que já dá potência máxima, esta seguindo plana por mais 500 rpm. Contribui para esse resultado ao atuação elétrica da válvula de alívio (wastegate).
Na versão americana produzida pela Honda of America Mfg, Inc., em Marysville, estado de Ohio — começou operações em 1982 — o consumo pelo padrão da Environmental Protection Agency (EPA) é de 13,1 km/l na cidade e 17,9 km/l, na estrada. O câmbio é CVT com conversor de torque.
O novo Civic cresceu. Está 25 mm mais comprido (4.630 mm), 50 mm mais largo (1.799 mm), porém 20 mm mais baixo (1.416 mm), tendo a distância entre eixos aumentado 30 mm (2.700 mm). A bitola dianteira aumentou 55 mm (1.555 mm) e a traseira, 45 mm (1.565 mm). A largura interna atrás aumentou 35 mm. A raiz do para-brisa com o capô baixou 40 mm, lembrando o Accord de 199o, e proporciona melhor visibilidade à frente.
O porta-malas está 60 litros maior (530 L) e as rodas completas são 15 mm maiores em diâmetro agora, pneus são 215/50R17. Suspensão dianteira McPherson e traseira, multibraço (era eixo de torção na versão americana).
A carroceria está 22 kg mais leve e a rigidez torcional aumentou 25%, segundo a Honda.
BS
Fotos: