Um hotel dedicado ao Herbie em um dos resorts da Disney em Orlando! Endereço certo para Fuscamaníacos que forem lá.
Sou fã da Disney de Orlando, na Flórida, EUA, onde já estive várias vezes, mas no fim de 2010 fiz uma “descoberta” ao atender a um insistente pedido de um amigo, o Rogério Caldas de Oliveira, que me pediu fotos de um hotel dedicado ao Herbie. E assim foi feito, pesquisei e encontrei o complexo de hotéis DISNEY’S ALL STAR.
Este complexo é formado por três grandes grupos. O ALL STAR MOVIES é dedicado aos filmes: “101 Dálmatas”, “Toy Story”, “Fantasia”,” Super Patos e “The Love Bug” (“Se meu Fusca falasse”, no Brasil). Completam o complexo o ALL STAR MUSIC e o ALL STAR SPORTS.
O ALL STAR MOVIES é formado por cinco hotéis temáticos, cada um composto por dois prédios de três andares cada. Cada hotel ostenta uma decoração específica baseada no filme que dá nome ao hotel.
Cada um dos três grupos de hotéis DISNEY’S ALL STAR tem um lobby coletivo, que serve a todos, e o acesso ao lobby do ALL STAR MOVIES é este:
No Cinema Hall estão o salão principal de recepção, a praça de alimentação chamada Première Mundial, a loja e a sala de jogos do Pato Donald. Tudo gira em torno dos personagens criados por Walt Disney e perenizados nos filmes. Quem fica nestes hotéis dispõe de vários serviços, como transporte para os parques, translado para o aeroporto e horário de acesso especial nos parques. Os hóspedes recebem um mapa do resort onde é marcado o número do quarto, o andar e o número do prédio. Este mapa mostra todos os prédios do complexo e no canto inferior esquerdo se pode ver a posição relativa dos três resorts. Cada hotel é indicado também por desenhos relativos ao tema do hotel:
As duas alas que compõem o The Love Bug Hotel são dispostas em “V” aberto. Cada ala tem uma gigantesca decoração de Herbie. Na foto do lado direito é como se o Herbie estivesse saindo da parede e do lado esquerdo, é como se tivesse entrando. Os detalhes são interessantes. Cada uma destas metades de Fusca é oito vezes maior do que o tamanho original:
No centro da praça se encontra um pódio, que na verdade é um chuveiro para as crianças. No lado esquerdo deste pódio se encontra estacionado um dos Herbies reais. Este carro participou das paradas do Magic Kingdom (Reino Mágico) entre 1978 e 1990.
Complementam a decoração ferramentas enormes, alicates, chaves de boca, chaves de fenda, que compõem o cenário temático. Para caracterizar o aspecto de corridas, há bandeiras quadriculadas espalhadas. A praça central é cercada por pneus semienterrados:
E há um cuidado especial que chega nos detalhes de acabamento, pois há uma faixa decorativa em todos os recintos do hotel com a famosa logotipia de Herbie:
O vídeo abaixo dá uma visão de conjunto deste hotel que é uma boa opção para quem quiser se hospedar em um dos hotéis da Disney (este é considerado de classe econômica):
Eu não podia deixar de tirar uma clássica foto ao lado do Herbie para celebrar o encontro e a visita a este interessante local:
Complementando esta matéria existe um álbum no Flicker com várias fotos desta visita.
O Herbie “deu duro” nos Parques da Disney
O Herbie esteve presente em outras partes nos Parques Disney além deste hotel, em especial no Disney Hollywood Studios (antigo MGM). Lá se pode encontrar ainda hoje alguns itens de recordação como miniaturas, pins, ímãs, camisetas etc.
Nas minhas viagens para Orlando acabei encontrando o Herbie “real” em outras situações. No último filme, “Herbie, meu Fusca turbinado” (título original “Herbie: Fully Loaded”) — o título brasileiro não batia com o carro, que conforme o filme mostra tinha motor aspirado — esse Herbie foi um dos carros usados na filmagem, versão envenenada com tala larga e grande spoiler traseiro. Foi colocado no então Disney MGM Studios na área onde a Família Osborne fazia iluminações de Natal. Mas acho que não foi uma boa ideia, pois as crianças subiam no capô para tirar fotos e acabavam danificando o carro, como mostra a foto tirada em dezembro de 2005. Anos depois, em janeiro de 2010, quando eu estava fazendo o passeio pelo chamado “Backlot”, área onde ficam guardados itens que foram usados em filmes, lá estava aquele Herbie, já reformado (quase que não consigo fazer a foto, pois íamos em trailers, em movimento).
AG