• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas Do fundo do baú

QUEM TEM RAIVA SEMPRE PERDE A RAZÃO

identicon por Ronaldo Berg
24/07/2016
em Do fundo do baú, RB




Sabe aquela alegria de quando você é jovem, tem um bom emprego como aprendiz e uma expectativa de sucesso profissional? Pois é, vou contar dois fatos muito curiosos dos quais fui protagonista. Hoje vou contar um, o outro fica para o domingo que vem.

Década 1960, eu tinha 16/17 anos, a empresa era uma concessionária VW (Argos Automóveis, no bairro de Pinheiros, São Paulo) que infelizmente fechou depois que eu a deixei (não por minha culpa…).

Como eu disse , eu era aprendiz e muito dedicado por sinal, elogiado por todos aqueles a quem eu ajudava lavando peças — óbvio, certo?

Fazia acompanhamento dos serviços de revisão, mecânica leve (suspensão/direção/freios) e aprendia bastante com os mecânicos, como usar ferramentas especiais e não o “martelo”.

Estava indo tão bem que a direção da empresa resolveu investir no cara aqui e me enviou para a Volkswagen do Brasil para fazer o primeiro curso técnico da minha carreira, sendo assim marcado o início da minha formação técnica que me trouxe muitos ensinamentos que me permitiram depois ter experiências na prática.

Você sabe o que é ser estagiário em uma empresa: é o faz-tudo quando quem deveria fazer não está disponível, e lá não era diferente.

Primeiro caso: tambores de freio de Kombi

Serviço de freio em uma Kombi, devido ao desgaste por falta de manutenção do seu proprietário. Fez-se necessária a troca dos tambores do freio dianteiro (naquela época, disco era só de vinil…). O mecânico foi até a seção de peças e requisitou os tambores, e eu, o aprendiz, tive que carregá-los de lá até o carro. Você sabe quanto pesa um tambor de freio de Kombi, que também faz as vezes de cubo de roda? Não? Então imagine dois e um mecânico, seu chefe, a lhe dar ordens.

Cheguei ao carro e os coloquei junto de cada roda e o bom mecânico os montou sob meu olhares curiosos por aprender. Terminado o serviço, e como eu já havia demonstrado ser bom de manobras, embora legalmente não o pudesse fazer, era “de menor”, fui autorizado pelo mecânico a colocar o carro no pátio para que fosse testado pelo chefe da oficina e depois liberado para entrega ao cliente.

Voltando aos tambores de freio (foto de abertura), preciso dizer que a distância do boxe de trabalho até à sucata era muito grande, e como carregar os tambores até lá “no braço” seria muito cansativo, fiz o caminho mais curto, coloquei-os dentro de um latão de lixo existente no boxe onde havíamos trabalhado pensando que mais tarde o faxineiro os levaria até a sucata. Que nada!

Não percebi, mas ao manobrar a Kombi para levá-la para o pátio, esbarrei com o para-choque no latão de lixo e este ficou fora do alinhamento que havia com uma coluna. Escondido é a palavra certa: ficou fora do seu lugar!

E eis que chega o meu patrão, o João “Polaco” Skuplik, um dos sócios da casa, com seu carro e queria colocá-lo em um boxe com elevador para analisar a causa de um ruído na suspensão dianteira. Não conseguiu entrar na vaga por que no caminho havia um latão de lixo. Qual o idiota que teria deixado lá? — deveria ter-se perguntando.

Como ele não era de muitas palavras, saiu do carro furioso e deu um tremendo chute no latão para colocá-lo em seu lugar, que tinha até marcação no chão para localização exata.

Quer saber o que aconteceu? Continue lendo esta verídica história de um aprendiz, ou estagiário, como queira chamar.

O meu patrão quebrou o pé! Foi para o hospital e só voltou a aparecer na oficina muitos dias depois.

Se ele descobriu quem tinha deixado o latão fora do lugar? Claro que não, do contrário eu não estaria aqui para lhe contar este caso.

Ele aprendeu, mas eu também: cada coisa em seu lugar.

Vou repetir o que já tive a oportunidade de falar para muitos: se tivesse que fazer novamente tudo que fiz na vida profissional, o faria igualzinho.

RB







Próximo

ELEFANTES BRANCOS

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17