• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home NG

CICLOFAIXAS OU GADOFAIXAS?

identicon por Nora Gonzalez
29/09/2016
em NG, Visão Feminina






Recentemente estive no interior de São Paulo, na cidade de Araçoiaba da Serra, perto de Sorocaba a 120 km da capital. É um lugar pacato, com 30 mil habitantes numa área de 255 quilômetros quadrados — ou seja, a maioria das pessoas mora em chácaras e fazendas. O prédio mais alto tem térreo e um andar. A cidade em si é bastante pequena. Vou lá com muita frequência há uns 25 anos e pouca coisa mudou neste tempo todo. Se antes tinha uma rua que subia e outra que descia hoje tem uma terceira que é de mão dupla. Uns cinco ou seis anos atrás colocaram os primeiros sinaleiros — que durante muito tempo se mostraram deveras inúteis, exceto por dois que são de três fases e ficam em locais onde é permitido fazer uma conversão diretamente à esquerda. Esses fazem bastante sentido, mas o resto não adianta muito.

O volume de trânsito é pequeno, os pedestres dão pouca ou nenhuma bola aos sinais de verde ou vermelho e o maior perigo são os cães de rua que, claro, atravessam mesmo que o farol esteja fechado para eles. Eu sempre digo que o lugar é tão pequeno que a placa de “Bem-vindo” e a de “Volte sempre” são a mesma, frente e verso. Exagero, é claro, pois tem bem uns sete quarteirões entre uma e outra…

Em 2011, quando este AUTOentusiastas era um blog, me surpreendi quando encontrei em Araçoiaba calçadas pintadas como se fosse ciclovias. Assim, de uma hora para outra e nem o pessoal que mora lá havia notado. Acordaram com algumas calçadas azuis.

Imediatamente fotografei e contatei meu queridíssimo amigo de longa data Bob Sharp que é, de longe, a pessoa que eu conheço que mais sabe sobre o Código de Trânsito Brasileiro. Inicialmente ele também estranhou, mas pesquisou e descobriu que essa excrescência era, sim, legal. Escreveu ele então, em agosto de 2011, um post para o então blog intitulado “Coisa de doido”.

Pois bem, na época comentei com o Bob a total inutilidade da tal ciclofaixa. Pelo perfil dos moradores e pela quantidade de haras suspeito que haja mais cavalos per capita do que bicicletas, mas vá lá… Ainda assim, como dá para ver nas fotos, havia na avenida em questão um canteiro central onde poderia ser sido colocada a tal ciclofaixa. Só que não.

Passados cinco anos, ela continua lá. Zero manutenção, como sói acontecer com algumas prefeituras e, aliás, a atual burgomestra colocou placas pela cidade anunciando a instalação de uma segunda ciclofaixa, agora na Av. Ministro Antônio Vieira do Amaral, a apenas três travessas de distância da anterior. Esqueci de mencionar que a Av. Luane Milanda Oliveira, onde está uma das ciclofaixas (a outra está na avenida de entrada da cidade) está exatamente na frente da Prefeitura e, claro, aparece em todas as fotos. Confesso que não medi a extensão da via onde seria instalada a nova ciclo-qualquer-coisa nova, mas como tudo naquela cidade é de dimensões limitadas não se trata de nada quilométrico. E a rua em questão só tem cinco quarteirões de comprimento.

Encontrei no site da Prefeitura que a obra estava orçada em R$ 260.000. Os trabalhos foram iniciados em maio de 2015 e a previsão inicial era de entrega em setembro de 2015, mas em dezembro daquele ano só havia sido executados 24%. De lá para cá, nenhum milímetro de avanço. As autoridades devem ter sido movidas a construir mais uma ciclofaixa em função do sucesso da atual, superlotada e motivo de congestionamentos, como podem ver na foto abaixo, do Google Maps de menos de dois meses atrás.

aracoiaba
Trânsito danado de congestionado em Aracoiaba da Serra… (Foto Googlemaps)

Ainda que houvesse muitíssimos usuários de bicicleta, certamente o número de pedestres de Araçoiaba da Serra é maior. Mas, peraí, por onde eles andam? Ora, pela ciclofaixa, que está sempre absolutamente vazia. Não é que eles dividem a via com veículos de duas rodas, não. É que só tem pedestres. Até porque os ciclistas que por lá passam o fazem pelo asfalto da rua mesmo, onde não há árvores, desníveis, postes e outros obstáculos que estão, justamente, na ciclofaixa.

Frequento muito Sorocaba, que tem 100 km de ciclovias em sua quase totalidade bem planejadas. Não sou contra ciclovias, mas sim contra remendos e bobagens populistas. E contra copiar ideias sem analisar realmente se são viáveis alhures. Nem sempre o que funciona em Sorocaba funciona em Araçoiaba. Assim como nem sempre o que funciona em Nova York ou Oslo ou Amsterdã serve para São Paulo. Mas sou calma e nem sempre discuto. Vejam bem, caros leitores, nem sempre. Às vezes apenas espero a realidade confirmar minhas teorias e, vejam só, o que registrei há duas semanas na primeira ciclo-qualquer-coisa de Araçoiaba, pouco antes da Prefeitura:

coluna-28-9-16-gadofaixas-foto-2-r
A grande utilidade da ciclofaixa de Araçoiaba da Serra (Foto da autora)

Andando por essa mesma avenida já tive de frear o carro para dar passagem para uma siriema, para diversos gambás (ou saruês ou raposinhas, dependendo do lugar) e não raro cruzo com cavalos. Mas nem sempre o celular está à mão para tirar fotos. Desta vez, com o marido ao volante, consegui registrar este momento “Mastercard – não tem preço.”

Mudando de assunto: Ainda que um pouco atrasada, queria registrar as três medalhas de Alessandro Zanardi nas Paraolimpíadas, em provas de paraciclismo. Acompanhei a carreira dele na Fórmula Indy e na Fórmula 1 e cheguei a assistir alguma corrida dele na WTCC. O horrível acidente que ele teve na Indy (OK, CART) só vi naquele dia mesmo, quando acompanhava a corrida pela televisão. Não gosto de rever esse tipo de acidente. Me dói, não tenho estômago e ainda por cima sofro terrivelmente. Mas algum tempo atrás o Bob Sharp me mandou este link para um depoimento do Zanardi que acho incrivelmente lindo. Zero autopiedade, mil por cento de pé no chão, tenacidade. Já o mencionei aqui há bastante tempo, mas vale a pena rever:

https://youtu.be/Kt7HGXeDI-4

NG

A coluna “Visão feminina” é de total responsabilidade da sua autora e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

VUHL 05 À VENDA NO MÉXICO

Próximo

NISSAN GT-R: O SAMURAI VERSUS AS LEIS DA FÍSICA

identicon

Nora Gonzalez

Nora Gonzalez é jornalista, foi repórter (inclusive de indústria automobilística) e editora da Gazeta Mercantil e de O Estado de S. Paulo durante muitos anos. É fã de carros desde pequena, especialmente de Fórmula 1.

Próximo

NISSAN GT-R: O SAMURAI VERSUS AS LEIS DA FÍSICA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação

LAND ROVER CLASSIC OFERECE DEFENDER V-8 EM SÉRIE LIMITADA

19/08/2022
Fotos: divulgação

PORSCHE 911 GT3 RS 4-LITROS DE 525 cv CHEGA POR R$ 1,77 MILHÃO

19/08/2022
Fotos: divulgação

CHEVROLET BOLT EV 2023 TRAZ NOVO VISUAL E MAIS RECURSOS

18/08/2022
Fotos: divulgação

DODGE HORNET: SUVE HÍBRIDO COM BASE NO ALFA ROMEO TONALE

18/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação

LAND ROVER CLASSIC OFERECE DEFENDER V-8 EM SÉRIE LIMITADA

19/08/2022
Fotos: divulgação

PORSCHE 911 GT3 RS 4-LITROS DE 525 cv CHEGA POR R$ 1,77 MILHÃO

19/08/2022
Fotos: divulgação

CHEVROLET BOLT EV 2023 TRAZ NOVO VISUAL E MAIS RECURSOS

18/08/2022
Fotos: divulgação

DODGE HORNET: SUVE HÍBRIDO COM BASE NO ALFA ROMEO TONALE

18/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In