• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

JEEP RENEGADE LONGITUDE DIESEL – 3ª SEMANA

identicon por Roberto Agresti
06/09/2016
em Destaques, RA, Testes de 30 dias

Aviso aos leitores: lamento mas meu plano original para esta terceira semana de teste, que era ver o Renegade afundado até a capota na lama (meio da porta, vai…), não deu certo! Por “n” razões o verdadeiro teste off-road deste Jeep made in Pernambuco vai ficar para outro autoentusiasta, alguém infinitamente mais competente do que eu nesta arte, o Luís Fernando Carqueijo que, vejam vocês, não pôde ajudar na tarefa pelo simples fato de estar no Rally dos Sertões, como vocês sabem.

Aviso dado, reitero a minha frustração mas não deixarei vocês 100% a seco, pois em um mísero dia consegui levar apressadamente o Renegade Longitude a um passeio por caminhos sem pavimentação. Não foi uma trilha exigente, apenas uma estradinha de terra com trechos razoavelmente esburacados e outros cheios de cascalho. Teve aclive, declive e até mesmo uma rampinha bem úmida. Pensando bem, a maior parte dos donos do Renegade, mesmo tendo pago pela versão com tração integral, difícilmente vai encarar algo pior do que este meu roteirinho, muito similar à ida ao sítio de fim de semana ou até à aquela casa de praia do amigo que nos dias de chuva ninguém consegue chegar.

Ren 5
Poder contar com tração nas quatro rodas nessas situações é sempre bom

Como foi meu passeio off? Uma beleza! Quem leu os relatórios das semanas anteriores sabe que o Renegade está me agradando bastante. Foi muito bem nos 800 km da viagem ao Rio de Janeiro e se comportou da mesma forma na semana exclusivamente urbana. Em poucas palavras, é um suve multiuso competente na estrada e ágil na cidade. Pecadinhos? Poderia ter um porta-malas mais capaz para ser realmente nota dez nas viagens e poderia ser um pouquinho mais econômico no uso em cidade.

Todavia, talvez o grande defeito deste Jeep Renegade nessa versão Latitude Diesel 4×4 (não existe por ora Renegade Diesel que não seja 4×4…) é seu preção salgado, quase 145 mil reais com os opcionais desta unidade do teste, e que sem eles não sai da revenda por menos de 120 mil. Pesado para a maioria dos bolsos, não?

Volto ao meu dia off-road: nos primeiros quilômetros feitos em estradinha de terra como muitas Brasil afora, fiz questão de não tocar nos variados recursos ao alcance dos dedos da mão direita, a saber, que são o “4WD LOCK”, “4WD LOW e, girando o seletor, passa de “AUTO” para “SNOW”, “SAND” e “MUD”. Sempre que o carro é ligado o seletor estará em “AUTO”, o que indica que a tração nas rodas traseiras só será ativada em caso de necessidade, de acordo com a leitura realizada por gnomos eletrônicos. Ou seja, o Renegade 4×4 é, na maior parte do tempo, um carro de tração dianteira.

Ren 4
O controle da tração, bem prático e intuitivo

Antes da ida para a terra, um dia chuvoso me deu a chance de experimentar a tração integral me fingindo de neófito, um dono de Renegade 4×4 sem nenhuma vontade de explorar botões, que mal sabe a marca do carro que comprou. Fui ao mais deslizante ladeirão de São Paulo, revestido ainda do anacrônico piso de paralelepípedos e nele, pratiquei a maldade máxima: parar no trecho mais íngreme e afundar o pé no acelerador. O que aconteceu? O que eu esperava! Após uma breve patinadinha, ínfima, das rodas dianteiras o Renegade pulou à frente e ganhou velocidade de forma normal e a única “bandeira” da atuação dos citados gnomos eletrônicos foi a luz do controle de tração piscando como louco no painel.

E isso serviu de sugestão, desligar o controle de tração e fazer o mesmo. Sabem  que aconteceu? Quase nada pois o Renegade progrediu sem problema, vencendo a inclinação patinando um pouco mais, esfregando os quatro pneus, mas sem dar a impressão de que se acaso a aderência fosse menor haveria necessidade de intervir nos tais botõezinhos, selecionando talvez o 4WD LOCK, que “trava” a tração enviando 50% para o eixo dianteiro e 50% para o traseiro ou mesmo optando por 4WD LOW, cuja gestão prevê uso de marchas mais baixas.

Ren 9
Freio de estacionamento elétrico, modernidade bem-aceita; ao lado, o interruptor do controle de estabilidade e tração

De volta ao ambiente não pavimentado, o procedimento foi como mencionado, fingindo ser eu um usuário desatento, ignorante mesmo, e assim cutuquei a onça com vara curta colocando duas rodas de um lado sobre terra solta ou cascalho, deixando as outras sobre terreno mais firme, aplicando acelerações exageradas, ora com o controle de tração desligado, ora ligado. O comportamento do Renegade foi sempre equilibrado e apesar dos pneus “coxinhas”, pouco afeitos à uso off-road (Pirelli Scorpion Verde medida 225/55 R18), as perdas de aderência foram contidas, limitadíssimas. Um recurso importante em qualquer veículo que necessite enfrentar pisos de baixa aderência é baixar a pressão buscando uma maior área de contato.

Neste passeio “off” não recorri a tal estratagema mas lembrei que se acaso quisesse reduzir a pressão, não o faria na base do achômetro mas sim me valendo do “TPMS”, acrônimo da Jeep para o Tyre Pressure Monitoring System, ou seja, sistema de controle de pressão dos pneus, do qual este Longitude é dotado. Basta rolar as informações no painel que logo aparece o desenho do carro visto de cima com a pressão de cada um dos pneus expressa em psi (libras por polegada quadrada), unidade esta que pode ser modificada intervindo nas configurações do painel, mas a libras (libras/pol²) são mais comuns para nós.

Ren 2
Saber a quantas andam os pneus é sempre bom

Uma brutal piora do piso, que passou de seco a úmido, com o cascalho sumindo dando lugar a terra lisa e cheia de depressões causadas pelo trânsito de veículos pesados, deu chance a boa diversão. Passei dezenas de vezes no trecho alternando a tração entre AUTO, 4WD LOCK, 4 WD LOW e as subdivisões  SNOW, SAND e MUD e, sabem o quê? Chamem o Carqueijo, pois ele sim poderá sentir o que não senti. Para mim o Renegade passou pelo trecho praticamente sempre igual, e sempre bem. Já sei: o piso não era tão exigente para que os recursos fossem efetivamente postos à prova e por isso avisei no início que o verdadeiro teste off-road ficará para outros. A mim coube usá-lo, por força das circunstância, como talvez 98% dos donos de 4×4 o fazem: subutilizando-os.

No finalzinho do passeio me concedi alguma diversão, e com o controle de tração desligado provoquei o Renegade, forçando o volante nas curvas para que a frente escorregasse, acelerando e desacelerando abruptamente para provocar desequilíbrio. O resultado, mais do que exibir limites do carro e de suas suspensões, mostrou a inadequação dos pneus aos pisos soltos e/ou úmidos. Enfim, o óbvio pois não se pode ter tudo já que os Pirelli Scorpion Verde ótimos no asfalto cobram o preço deste bom desempenho quando entram na terra.

Um aprendizado oriundo destes quase 50 km rodados na terra diz respeito ao sistema de direção, que não havia gostado em rodovia e nem em uso urbano, muito “anestesiado” quando a velocidade é alta e ligeiramente pesado quando o ritmo é urbano. Na terra, voltei a sentir que efetivamente o sistema não é um ponto alto do Jeep, uma vez que pouco se sente o que se passa sob a banda de rodagem. Por outro lado, palmas para a vedação pois nenhum rastro de poeira foi visto nas proximidades das borrachas de portas e da tampa traseira. Idem ao índice de ruídos, contido, sem nhecos-nhecos em um carro já aos 18 mil km, e de testes, o que ao menos quer dizer o triplo.

Ren 10
Bom ângulo de saída: 32,3º

Ao cabo da aventura, fraquinha para os mais radicais mas plenamente dentro do que a maioria dos donos espera de um 4×4 “de boutique”, o Jeep Renegade sai carregando uma taça, a designada aos que entregam o que prometem. Quer um 4×4 radical? A Jeep tem, é o Wrangler e não o Renegade. A este cabe o papel de encarar terrenos ruins sem pretensão, sem excessos, mas sem faltas. Os ângulos de entrada e saída são adequados, a altura em relação ao solo idem e para os que querem algo a mais há os Trailhawk, os Renegade mais altos e que vem equipados com pneus certos para uso na terra. Para a semana final, o de sempre: visitinha à Suspentécnica e, quem sabe, mais alguns quilômetros rodoviários, pois os na cidade estão garantidos.

RA

 

Jeep Renagade Longitude Diesel

Dias: 21
Quilometragem total: 1.693 km
Distância na cidade: 799 km (47%)
Distância na estrada: 894 km (53%)
Consumo médio total: 10,8 km/l
Melhor média: 15,0 km/l
Pior média: 7,0 km/l
Média horária: 38,6 km/h
Tempo total ao volante: 55h21min28s

 

Veja os relatórios anteriores deste Renegade:  1ª semana, 2ª semana

 

FICHA TÉCNICA JEEP RENEGADE LONGITUDE DIESEL
MOTOR
Denominação 2.0 MultiJet II 170 cv 948TE
Descrição 4 cilindros em linha, diesel 4-tempos, arrefecido a líquido, superalimentado por turbocompressor com interresfriador
Localização e posição Dianteira, transversal
Combustível Diesel S-10
Taxa de compressão 16,5:1
Diâmetro dos cilindros/curso dos pistões 83 x 94 mm
Cilindrada 1.956 cm³
Potência máxima 170 cv a 3.750 rpm
Torque máximo 35,7 a 1.750 rpm
Material do bloco/cabeçote Ferro fundido/alumínio
Localização da árvore de comando de válvulas Cabeçote
N° de árvores de comando de válvulas / acionamento Duas, correia dentada
N° de válvulas por cilindro / localização / atuação Quatro, cabeçote, indireta por alavancas-dedo
Formação de mistura Injeção direta common-rail Bosch, pressão de injeção 1.600 bar
TRANSMISSÃO
Câmbio/rodas motrizes Automático epicíclico de 9 marchas à frente e uma à ré, 4 rodas motrizes com traseiras sob demanda, comando pela alavanca seletora e borboletas
Relações das marchas 1ª 4,70:1; 2ª 2,84:1; 3ª 1,91:1; 4ª 1,38:1; 5ª 1,00:1; 6ª 0,81:1; 7ª 0,70:1; 8ª 0,58:1; 9ª 0,48:1; ré 3,80:1
Relação dos diferenciais 4,334:1
SUSPENSÃO
Dianteira Independente McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Independente McPherson, braços transversais, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira eletroassistida
Diâmetro mínimo de curva 10,8 metros
FREIOS
Servoassistência/tipo Sim/bomba de vácuo
Dianteiros A disco ventilado, Ø 305 mm
Traseiros A disco, Ø 278 mm
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio, 7Jx17
Pneus 215/60R17
CARROCERIA
Construção Monobloco em ação, suve, 4 portas, 5 lugares
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento 4.242 mm
Largura sem/com espelho 1.798/2.018 mm
Altura 1.716 mm
Distância entre eixos 2.570 mm
Bitola dianteira/traseira 1.550/1.552 mm
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h 9,9 s
Velocidade máxima 190 km/h
DADOS OFF-ROAD
Ângulo de entrada 29,7º
Ângulo de saída 32,3º
Ângulo de rampa 21,5º
Altura livre entre os eixos 218 mm
Distância mínima do solo 195 mm
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO/PBEV)
Cidade 9,4 km/l
Estrada 11,5 km/l
Capacidade do tanque 60 litros
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha 1.636 kg
Carga útil 400 kg
Peso rebocável sem/com freio 400 kg/1.500 kg
Capacidade do porta-malas 260 L/1.300 L com banco tras. rebatido
Tanque de combustível 60 litros
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 9ª 65,4 km/h
Rotação do motor a 120 km/h em 9ª 1.830 rpm
Rotação do motor à velocidade máxima em 8ª 3.675 rpm

 

 

 





Anterior

F-1 EM MONZA TEVE YING YANG

Próximo

OLHA A CHUVA… É MENTIRA!

identicon

Roberto Agresti

Experiente jornalista especializado em veículos de duas rodas e quantas mais houverem. Foi editor e publisher da revista Motoshow de 1987 a 1994 e da Revista Moto! de 1994 a 2017. Foi colunista do G1 – coluna semanal DICAS DE MOTOS – de 2013 a 2016 e colunista do UOL – coluna semanal O MOTOCICLISTA de 2016 a 2018. Atualmente além de editor do AE (desde 2012) é comentarista da rádio CBN no programa CBN Moto, aos domingos às 11h50.

Próximo

OLHA A CHUVA… É MENTIRA!

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022
Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022
Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In