• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Do fundo do baú

EMOÇÕES PAULISTAS NO RIO DE JANEIRO

identicon por Ronaldo Berg
23/10/2016
em Do fundo do baú, Outros, RB






Transferido de São Paulo para o Rio de Janeiro, tinha como principal tarefa assumir a minha posição de representante de Assistência Técnica já no dia seguinte ao da minha chegada à Cidade Maravilhosa, isto em 19 de janeiro de 1972 e o novo escritório regional ficava no centro da cidade, rua Sete de Setembro.

Morava muito bem, pois até encontrar um apartamento a Volkswagen do Brasil dava cobertura à boa vida em hotel, e na época o hotel conveniado era o Glória, que maravilha! A vista para o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara, ao acordar, é inesquecível.

No dia seguinte à minha chegada, o paulista de paletó e gravata já havia tomado o café da manhã e ao deixar as chaves na recepção do hotel, perguntou onde ficava a tal rua Sete de Setembro. O simpático atendente, o mesmo que havia feito o meu check-in no dia anterior, me perguntou por que eu queria saber. Estranhei a pergunta — sujeito metido, pensei —  disse-lhe que era o endereço do meu escritório, seria o meu primeiro dia de trabalho e não queria me atrasar. O recepcionista, com cara risonha, disse-me, “mas hoje é feriado aqui no Rio de Janeiro!” Era 20 de janeiro, dia de São Sebastião, o padroeiro da cidade; o dia da fundação é 1º de março, que não é feriado — coisa de carioca… E lá estava eu de paletó e gravata em pleno feriado pronto para trabalhar! Comecei bem…

Subo, troco de roupa e vou para a piscina e começo a pensar em como será a vida nesta nova cidade para mim. Depois desta “aventura” não programada, o trabalho teve início no dia seguinte, mas para não cansar demais já era sexta-feira e o sábado e domingo já estavam por chegar.

Assim foi a minha chegada ao Rio de Janeiro e a minha feliz vida dos próximos oito anos. Cidade onde conheci Lúcia, uma carioca maravilhosa com quem me casei um ano e nove meses depois, uma união que na próxima 4ª feira (26) completa 43 anos. Cidade onde também conheci pessoas admiráveis, nascendo grandes amizades que perduram até hoje. Mas a promoção a gerente de Assistência Técnica – Produto da VW do Brasil em 1980 me fez ter de dizer adeus à Cidade Maravilhosa.

rb-5
Note o defletor na tampa do porta-malas para desviar o ar do para-brisa e as “orelhas” para captar ar para os Weber e turbina de arrefecimento

No Rio, meu hobby continuava sendo o automobilismo e foi nesta direção que segui. Já nos primeiros contatos com os concessionários VW que visitava, o assunto corrida de automóvel vinha à tona, até que ao visitar a Lagoa Veículos, localizada na lagoa Rodrigo de Freitas e pertencente ao Grupo da Auto Modelo, uma das primeiras concessionárias Volkswagen do Rio de Janeiro — falando de meados dos anos 1950 — conheci o jovem diretor comercial Carlos Alberto Cardim Magalhães com quem tive a oportunidade de desenvolver um belo programa envolvendo o automobilismo local, a marca VW e sua concessionária.

Com o apoio da Lagoa iniciamos, depois de um tempo de planejamento, aulas teóricas sobre pilotagem e direção defensiva. Estas aulas realizavam-se durante a semana e aos sábados fazíamos aulas práticas no antigo autódromo de Jacarepaguá, inaugurado fazia apenas seis anos.

Desta ideia surgiu outra: vamos fazer um carro de corrida e participar oficialmente de provas organizadas no Autódromo da Barra da Tijuca?

Naquela época havia um evento chamado “Torneio Circular” organizado pela Associação Carioca de Volantes de Competição (ACVC) e patrocinado pela Móveis Circular, e foi por confiar demais nesta organização, por ver a possibilidade de a equipe da Lagoa Veículos fazer bonito e confiar no produto que representava, que Cardim autorizou a produção do nosso bólido para disputar com veículos de outras marcas o título deste torneio.

Estava nascendo um vencedor. Com ele também participamos de algumas provas em São Paulo, no Autódromo Municipal de Interlagos, atual Autódromo Municipal José Carlos Pace.

rb-3
Um “garoto” de 25 anos…

Para a montagem do carro partimos de uma carroceria zero-km e a montamos passo a passo pensando sempre em segurança e economia de peso. O para-brisa era obrigatoriamente o original, mas os demais vidros foram substituídos por material acrílico permitido pelo regulamento técnico.

Alguns dados técnicos do carro que ainda me lembro: freio a disco nas quatro rodas, rodas dianteiras de 7 polegadas e traseiras de 8 com alargadores, pneus no início nacionais Pirelli radial CF67 e depois importados, motor VW arrefecido a ar de 2 litros com virabrequim roletado  importado,  taxa de compressão de 9,8:1, conjunto de dupla carburação de corpo duplo Weber 48 IDA, comando de válvulas importado, cárter seco, caixa III Puma e alguns recursos aerodinâmicos para ajudar na velocidade final de aproximadamente 185 km/h na longa reta de 1,o5 km. A potência estimada deste motor era de 120 cv.

rb-2
Grandes disputas, como essa com o bugue do Cláudio Becker no “S” do Autódromo da Barra da Tijuca, antes de se chamar Autódromo Internacional do Rio de Janeiro

Toda manutenção era feita nas oficinas da concessionária e alguns dos seus funcionários como Fernando da “Porsche”, que era o responsável técnico, e o Wilson, mecânico, faziam parte da equipe que dava assistência nas pistas.

As competições movimentavam muita gente que comparecia aos domingos para ver o bólido da Lagoa competir contra veículos bem mais fortes e, por que não dizer, também mais rápidos, mas nós tínhamos nossos valores e segredinhos também.

Briga constante contra os Opalas (Nélson Silva) e outros protótipos como o bugue do Cláudio Becker e o mais temido, o Puma do Fernando La Roque, de quem ganhamos a última prova do Torneio.

rb-1
No tempo em que os jornais cobriam automobilismo

Uma briga bastante interessante aconteceu com o Opala do Bob Sharp, já nosso amigo então e hoje editor-chefe do AE, que ao disputar uma freada no fim da reta com o Fusca 77 da Lagoa teve devido o radiador atingido pela hélice do ventilador devido à quebra de um coxim do motor e teve de abandonar a prova, que ficou a nosso favor.

Como é bom recordar um tempo que não volta mais, emoções vividas por um paulista em solo carioca e, por que não, mais uma vez lamentar o desaparecimento do esporte automobilístico na cidade do Rio de Janeiro, responsável no passado pela criação de verdadeiros campeões e não podendo deixar de comentar não só os cariocas ali formados como os petropolitanos que desciam a serra para disputar com suas supermáquinas e equipes os principais campeonatos do Brasil.

Como exemplo cito o Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos. É uma pena, mas também vivemos de boas recordações como esta que acabo de buscar lá no fundo do baú.

 

 

RB

A coluna “Do fundo do baú” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: Autódromo da Barra da TijucaVolkswagen
Anterior

MERCEDES-BENZ E 250 2017 TRAZ NOVIDADES INTERESSANTES

Próximo

HONDA CIVIC SPORT MANUAL, COMO DEVE SER

identicon

Ronaldo Berg

Ronaldo Berg, com toda sua vida ligada intimamente ao automóvel, aos 16 começou como aprendiz de mecânico numa concessionária Volkswagen em 1964. De lá para cá trabalhou na VW (26 anos), Audi (4), GM do Brasil (8), Kia (2), Peugeot Sport (4) e Harley-Davidson (2 anos). Sempre em nível gerencial e ligado a assistência técnica, foi também o gerente responsável pelas competições na VW e na Peugeot Sport, gerenciando a atividade dos ralis. No começo da década de 1970 chegou a correr de automóvel, mas com sua crescente atividade na VW do Brasil não pôde continuar.

Próximo

HONDA CIVIC SPORT MANUAL, COMO DEVE SER

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022
Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

02/07/2022
Arte: projetopack.com.br

ELETRÔNICA VEICULAR: VIDA DO MOTORISTA VIROU “LIVRO ABERTO”…

02/07/2022
Foto: Autoentusiastas Classic

CHEVETTE 1.7 SILPO: SOLUÇÃO PARA O BAIXO DESEMPENHO DO PEQUENO CHEVROLET 1,4

02/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022
Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

02/07/2022
Arte: projetopack.com.br

ELETRÔNICA VEICULAR: VIDA DO MOTORISTA VIROU “LIVRO ABERTO”…

02/07/2022
Foto: Autoentusiastas Classic

CHEVETTE 1.7 SILPO: SOLUÇÃO PARA O BAIXO DESEMPENHO DO PEQUENO CHEVROLET 1,4

02/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In