Em 1966, ano da estreia de um dos seriados mais influentes em se pensar o futuro, “Star Trek”, houve um importante progresso na história do automóvel. A General Motors mostrava a Electrovan, o primeiro veículo movido a pilha (célula) a combustível, no caso hidrogênio. do mundo.
Floyd Wyczalek, 91, era gerente de projeto do desenvolvimento de pilhas a combustível da Electrovan e lembra da equipe de mais de 200 pessoas trabalhando na primeira transferência de tecnologia das pilhas a combustível em 1962, parte do desafio dado pelo presidente John F. Kennedy para a NASA chegar à Lua antes do final da década.
“Tínhamos três turnos de pessoas no início do projeto em janeiro de 1966 até o término 10 meses mais tarde”, disse Wyczalek. “Corremos para fazer uma demonstração para a imprensa durante a Conferência do Progresso da Energia em outubro daquele ano.”
A GM já investiu mais de US$ 2,5 bilhões em tecnologia de pilhas a combustível hidrogênio e está entre os líderes de patentes no desenvolvimento da próxima geração de sistemas que serão muito mais potentes e com uma fração do tamanho daquele aplicado na Electrovan, que tinha espaço apenas para um motorista e dois passageiros.
Vários programas de demonstração de pilha a combustível ajudaram a GM a acumular mais de cinco milhões de quilômetros em experiência no mundo real, até hoje. Um exemplo recente é o Chevrolet Colorado ZH2, exclusivo do Exército americano, que será o primeiro veículo de pilha a combustível a usar o logotipo GM Hydrotec, uma ligação com os motores Ecotec movidos a gasolina e as pilhas a combustível.
“Nós vemos um grande potencial dos sistemas de pilhas a combustível para uso militar, aeroespacial e em outras aplicações enquanto continuamos a desenvolver um veículo comercial com a tecnologia”, disse Charlie Freese, diretor executivo global da GM Fuel Cell. “É muito especial para nós celebrarmos o 50º aniversário da Electrovan.”
A Electrovan era estritamente um veículo de teste para explorar o hidrogênio como fonte de energia para a propulsão do veículo. Após o fim do projeto, a Electrovan foi guardada em Pontiac, Michigan. Após 31 anos o modelo foi revitalizado em 2001 e passou a ser utilizado em apresentações e emprestada a museus. Quando está em casa, a Electrovan fica no GM Heritage Center, acervo da GM não aberto ao público.
JJ