• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AE

VELOCIDADE AGORA É QUESTÃO SOCIAL?

identicon por Autoentusiastas
21/01/2017
em AE, Editorial, Outros






Atônitos, os cidadãos-motoristas paulistanos e de outros municípios e estados brasileiros souberam ontem, pela imprensa, que a justiça de São Paulo concedeu liminar a ação impetrada pela Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo questionando “a ausência de critérios técnicos da prefeitura para sustentar a medida.”

A medida é reverter — e não aumentar — os limites de velocidade na vias marginais dos rios Tietê e Pinheiros aos limites praticados antes de o petista Fernando Haddad, num ato de completa insanidade ou lá o que seja, baixar esses limites em julho de 2015 e que tornou a vida dos cidadãos -motoristas um verdadeiro inferno ao serem obrigados a imprimir velocidades completamente antinaturais.

Em sua decisão, o juiz Luís Manuel Fonseca Pires, da 4ª Vara da Fazenda Pública, afirmou que aumentar os limites de velocidade poderia caracterizar “um retrocesso social”. “Sem estudos prévios, alternativas concretas a manter os índices satisfatórios alcançados de drástica redução dos eventos de morte nas marginais, não há fundamento jurídico na eliminação de um programa que atinge os objetivos alhures anunciados”, escreve o magistrado.

Muito bem, o Código de Trânsito Brasileiro (será que referido juiz o conhece?) é claro ao dizer no parágrafo 2º do Art. 61, que trata das velocidades nas vias, que “O órgão ou entidade de trânsito ou rodoviário com circunscrição sobre a via poderá regulamentar, por meio de sinalização, velocidades superiores ou inferiores (nosso grifo) àquelas estabelecidas no parágrafo anterior.”

Portanto, o único fundamento jurídico (nosso grifo) para se alterar a velocidade regulamentada de uma via — qualquer via — é o poder para tal outorgado ao órgão ou entidade com circunscrição sobre a via pela Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro.

Portanto, errou flagrantemente o magistrado na sua decisão. E, pior que isso, em seu ato afirmou que aumentar os limites de velocidade poderia caracterizar “um retrocesso social”, inventando uma relação inexistente entre velocidade de uma via e as questões sociais, denotando aí um certo viés político em assunto eminente e exclusivamente técnico.

Surrealidades

Fernando Haddad ter mandando baixar os limites drasticamente sem nenhum motivo foi surreal. É como se antes as velocidades fossem alucinantes, perigosas, ameaças à vida. Quem entende minimamente de trânsito sabe que eram velocidades praticadas há décadas e que jamais foram causa de acidentes. A prefeitura, pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) nunca divulgou dados dos acidentes graves relacionados às velocidades prestes a voltar. É mais do que patente que tais acidentes ocorrem em velocidades bem superiores a 90 km/h.

Só para comparação. essa é a velocidade da av. Infante Dom Henrique, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, desde que inaugurada em meados dos anos 1960. Ou do túnel Zuzu Angel, que liga os bairros Gávea a São Conrado, um túnel de duas faixas em cada boca e que nem acostamento tem. Isso desde o começo dos anos 1970.

Surreal também uma reles associação de ciclistas urbanos — quantos membros terá, 200, 500? —, que nem as vias marginais utilizam, mover tal ação, um juiz a acolher e, ainda pior, conceder liminar, em prejuízo de milhões de cidadãos-motoristas.

Ainda mais surreal o prefeito petista defenestrado pelo voto no primeiro turno, como parte das justificativas para cometer o insano ato, falar em atropelamentos nas vias expressas, ou de trânsito rápido,  que são definidas pelo mesmo CTB como “aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.”

As marginais não são lugares para pedestres e ponto final. Ou rodovias tipo autoestrada deveriam ter a velocidade baixada também.

O prefeito João Dória Jr. já declarou que irá recorrer dessa absurda liminar, que deverá cair, pois as varas de Fazenda Pública são fracas para esse tipo de assunto.

E independente das velocidades das marginais, várias outras vias de São Paulo precisam tê-las revistas, dado os absurdos fartamente conhecidos como 50 km/h em vias importantes com as avenidas dos Bandeirantes, Jacu Pêssego, Indianópolis, Ibirapuera, República do Líbano, do Estado, Anhaia Melo — as que me lembro, há bem mais —  e 40 km/h, outras tantas. O AE irá cobrar essas revisões do prefeito. E cobrar também o fim da vergonha paulistana chamada rodízio, que já durou demais, 20 anos.

São Paulo precisa voltar a ser de todos nós, livre daquilo que Fernando Haddad disse publicamente, que “o paulistano vai pensar duas vezes antes de tirar o carro da garagem.”

AE/BS





Anterior

MILAGRE UMA OVA!

Próximo

INÍCIO DE UMA PARCERIA SEM FINAL

identicon

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

Próximo

INÍCIO DE UMA PARCERIA SEM FINAL

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

KAWASAKI: TRÊS NOVIDADES NA LINHA

06/07/2022
Fotos: divulgação

TOYOTA URBAN CRUISER HYRYDER, NOVO SUVE PARA A ÍNDIA

06/07/2022
Kathryn Richards: a craque do túnel de vento (Foto: Formula Careers)

MULHERES E AUTOMOBILISMO: OUTROS DESTAQUES

06/07/2022
C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

KAWASAKI: TRÊS NOVIDADES NA LINHA

06/07/2022
Fotos: divulgação

TOYOTA URBAN CRUISER HYRYDER, NOVO SUVE PARA A ÍNDIA

06/07/2022
Kathryn Richards: a craque do túnel de vento (Foto: Formula Careers)

MULHERES E AUTOMOBILISMO: OUTROS DESTAQUES

06/07/2022
C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In