• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AE

O BRASIL RETOMA O CRESCIMENTO

identicon por Autoentusiastas
03/04/2017
em AE, Editorial






Não se deixe contaminar pelo medo da manada. Não fuja com ela em disparada. Erga a cabeça, observe a situação, e siga o seu próprio caminho com determinação.

Um pouco de Economia.

A maioria das instituições sérias, dentre elas o Banco Central, afirmam que o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil caiu 3,6 % no ano passado e preveem que deva crescer 0,5 % neste ano de 2017. Se esse crescimento de 0,5 % parece pífio ao leitor, espero que mude de opinião após ler o que aqui vai.

Vamos exemplificar a situação econômica com algo que todo autoentusiasta domina: a velocidade.

Digamos que estamos viajando numa estrada plana, asfalto perfeito e numa reta tipo infinita como aquelas belíssimas estradas da Patagônia argentina. Estamos com o controle automático de velocidade ligado, seguimos a 100 km/h, e assim viajamos por uma hora. Ao cabo de uma hora teremos percorrido 100 quilômetros.

A cada clique para baixo no botão do controle automático de velocidade, ela reduz 1 km/h, aí você decide baixar 1 km/h a cada 5 minutos, então a cada 5 minutos dá um clique para baixo no botão. Portanto, nos primeiros 5 minutos você viaja a 100 km/h. Nos 5 minutos seguintes viaja a 99 km/h. Nos outros 5 minutos, a 98 km/h, e assim a coisa segue, reduzindo sua velocidade por 12 vezes ao longo dessa hora (60 ÷ 5 = 12).

Ao final de uma hora você estará a 88 km/h. Certo? Certo! Essa é a sua velocidade instantânea após uma hora, 88 km/h, ou seja, 12 km/h a menos do que vinha uma hora antes, já que vinha a 100 km/h.

E qual foi a distância que percorreu? Sua velocidade média foi de 94 km/h, portanto, percorreu 94 quilômetros.

Bom, então a sua situação instantânea agora é essa: você está a 88 km/h e na última hora percorreu 94 quilômetros de estrada.

Nesse instante você resolve que na próxima hora vai percorrer outros 94 quilômetros de chão, a mesma distância que percorreu na hora anterior.

O que terá que fazer? Terá que acelerar para obter uma média igual à que obteve na hora passada. Então, a cada 5 minutos dará um clique no controle de velocidade para que ela aumente em 1 km/h. Assim, ao cabo de uma hora sua velocidade instantânea será de 100 km/h e sua média horária terá sido 94 km/h.

Tranquilo. Assim, ao cabo de uma hora você tornou a percorrer outros 94 quilômetros.

Simples, não é? Chega a ser enfadonhamente simples, mas sigamos com ele, o simples, pois tudo na vida é simples, desde que nos saibam explicar direito a coisa.

Na economia acontece o mesmo. O produto interno bruto de um país corresponde aos quilômetros vencidos, acumulados ao longo de certo período de tempo. No ano passado, 2016, o produto interno bruto veio caindo a cada mês, a ponto de ao final do ano termos produzido 3,6% a menos que no ano anterior, 2015.

Em 2015 produzimos 100 “coisas” e em 2016 produzimos 94 “coisas”.

Mas acontece que essas 94 “coisas” não foram produzidas num volume mensal constante ao longo do ano. Começamos o ano numa velocidade instantânea de produção que produziriam 100 “coisas” ao ano, e terminamos numa velocidade instantânea de produção que produziriam 88 “coisas” ao ano.  Em termos instantâneos, em janeiro deste ano, não estávamos produzindo só 3,6 % abaixo da média mensal de 2015. Estávamos abaixo disso.

Outro exemplo, agora da roça. Digamos que você está a cavalo e tem que dar três voltas numa roça de milho. Na primeira volta vai a galope. Na segunda a trote, e na terceira a passo. Digamos que você levou cinco minutos para dar as três voltas. Ao completar a terceira volta sua situação instantânea é que você está a passo. Então você resolve dar mais três voltas. Se as fizer todas no ritmo em que se encontra, a passo, é óbvio que levará mais que os cinco minutos que levou anteriormente. Terá que também botar o cavalo para trotar e galopar, ou seja, terá que cutucar suas costelas, acelerá-lo, para conseguir completar as três voltas nos mesmos cinco minutos.

Portanto, para que o nosso PIB anual não caia em relação a 2016, a produção mensal obrigatoriamente terá que subir. Teremos que acelerar a economia para que o PIB de 2017 empate com o de 2016. E se todas as previsões de entidades sérias, nacionais e internacionais, preveem que o PIB de 2017 crescerá 0,5 %, é porque preveem que a economia vai esquentar, e direi mais, acho que já está esquentando. Preveem, portanto, que tomaremos um ritmo positivo um pouco mais forte que o ritmo negativo que tivemos em 2016.

Crescer 0,5 %, depois dessa tremenda queda de 3,6 %, não é “uma paradeira” não. É boa aceleração. Crescer 0,5 % só é “uma paradeira” se no ano anterior o PIB manteve-se estável ou em crescimento. Nunca após um ano de PIB em queda brusca.

Onde a economia está esquentando, onde ela vai esquentar, ainda não sei, mas o tempo, em breve, nos dirá. Portanto, não é momento de desanimar. É momento de animar, acelerar. Não é momento de fugir junto à manada espavorida. É momento de erguer a cabeça acima dela, estudar que rumo tomar, criar coragem, tomar suas precauções e investir no seu próprio rumo.

Quanto aos economistas… Coitados dos economistas. Esse negócio de só ser levado a sério quando faz previsões pessimistas deve ser um tédio.

AE/AK





Anterior

UM GOL GT DE AVÔ PARA NETO, DE PAI PARA FILHOS – POR CLÁUDIO MILAN

Próximo

PONTUALIDADE QUASE BRITÂNICA

Próximo

PONTUALIDADE QUASE BRITÂNICA

Nenhum resultado
View All Result

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Foto: noticias.uol.com.br

ACIDENTES: O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

02/04/2023
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

19/06/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

20/09/2014
Foto: lugaresfantasticos.blogspot.com

SUMIRAM DOIS TÚNEIS DA IMIGRANTES (SUBIDA)

27/10/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Captação de imagens: ALI/GM e autor / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

SILVERADO HIGH COUNTRY, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

03/12/2023
Foto: Divulgação Citroën

PEQUENO, NOVO CITROËN C3 AIRCROSS AUMENTA O MERCADO DE SUVES

03/12/2023
Representantes das marcas com seus prêmios (Foto: Gerson Borini)

CONHEÇA OS VENCEDORES DO PRÊMIO ABIAUTO 2023

02/12/2023
Portaria da sede da GM no Brasil em S. Caetano do Sul (Foto: valor.globo.com)

FICA OU VAI EMBORA? SINUCA DE BICO DA GM NO BRASIL

02/12/2023

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Captação de imagens: ALI/GM e autor / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

SILVERADO HIGH COUNTRY, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

03/12/2023
Foto: Divulgação Citroën

PEQUENO, NOVO CITROËN C3 AIRCROSS AUMENTA O MERCADO DE SUVES

03/12/2023
Representantes das marcas com seus prêmios (Foto: Gerson Borini)

CONHEÇA OS VENCEDORES DO PRÊMIO ABIAUTO 2023

02/12/2023
Portaria da sede da GM no Brasil em S. Caetano do Sul (Foto: valor.globo.com)

FICA OU VAI EMBORA? SINUCA DE BICO DA GM NO BRASIL

02/12/2023

AE NO INSTA

PUBLICIDADE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.