A Audi apresentou à imprensa o A5 Sportback de segunda geração, lançado no final do ano passado na Europa, e ofereceu um breve teste de avaliação na cidade e em autoestrada. Lançado em 2007 como cupê de duas portas, em setembro de 2009 a Audi lançou-o em versão sedã fastback de quatro portas e seis janelas denominando-o Sportback, formato de carroceria que chegou aos dias de hoje, ao lado de um cupê e de um conversível, versões que não estão previstas para o Brasil.
As dimensões mudaram pouco: mais 21 mm no comprimento para 4.733 mm, 14 mm no entre-eixos, que passa a 2.824 m, e menos 11 mm na largura (1.843) mm e 5 mm na altura (1.386 mm). Espaço amplo, especialmente para ocupantes do banco traseiro, é um dos destaques, mantendo o porta-malas de 480 litros, cuja abertura e fechamento são elétricos.
O peso da versão Attraction, a de entrada do modelo, é de 1.475 kg; a da Ambition, 1.555 kg, igual ao Ambition plus, que dirigi. Segundo a Audi houve redução de até 85 kg em relação à geração anterior, dependendo da versão, mediante maior uso de alumínio na carroceria, mesmo que os para-lamas dianteiros não sejam mais de alumínio.
O coeficiente de arrasto (Cx) é 0,26 e a área frontal calculada é 2,04 m², resultando numa área frontal corrigida de 0,53 m².
O motor é o EA888 3B de 1.984 cm³, turbo com válvula de alívio elétrica, injeção direta e no duto, 192 cv de 4.200 a 6.000 rpm e 32,6 m·kgf de 1.450 a 4.200 rpm no Attraction e no Ambiente, e 252 cv de 5.000 a 6.000 rpm e 37,7 m·kgf de 1.600 a 4.500 rpm no Ambition. Em todos casos o câmbio é o robotizado de duas embreagens em banho de óleo S tronic de 7 marchas, porém com tração dianteira no Attraction e no Ambiente e nas quatro rodas (sistema quattro), do tipo sob demanda, nos Ambition. Na geração anterior o câmbio era o CVT Multitronic.
Os preços são: Attraction R$ 189.990, Ambiente R$ 213.990, Ambition R$239.990, e Ambition plus, R$ 268.990.
Com esse peso e esse motor de 252 cv — 6 kg/cv — o desempenho é típico de um sedã rápido: 0 a 100 km/h em 6 segundos e velocidade máxima de 250 km/h, que é limitada. Mas dirigi-lo traz sensações melhores do que esses números sugerem. Especialmente a precisão, a maneira como freia, com aponta para as curvas, com atitude sempre correta, como se o carro fosse os membros do corpo do motorista. Só mesmo dirigindo para sentir isso. É muito know-how, muita engenharia. Os pneus Michelin Pilot Sport 245/40R18Y (para 300 km/h) têm bastante participação nesse resultado. O estepe é temporário, fino, T125/70R19M, Hankook S300, velocidade de uso máxima 80 km/h (M indica velocidade de até 130 km/h).
Sempre lidando bem com asfalto irregular de São Paulo, a firmeza clássica alemã sem implicar em nenhum desconforto e, dadas as características dos motores turbo modernos de entregarem potência farta em baixos giros, quem manda é o pedal da direita: a 1.600 rpm já são 84 cv à disposição. O câmbio robotizado de duas embreagens diverte tanto deixando-o fazer o que quer, quanto comandado-o pelas borboletas ou alavanca seletora.
Como nos carros do nosso tempo, esse A5 consome pouco. O consumo de gasolina segundo o Inmetro/PBEV é 9,3 km/l na cidade e 11,9 km/l, na estrada. Como referência, no Attraction e o Ambition, de 190 cv, é 11 km/l cidade e 13,4 km/l, estrada.
Em sétima marcha a v/1000 é de 64,6 km/h, o que representa 1.860 rpm a 120 km/h, rotação conveniente para silêncio a bordo e baixo consumo de combustível. Quando no modo de condução ECO, há a função roda-livre em 6ª e 7ª, ao levantar o pé do acelerador, desde que a declividade não seja maior que 2% (há também os modos Comfort, Sport e Individual).
Equipamentos
Uma combinação de diferentes tecnologias visam aumentar a segurança, o conforto e a eficiência do novo A5 Sportback. A ampla escolha de inovadores sistemas de assistência ao motorista se destaca no segmento.
Há o assistente de conservação na faixa de rolamento e o controle de cruzeiro com assistente de tráfego congestionado, que pode assumir a direção do veículo em velocidades de até 65 km/h nessas condições de trânsito. O modelo também traz novidades como alerta para saída de estacionamento de vagas perpendiculares, aviso de desembarque perigoso para os ocupantes e assistente para evitar colisões, que junto aos sistemas Pre sense (preparação do veículo em caso de acidente iminente), oferecem mais segurança.
A lista de equipamentos de série inclui, desde a versão de entrada Attraction, faróis bixenônio com luzes de rodagem e lanternas de LEDs, sistema de áudio com Audi Music Interface, Bluetooth, entrada USB, volante multifuncional de três raios, seletor de rodagem, ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro, sistema desliga-liga (start-stop), controle de velocidade cruzeiro com limitador de velocidade e sensores crepuscular e de chuva.
Em infotenimento, o A5 Sportback está disponível pela primeira vez com o Audi virtual cockpit (a partir da versão Ambiente), tela de 12,3 polegadas de TFT (thin film transistor) com resolução de 1.440 x 540 pixels. Junto ao MMI plus com sistema de navegação (de série nas versões Ambiente e Ambition), que inclui monitor no console central de 8,3 polegadas, forma a unidade central de informação. O ponto focal do terminal MMI é o botão giratório que também funciona como touchpad.
O controle do MMI é feito de forma similar ao de um smartphone, incluindo a função de autocompletar textos. O novo sistema de controle de voz reconhece sentenças coloquiais, como “eu quero ligar para o Carlos”.
Um fato curioso. Estava eu na marginal do Pinheiros parada, quando tiro o cinto para poder alcançar o maço de cigarros no bolso apertado da calça jeans: o motor desligou! Ainda acelerei pensando ser o desliga-liga, mas este estava desativado (não me agrada o carro parar e o motor desligar). Esse e vários outros detalhes serão “descobertos” no teste “no uso”.
É mesmo um belo de um sedã, mas tenho uma reclamação, que o leitor ou leitora do AE já deve saber qual é: falta faixa degradê no para-brisa. Custava pôr?
BS
FICHA TÉCNICA AUDI A5 SPORTBACK AMBITION PLUS | |
MOTOR | |
Tipo | Ignição por centelha, 4 tempos, gasolina |
Instalação | Dianteiro, longitudinal |
Material do bloco/cabeçote | Alumínio |
N° de cilindros/configuração | 4/em linha |
Diâmetro x curso (mm) | 82,5 x 92,8 |
Cilindrada (cm³) | 1.984 |
Aspiração | Forçada por turbocompressor com interresfriador |
Taxa de compressão (:1) | 9,6 |
Potência máxima (cv/rpm) | 252/5.000 a 6.000 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 37,7/1.600 a 4.500 |
N° de válvulas por cilindro | 4 |
N° de comando de válvulas/localização | 2/ cabeçote, variador de fase de admissão e escapamento, variador de levantamento, corrente |
Formação de mistura | Injeção no duto e direta |
ALIMENTAÇÃO | |
Combustível | Gasolina comum (95 octanas RON) |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Tensão (V) | 12 |
Gerador (A) | Alternador/140 |
Capacidade da bateria (A·h) | 58 |
TRANSMISSÃO | |
Rodas motrizes | Dianteiras |
Câmbio | Robotizado de dupla embreagem |
N° de marchas | 7 à frente e uma à ré |
Relações das marchas (:1) | 1ª. 3,188; 2ª. 2,190; 3ª. 1,517; 4ª.1,057; 5ª. 0,738; 6ª 0,557; 7ª 0,433; ré 2,750 |
Relação de diferencial (:1) | 4,270 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido, ABS com EBD |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/338 |
Traseiros (Ø mm) | Disco/330 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, mola helicoidal e amortecedor pressurizado concêntricos, 2 braços superiores, 2 inferiores e barra estabilizadora |
Traseira | Independente multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,5 |
Relação de direção (:1) | 15,9:1 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio 8Jx18 |
Pneus | 245/40R18Y (Michelin Pilot Sport) |
Estepe | Temporário T125/70R19M (Hankook S300) |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.555 |
Carga máxima | 485 |
CARROCERIA | |
Tipo | Monobloco em aço com partes em alumínio, sedã liftback, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.733 |
Largura sem espelhos | 1.843 |
Altura | 1.386 |
Distância entre eixos | 2.824 |
Bitola dianteira/traseira | 1.587/ 1.570 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,26 |
Área frontal (m²) | 2,04 |
Área frontal corrigida (Cx x A) | 0,53 m² |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 480 |
Tanque de combustível | 58 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) | 250 (limitada) |
Aceleração 0-100 km (s) | 6 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/L) | 9,3 |
Estrada (km/L) | 11,9 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 6ª (km/h) | 46,4 |
Rotação do motor a 120 km/h, 7ª (rpm) | 1.860 |
Rotação do motor à vel. máxima, 6ª (rpm) | 5.000 |