• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AK

FUSCAS HOT RODS

identicon por Arnaldo Keller
07/07/2017
em AK, Outros
(photobucket.com)

(photobucket.com)







Pensei que após mais de dez anos sem Fusca estivesse livre do vírus fuscalístico. Acho que de 1973 a 2006 tive Fuscas quase que direto. Posso ter ficado um e outro período sem ele, mas logo voltava a sucumbir aos seus encantos. O fato de ter morado e trabalhado na roça por mais de 25 anos contribuiu para isso, já que ainda não inventaram nada mais prático, barato e divertido para o dia a dia que eu encarava.

Meu último Fusca foi um ‘66 branquinho com o motor preparado pelo Eber Boteon, um excelente mecânico preparador de Pirassununga. Era um 1600 com virabrequim balanceado, comando de Kombi a álcool, cabeçotes preparados e dois carburadores Solex 32. Coisa simples, eficiente e feita com carinho. Era o suficiente para o ponteiro do velocímetro passar de passagem pelo VDO e bater no pino do zero. A caixa de câmbio era a original do 1300, ruim para a estrada mas boa para a arrancada, já que era curta para o motor.

Furtaram a Fusqueta aqui em São Paulo. Foi eu dar um banho nele, ele ficar lindinho e branquinho que nem uma garça ao sol, e o deixar na rua só para entrar em casa para tomar um café e pegar alguma coisa e… Como é desorientador sair e não encontrar o carro! Você fica olhando feito bobo para aquele espaço vazio tentando materializar o carro com a força da imaginação…

Fui até à polícia. O escrivão do B.O., muito sossegado me disse que se eu achasse o Fusca eles iam atrás e o resgatavam. Mas que beleza! Eu sair por aí pelas quebradas do capeta para achar o Fusqueta! Daí, fulo da vida, eu lhe contei a história da aranha. Minha filha era menininha e viu uma aranha enorme no quarto, lá na fazenda. Correu para chamar meu pai, que no terraço lia sossegado o seu jornal. Meu pai, com sua habitual fleuma, lhe disse que se trouxessem a aranha ele matava. A carinha da minha filha foi de estupefação, tal qual a minha diante do modorrento escrivão; só que meu pai, claro, depois da piada foi lá e mandou a aranha pro beleléu, enquanto com a polícia ficou por isso mesmo.

Então foi só com a ajuda de um lazarento de um ladrão que me afastei dessa mania de Fusca. Mas tem um aqui perto de casa que anda me contaminando de novo. Deve ser um ’68 ou ’69 e está tipo abandonado na rua, pneus meio murchos, pintura queimada. Mas o danado está totalmente original, tirando o retrovisor externo, que já é da década de 70. Volta e meia passo a pé por ele a caminho da padaria e já me vem aquele troço esquisito de precisar de um Fusca. E fico ali sossegado imaginando as malvadezas que poderia fazer com ele.

O caro leitor, amante ou não de Fusca, porém amante de carro legal, há de gostar destes Fuscas Hot Rods.

 

Fora as faixas brancas, perfeito (hotroth.com)

 

Detalhe dos frisos (ak0.pinimg.com)
Esse me deixa de pernas bambas; não faço ideia do que essa suspensão de eixo rígido na dianteira deve provocar, mas coisa boa não deve ser (images.thesamba.com)

 

Capô interessante (kaeferblog.com)

 

Mexida simples e bárbara (3.bp.blogspot.com)

 

Saiam da frente! (ak0.pinimg.com)

 

Rodas raiadas e capô com ventilação (ak0.pinimg.com)

 

Limpadores do para-brisa pivotam no teto (ak0.pinimg.com)

 

Prata com teto solar vermelho (ak0.pinimg.com)

 

Bem germânico da casca grossa (ak0.pinimg.com)

 

Belas rodas (ak0.pinimg.com)

 

Picapinha (ak0.pinimg.com)

 

Faixa branca só em carro de luxo que tenha Motorista-James que as lave diariamente (ak0.pinimg.com)

 

Deve ter um V-8 lá na frente (ak0.pinimg.com)

 

Lindinha, não? (carcrushing.com)

 

Transmite alegria (carcrushing.com)

 

Que rodas lindas! (farm9.staticflickr.com)

 

Para quem gosta de rodão e pneuzão, um prato cheio (i.ytimg.com)

 

Rodas raiadas e vermelhas e teto solar (image.vwtrendsweb.com)

 

Kombi para entregas rápidas (imgur.com)

 

O vermelho também lhe cai bem, mas as rodas e pneus, nada a ver (materiaincognita.com)

 

 

Eu soldaria as portas, para dar rigidez, e jogaria a capota fora (materiaincognita.com.br)

 

Entre-eixos longo (minimini77.blog.so-net.ne.jp)

 

Criança adora Fusca (www.thesamba.com)

 

Fusca adora criança (ru.fishki.net)

 

Picapinha para ter na praia (thesamba.com)

 

Para fechar com chave de ouro (thesamba.com)

 

Quem gosta de Fusca, gosta dele para sempre.

 

AK

 

 

 

 

 

 





Anterior

TRAPALHADA, AZAR, SORTE E UM FINAL FELIZ

Próximo

HESSISCH OLDENDORF 2017 – PARTE 2

identicon

Arnaldo Keller

Arnaldo Keller: por anos colaborador da Quatro Rodas Clássicos e Car and Driver Brasil, sempre testando clássicos esportivos, sua cultura automobilística, tanto teórica quanto prática, é difícil de ser igualada. Seu interesse pela boa literatura o embasou a ter uma boa escrita, e com ela descreve as sensações de dirigir ou pilotar de maneira envolvente e emocionante, o que faz o leitor sentir-se dirigindo o carro avaliado. Também é o autor do livro “Um Corvette na noite e outros contos potentes” (Editora Alaúde).

Próximo

HESSISCH OLDENDORF 2017 – PARTE 2

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Pesquisa na Internet

TRAGÉDIA REVELA RARO FUSCA 1950 COM SOMENTE 14.190 km

08/08/2022
Jimny 1999 - Fotos: divulgação

SUZUKI JIMNY SAI DE LINHA DEPOIS DE 23 ANOS NO BRASIL

08/08/2022
Fotos: autor

NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

07/08/2022
BMW X6 (Foto: commons.wikipedia.org)

FASTBACK: SOLUÇÃO PARA ABRANDAR O VISUAL DE UTILITÁRIO DOS SUVES?

07/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Pesquisa na Internet

TRAGÉDIA REVELA RARO FUSCA 1950 COM SOMENTE 14.190 km

08/08/2022
Jimny 1999 - Fotos: divulgação

SUZUKI JIMNY SAI DE LINHA DEPOIS DE 23 ANOS NO BRASIL

08/08/2022
Fotos: autor

NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

07/08/2022
BMW X6 (Foto: commons.wikipedia.org)

FASTBACK: SOLUÇÃO PARA ABRANDAR O VISUAL DE UTILITÁRIO DOS SUVES?

07/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In