• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AE

O MELHOR CARRO QUE JÁ TIVE – POR LUCIANO GONZALEZ

identicon por Autoentusiastas
22/08/2017
em AE, Carros dos Leitores






Meados de 2007, eu então proprietário de um Gol 16v Turbo 2001, já estava pensando em trocar de carro, vinha em uma sequência de três VW Gol, um de cada geração (GI, GII e GIII) e o GIV não me agradou nem um pouco (para mim era inaceitável trocar um bem acabado GIII por um simplório GIV).

Comecei a estudar as possibilidades para um substituto e a minha lista se resumiu quatro carros: Montana Sport 1,8, Astra Advantage, Golf 2,0 e o recém-atualizado VW Polo hatch. A Montana era linda, tinha que ser vermelha, mas descartei-a pelo valor proibitivo do seguro. O Golf “4,5” nunca me encheu os olhos visualmente, apesar de ser muito bem acabado (muito mesmo) e muito bom de tocar, mas o desenho, na minha opinião, era controverso. O Astra tinha um excelente custo-benefício, os contras eram o interior simples e o seguro (mais caro que o do Golf, uma surpresa) e o Polo, bem o Polo…

Eu conhecia bem o Polo desde seu lançamento, mas aquela frente “à Mercedes” nunca me chamara a atenção. Sabia de algumas de suas qualidades, mas não lhe dava a mínima atenção — até que veio o bem-resolvido facelift em 2007. E não é que o desenho mudou da água para o vinho? O patinho feio passara a ser lindo com um facelift básico!

Ok, ainda pensando nas possibilidades, um dia fui à concessionária VW Caraigá em São Paulo comprar algumas peças para o meu então Gol 16v Turbo e o que havia no meio do salão de vendas? Um Polo GTi! Fiquei hipnotizado, dava voltas em torno do carro, não sentira aquela sensação desde o lançamento do Gol GTi 16v, fiquei bobo. Ali decidi que meu próximo carro seria um Polo 0-km e seria vermelho, o mesmo vermelho do GTi.

Para ajudar, enquanto o seguro da Montana ficava em R$ 4.500,00 no meu perfil, Astra, em R$ 3.800,00, e Golf, em R$ 3.300,00, o do Polo saía por R$ 1.500,00.

Para finalizar, eu não trabalhava ainda na VW, mas um grande amigo, sr. Zé, pai de meu grande amigo Robson, era aposentado VW e sabendo do meu interesse se ofereceu a pegar um carro para mim sem ônus algum. Aí ficou muito fácil.

Nessa época, as versões do hatch eram o Polo 1,6 e o 1,6 Sportline (além do importado GTi), porém o Sportline não dava a opção dos bancos cinza listrados, porta-malas acarpetado e terceiro encosto de cabeça. Lá fui eu montar um 1,6 completo, mais completo que um Sportline, e assim foi feito. Efetuamos o pedido e aguardamos até que um dia de setembro de 2007 o amigo Robson me liga dizendo que o carro estava pronto.

Fui até à casa do sr. Zé e de lá nos dirigimos em seu Santana até à fábrica em São Bernardo do Campo. Chegando lá, o sr. Zé entrou e eu fiquei no pátio Anchieta só aguardando, atento ao movimento.

Enfim, carro na mão, fomos até o posto mais próximo, enchi o tanque do Polo e do Santana (era o mínimo que eu podia fazer, além de comprar uma camisa do Palmeiras para o sr. Zé!)

Tudo resolvido, era hora de apreciá-lo: embora andasse consideravelmente menos que o meu antecessor Gol 16v Turbo, no resto era muito superior em tudo, mas muito mesmo, eu não fazia ideia do abismo: direção bem rápida, chassis nitidamente superior, rigidez idem, estabilidade sem igual, câmbio, o MQ200, que “chupa” os engates.

O acabamento esmerado, sóbrio como todo VW, mas a impressão de qualidade era nítida. Os freios eram excelentes, era um outro padrão de carro, bem acima do que eu estava acostumado. Arrancava sorrisos a todo instante, era muito prazeroso guiá-lo, estrada sinuosa era com ele! Sobrava conjunto para o esforçado EA111 1,6-L, foi um companheirão de inúmeras viagens, batia cinco horas de volante e eu chegava completamente inteiro no destino.

As surpresas eram sempre positivas. Resolvi instalar um jogo de alto-falantes da renomada marca Pioneer e, ao desmontar os acabamentos de porta, o esmero era nítido, não havia filmes plásticos e sim placas metálicas. A batida de porta era justa, tudo transmitia muita qualidade. Também pudera, foi meio que um divisor de águas na indústria nacional em termos de construção: muita automação na montagem, solda a laser no teto (nem o Golf e A3 tinham isso), gaps perfeitos, algumas peças metálicas confeccionadas no sistema tailored blank (uma mesma peça com duas espessuras de chapa diferentes), travessa do painel de instrumentos em material injetado, alinhamentos perfeitos, difusores de ar do painel com esforço calculado, detalhes impensáveis em um hatch de pequeno porte. Digo sem medo que construtivamente falando, esse projeto do início de 2000 ainda é atual, saiu de linha em 2014 recebendo 4 estrelas no Latin NCap.

O porta-copos do painel de instrumentos era sensacional, não vi até hoje nada tão bacana como aquilo!

Enfim, é um carro que deixou muita saudade. Tive que vendê-lo em 2010 para a compra de um imóvel e foi na ocasião um negócio muito vantajoso. Mas  acho que foi o único carro até hoje que vendi com dó, mas foi por uma boa causa. Fui embora olhando para ele, como que me despedindo.

E vocês (incluindo a equipe AE), qual o melhor carro que vocês já possuíram?

Um abraço!

Luciano Gonzalez
São Paulo – SP





Anterior

ULTRAPASSANDO AS 100 POSTAGENS!

Próximo

DOIS FRANCESES, UM PORSCHE, E TEMPO PARA SE ACOSTUMAR

identicon

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

Próximo

DOIS FRANCESES, UM PORSCHE, E TEMPO PARA SE ACOSTUMAR

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação

SMART #1 BRABUS PODE PASSAR DE 400 cv COM DOIS MOTORES ELÉTRICOS

16/08/2022
Emerson Fittipaldi (Foto: Divulgação)

FITTIPALDI PODE IR AO SENADO, PIASTRI AO LIMBO

16/08/2022
Gol, o mais vendido em julho (Foto: Divulgação VW)

MERCADO EM JULHO – VENDAS DIRETAS SALVANDO O MÊS

16/08/2022
Fotos: divulgação

DODGE CHALLENGER OFERECE PRIMEIRA VERSÃO CONVERSÍVEL

16/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação

SMART #1 BRABUS PODE PASSAR DE 400 cv COM DOIS MOTORES ELÉTRICOS

16/08/2022
Emerson Fittipaldi (Foto: Divulgação)

FITTIPALDI PODE IR AO SENADO, PIASTRI AO LIMBO

16/08/2022
Gol, o mais vendido em julho (Foto: Divulgação VW)

MERCADO EM JULHO – VENDAS DIRETAS SALVANDO O MÊS

16/08/2022
Fotos: divulgação

DODGE CHALLENGER OFERECE PRIMEIRA VERSÃO CONVERSÍVEL

16/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In