Com uma diferença de poucos dias, a Ford cedeu ao AE para teste o novo EcoSport FreeStyle 1,5-litro de 3 cilindros automático e a versão-topo da linha, Titanium 2,0 AT. O teste do primeiro, responsabilidade do Juvenal Jorge, foi publicado no dia 6 de deste mês.
Esta versão topo de linha, a Titanium, teve o motor Duratec 2,0 melhorado basicamente com a adoção de injeção direta, passando de 140/146 cv a 6.250 rpm para 170/176 cv a 6.500 rpm, e de 18,9/19,7 m·kgf a 4.500 rpm para 20,6/22,5 m·kgf à mesma rotação. Um ganho apreciável, portanto, que mais que compensa o aumento de peso de 1.316 kg para 1.359 kg. A relação peso-potência hoje é 8/7,7 kg/cv, contra 9,4/9 kg/cv antes. A mudança agradará em cheio os que gostam de sobra de potência sob o capô. O motor, de nome completo Duratec Direct Flex, é disponível na versão Titanium apenas.
O motor é moderno, reúne boas características como bloco, cabeçote e cárter em alumínio e duplo comando de válvulas com variador de fase em ambos e acionamento por corrente. Segundo a Ford, ele traz aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos (álcool) e a velocidade máxima é limitada em 180 km/h. Vale lembrar que a Ecosport, diferentemente de muitos suves, tem um bom coeficiente aerodinâmico, de 0,35, o que, além de ajudar na economia de combustível lhe permite atingir alta velocidade máxima. Com esses 176 cv, na certa passaria de 200 km/h, não fosse a limitação.
Esse motor 2,0-l da Titanium é silencioso e suave. Aliado a ele está a novidade do câmbio automático epicíclico, de 6 marchas, Getrag, no lugar do robotizado PowerShift de duas embreagens do mesmo fabricante. O novo automático é muito bem programado. Na alavanca, após a posição Drive há a S, a mais esportiva e apropriada para quando se quer maior desempenho. Para trocas manuais sequenciais há as borboletas atrás do volante, solução bem melhor e cômoda do que a tecla no pomo da alavanca seletora do câmbio PowerShift. As borboletas obedecem ao comando estando nos modos D e S, e no primeiro retorna à função automática após cerca de 10 segundos sem atividade manual.
Logo notei que os pneus eram bons Michelin Primacy 205/50R17, pneus de asfalto e não de duplo propósito. O resultado foi maior aderência, mais suavidade e menor ruído ao rodar. A Ford fez bem em equipar a versão mais potente com pneus condizentes.
Na estrada, a 120 km/h reais em 6ª marcha o giro fica em 2.700 rpm, baixo e correto para o conjunto. Nessa condição o motor vai quase inaudível. Em rotação alta o motor continua suave. Com aceleração a fundo, as trocas são feitas a 6.500 rpm, sua rotação de potência máxima. A boa relação peso-potência proporciona ultrapassagens em pistas de mão dupla com segurança mesmo estando carregado.
A correta posição de dirigir é facilmente encontrada. Há ampla variação da posição do volante, seja em altura ou distância. O banco do motorista é anatômico e tem espuma de densidade correta, dignos de um Ford. Como há regulagem de altura do banco do motorista e da ancoragem do cinto de segurança, este fica no posicionamento correto.
O EcoSport não é grande e largo, mas compacto, daí que o banco traseiro, devido à largura do veículo, só acomoda bem dois adultos. O porta-malas é só razoável: 362 litros. Porém, o encosto do banco traseiro dividido 60:40, ao ser rebatido, eleva o volume de carga para 1.178 litros com uma superfície plana.
Por ser compacto ele é bastante agradável no trânsito. É ágil, há boa visibilidade geral, é fácil de estacionar, ainda mais com a ajuda da câmera de ré.
É razoavelmente econômico. O consumo oficial de homologação segundo as normas Inmetro/PBVE é 8,8/6,1 km/l na cidade e 12/8,3 km/na estrada. Nos dias em que fiquei com o carro obtive consumos (de gasolina) ligeiramente melhores em uso normal.
O som é da Sony, muito bom. A tela multimídia é clara e de fácil acesso ao que interessa. O sistema multimídia SYNC3 é de nova geração, e a tela capacitiva tátil é de 8”. O SYNC3 conta com Bluetooth, duas entradas USB, função de leitura e envio de mensagens SMS (“torpedos”) e conectividade para Android Auto e Apple CarPlay. Tem nova interface gráfica e comandos de voz para áudio, telefone e navegação. O AppLink permite usar vários aplicativos de smartphones.
A versão Titanium tem preço público sugerido de R$ 93.990 e não tem opcionais senão cores. Para ter a bela cor de lançamento azul Belize do veículo testado há um acréscimo de R$ 1.300. De resto, tudo vem de série (veja lista completa de equipamentos em seguida à ficha técnica).
O EcoSport é o suve para quem não gosta de dirigir suves devido ao porte geralmente avantajado. Seu comportamento dinâmico é exemplar, o rodar é macio, é bom de curva e, sobretudo, mostra-se um veículo prático. Tem tudo para agradar aos jovens, tanto os de RG como os de espírito.
AK
FICHA TÉCNICA NOVO FORD ECOSPORT TITANIUM 2,0 AT 2018 | |
MOTOR | |
Denominação | 2,0 Duratec Direct Flex |
Tipo | 4 cil. em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase em ambos, corrente, 4 válvulas por cilindro |
Diâmetro e curso (mm) | 87,5 x 83,1 |
Cilindrada (cm³) | 1.999 |
Taxa de compressão (:1) | 12 |
Comprimento da biela (mm) | 146,25 |
Relação r/l | 0,284 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 170/176/6.500 |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 20,6/22,5/4.500 |
Rotação de corte (rpm) | 6.850 |
Formação de mistura | Injeção direta |
TRANSMISSÃO | |
Rodas motrizes | Dianteiras |
Câmbio | Automático epicíclico, 6 marchas à frente e uma à ré |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,584; 2ª 2,964; 3ª 1,912; 4ª 1,446; 5ª 1,000; 6ª 0,746; ré 2,943 |
Relação de diferencial (:1) | 3,51 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade |
Relação de direção | n.d. |
Número de voltas entre batentes | 2,6 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,6 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Tambor/n.d. |
Controle | ABS (obrigatório) e EBD |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | 7Jx17 |
Pneus | 205/50R17 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, utilitário esporte 4-portas, cinco lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,35 |
Área frontal calculada (m² | 2,39 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,83 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento incluído o estepe | 4.269 |
Largura (sem/com espelhos) | 1.765/2.057 |
Altura | 1.693 |
Distância entre eixos | 2.519 |
Altura livre do solo | 200 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 362 (1.178 com banco traseiro rebatido) |
Tanque de combustível | 52 |
PESOS) | |
Em ordem de marcha (kg) | 1.359 |
Carga útil (kg) | 391 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | n.d./9,5 |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 180/180 (limitada) |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE | |
Cidade (km/l, G/A) | 8,8/6,1 |
Estrada (km/l, G/A | 12/8,3 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 última marcha (6ª, km/h) | 44,5 |
rpm a 120 km/h em 6ª | 2.700 |
rpm à vel. máxima em 5ª | 5.420 |
EQUIPAMENTOS FORD ECOSPORT TITANIUM 2,0 AT 2018 |
Acesso inteligente e partida sem chave |
Acionamento elétrico dos vidros dianteiros e traseiros |
Alerta de tráfego transversal à retaguarda |
Ar-condicionado automático digital |
Assistência de emergência |
Assistente de partida em rampas |
Assistente de frenagem |
Assoalho inteligente do porta-malas |
Bancos em couro na cor Light Stone |
Bolsas infláveis (7, incluindo as duas frontais obrigatórias) |
Borboletas de trocas de marchas no volante |
Câmera de ré |
Computador de bordo |
Conectividade com CarPlay e Android Auto |
Controle automático de velocidade de cruzeiro |
Controle de estabilidade e tração (AdvanceTrack) |
Controles de áudio no volante |
Direção eletroassistida |
Engates Isofix para dois bancos infantis |
Espelho interno eletrocrômico |
Espelhos retrovisores externos com repetidoras de setas |
Faróis de xenônio |
GPS |
Luzes de rodagem diurna (DRL) em LED |
Monitoramento de ponto cego |
Monitoramento de pressão dos pneus |
Painel de instrumentos com tela de 4,2″ colorida |
Roda de alumínio de 17″ |
Sensor de chuva |
Sistema anticapotagem |
Teto solar elétrico |
Volante revestido em couro |
ÁUDIO E CONECTIVIDADE |
AppLink |
Bluetooth, 2 entradas USB |
Sony Premium Sound – 9 alto-falantes |
SYNC® 3 com tela tátil de 8” |