• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae Automobilismo

SÃO PAULO TERÁ PROVAS DO WEC E F-E

identicon por Wagner Gonzalez
14/09/2017
em Automobilismo, WG






 

Mundial de Resistência será em Interlagos. Fórmula E usará circuito do Anhembi. Data do WEC ainda em aberto.

A SPTuris deverá anunciar nos próximos dias a realização de duas provas de caráter mundial no calendário automobilístico brasileiro: serão duas etapas dos campeonatos Mundial de Resistência (WEC) e da Fórmula E, modalidade reservada para carros elétricos. Carros do WEC voltam a Interlagos, possivelmente em fevereiro de 2019.

A informação foi passada por David Barioni Filho e representantes da SPTuris em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (13/9) no autódromo de Interlagos. A pauta do encontro versou também sobre assuntos referentes a normas de utilização do circuito durante as reformas que se realizam anualmente no local.

Nelsinho Piquet foi o primeiro campeão mundial da categoria, na temporada 2014/15 (F-E)

O calendário da Fórmula E para 2017/2018 prevê a realização de uma etapa em São Paulo para o dia 17 de março do ano que vem. Em função das limitações técnicas e de desempenho dos carros — até agora os pilotos eram obrigados a trocar de carro durante as provas em função da autonomia reduzida das baterias até então usadas —, as pistas usadas pela categoria têm curvas fechadas, retas relativamente curtas e praticamente nenhum aclive.

Para reforçar o propósito de baixa emissão de gases poluentes pelo escapamento, os eventos ocorrem em zonas de alta densidade habitacional e cidades de destaque no cenário internacional, como Berlim, Montreal, Nova York, Paris e Roma.

Provas da F-E utilizam circuitos de rua, sem aclives e em grandes cidades, como Montreal (F-E)

Ainda não está claro quem será o responsável pela promoção e organização da F-E no âmbito nacional, mas os nomes de Vito Di Grassi (pai do atual campeão da categoria Lucas Di Grassi) e Tamas Rohonyi (atual promotor da do GP do Brasil de F-1) são cogitados como tal. Espera-se que o circuito a ser montado no Parque Anhembi utilize boa parte da estrutura daquele utilizado pela F-Indy, porém com as adaptações necessárias para atender as limitações dos carros elétricos. Não é a primeira vez que o Brasil figura no calendário da categoria: no passado uma etapa prevista para o Rio foi anunciada com destaque, porém o evento foi cancelado. Outras propostas para realizar o evento em Florianópolis, Salvador e São Paulo também foram avaliadas mas nenhum projeto prosperou.

Le Mans segue sendo a cereja do bolo da WEC, apesar da saída da Audi e da Porsche (ACO)

A data da F-E já está definida e anunciada no site oficial da categoria, porém o mesmo não acontece com a etapa do Campeonato Mundial de Resistência, mais conhecido como WEC, sigla do nome em inglês “World Endurance Championship”. A categoria vive uma fase de reestruturação em decorrência das decisões da Audi e Porsche em encerrar seus programas na categoria, algo que muitos enxergam como contenção de custos decorrentes dos processos sofridos pelo grupo VW, controlador de ambas marcas, por burlar a legislação de emissão de óxidos de nitrogênio em veículos de motor Diesel vendidos nos EUA.

Por causa disso e para permitir uma reavaliação de procedimentos e adequação à nova realidade, o calendário para 2018 foi anunciado pelos promotores do WEC como sendo “uma supertemporada de transição”. A relação de oito etapas divulgada recentemente exibe uma data em aberto para o mês de fevereiro de 2019, ou seja, após a 24 Horas de Daytona, competição das mais importantes e que utiliza regulamento mais liberal que o do WEC, ainda que bastante similar. Segundo informações de uma fonte que participou da reunião “a prova da WEC pode ser  no final de 2018 ou começo de 2019”. Uma empresa especializada em eventos esportivos, e homologada pela prefeitura paulistana, será a promotora do evento. Emerson Fittipaldi, que há poucos anos promoveu a etapa brasileira do WEC, não está envolvido no novo projeto.

Calendários

Os calendários para 2018/2019 do Campeonato Mundial de Resistência e Campeonato Mundial de F-E são os seguintes, ambos em caráter extraoficial:

Campeonato Mundial de Resistência – WEC

6 de maio, 2018 – 6 Horas de Spa, Bélgica
16/17 de junho, 2018 – 24 Horas de Le Mans, França
14 de outubro de 2018 – 6 Horas de Fuji, Japão
4 de Novembro de 2018 – 6 Horas de Xangai, China
Fevereiro de 2019 – Local e data a definir
16 de março de 2019 – 12 Horas de Sebring, EUA
4 de maio de 2019 – 6 Horas de Spa, Bélgica
15/16 de junho de 2019 – 24 Horas de Le Mans, França

Campeonato Mundial de F-E 2018/2019

2 de dezembro de 2017 – Hong Kong, China
3 de dezembro de 2017 – Hong Kong, China
13 de janeiro de 2018 – Marraquexe, Marrocos
3 de fevereiro de 2018 – Santiago do Chile
3 de março de 2018 – Cidade do México – México
17 de março de 2018 – São Paulo, Brasil
14 de abril de 2018 – Roma, Itália
28 de abril de 2018 – Paris, França
19 de maio de 2018 – A definir, Alemanha
9 de junho de 2018 – A definir cidade e país
7 de julho de 2018 – Nova York, EUA
8 de julho de 2018 – Nova York, EUA
28 de julho de 2018 – Montreal, Canadá
29 de julho de 2018 – Montreal, Canadá

WG





Anterior

AUTOCLÁSICA 2017 FOCA NA FERRARI

Próximo

CONVERGÊNCIA NECESSÁRIA

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

CONVERGÊNCIA NECESSÁRIA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Volkswagen

UMA KOMBI T1 COM 4 EIXOS, 10 RODAS E DUAS LAGARTAS

14/08/2022

DBR22: CONCEITO DA ASTON MARTIN INSPIRA-SE NOS ANOS 60

15/08/2022
Fotos: divulgação

MEYERS MANX: O RETORNO DO PRIMEIRO BUGUE, AGORA ELÉTRICO

15/08/2022
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

14/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Volkswagen

UMA KOMBI T1 COM 4 EIXOS, 10 RODAS E DUAS LAGARTAS

14/08/2022

DBR22: CONCEITO DA ASTON MARTIN INSPIRA-SE NOS ANOS 60

15/08/2022
Fotos: divulgação

MEYERS MANX: O RETORNO DO PRIMEIRO BUGUE, AGORA ELÉTRICO

15/08/2022
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

14/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In