• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home DA

DÓRIA MOSTRANDO SUAS GARRAS

identicon por Daniel Araújo
17/10/2017
em DA, Outros






Depois de eleito prometendo ser mais que prefeito — um “gestor” — o prefeito de São Paulo,  João Dória Jr., está se superando na arte de ser um político com máscara de empresário-gestor.

A última dele agora pipocou terça-feira última (10), conforme publicado pelo jornal Valor Econômico: levantar recursos para a Prefeitura Municipal de São Paulo através de debêntures de uma Sociedade de Propósitos Específicos (SPE), a ser criada, usando como garantia — pasme! — as multas de trânsito a serem lavradas. Ou seja, sabe aquela multa que você poderá tomar nos próximos seis meses? Então, ela já será dada em garantia antes mesmo dela acontecer.

A ideia de obter recursos por meio de investimento popular é boa,  e antiga. Abaixo, por exemplo, anúncio do governo paulista em 1936 convidando a população a nele investir mediante compra de apólices, com retorno líquido e certo claramente informado. A garantia? O próprio governo estadual e sua pressuposta e acreditada solidez.

Fac-símile de anúncio no jornal Correio Paulistano de 18/8/1936

Financeiramente o conceito faz sentido, mas é altamente questionável. Afinal, como pode ser dado em garantia uma receita eventual, que ainda nem ocorreu, cujo fato gerador é uma infração de trânsito e aplicação de uma sanção/pena, e portanto não é algo fixo,  relacionado à atividade econômica, que embora previsível estatisticamente não pode ser considerada como recorrente?

Do ponto de vista lógico (pelo menos no meu entendimento), multa, pelo seu próprio conceito de pena pecuniária a uma infração a uma legislação, não é receita, e sim uma punição. Como pode ser garantia de alguma coisa? E se, como num passe de mágica, motoristas não cometerem infrações, como dito na matéria do jornal?

Multa de trânsito hoje é instrumento — velado — de política tributária. É a forma mais rápida de aumentar a arrecadação sem recorrer a medidas impopulares como impostos e, na esteira, angariar a simpatia de certos grupos de pressão, como os que demonizam o automóvel, por exemplo.

 

São Paulo “cinquentinha” explicado

A devastadora vitória de João Dória Jr. sobre seu principal oponente nas eleições para prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, ao ser eleito em primeiro turno, fato inédito em São Paulo, é nitidamente atribuível ao posicionamento do candidato do PSDB na questão de trânsito e mobilidade, ao representar a defesa dos interesses do munícipes.

Por mais estranho que isso possa parecer diante desses dois assuntos, o fato é que com uma  frota de 7 milhões de veículos e uma população de 11 milhões de habitantes, o que dá 1,6 habitantes por veículo, trânsito e mobilidade, ao lado de segurança pública e saúde, está entre as maiores preocupações dos paulistanos.

Estes ficaram chocados, para não dizer revoltados, quando em 31 de agosto de 2015 o petista Fernando Haddad, sem nenhum dúvida Inimigo Público nº 1 do automóvel, tresloucada e irresponsavelmente reduziu as velocidades em todas as vias da cidade, chegando à estupidez maior de baixar o limite das vias de trânsito rápido, as marginais dos rios Pinheiros e Tietê, para odiáveis 70 km/h. Em outras, ditas arteriais, passou a 50 km/h, velocidades difíceis de serem mantidas por serem antinaturais. Seria o mesmo  que limitar a velocidade de caminhar a 2 km/h.

Velocidade regulamentada na av. dos Bandeirantes, em São Paulo, de 60 para 50 km/h causou indignação (Foto: folha.uol.com.br)

Por isso, quando João Dória Jr. acenou em campanha restabelecer as velocidades anteriores nas duas vias marginais, sua vitória estava definida. Era o que a população de São Paulo mais ansiava, arrisco dizer mais até do que resolver outras carências.

Esse anseio não se restringia às velocidades da duas marginais, mas às das vias da cidade de maneira geral, o que  nos corações e mentes dos eleitores de João Dória Jr. aconteceria mesmo que o candidato se referisse apenas às vias marginais. Era a lógica, o bom senso.

Quando em 25 de janeiro deste ano ocorreu a volta a 90 km/h nas pistas centrais das vias marginais e 60 km/h nas laterais, com o infantil 50 km/h na faixa direita, e o prefeito silenciou no tema com respeito às demais vias da cidade, o paulistano sentiu o amargo sabor de ter sido ludibriado por João Dória Jr. e nascia, ou renascia, a São Paulo “Cinquentinha” — uma ilha cercada pelos “Sessentinhas” municípios vizinhos como Santo André e São Caetano do Sul.

Agora, com o plano anunciado dia 10 último de garantir as debêntures da tal Sociedade de Propósitos Específicos (?) com a “arrecadação” por meio de multas de trânsito, explica-se a diabólica e enganosa artimanha de João Dória Jr. em manter a São Paulo “Cinquentinha”, garantir a execução do seu plano.

Ter uma pessoa com esse perfil na Presidência da República, a aspiração do alcaide de São Paulo? Jamais.

DA
BS colaborou





Anterior

RENAULT KWID INTENSE – 1ª SEMANA

Próximo

MERCADO EM SETEMBRO, RECUPERAÇÃO SEGUE AVANÇANDO

identicon

Daniel Araújo

Administrador de formação acadêmica, é antes de tudo, um apaixonado por automóveis e aviões. Busca compreender a história existente em um projeto e os porquês técnicos envolvidos. Sua atuação como como gerente de empresa agrícola durante 9 anos aguçou ainda mais essa curiosidade e a levou para os utilitários, máquinas e motores e veículos comerciais. Após excelentes contribuições pontuais ao AE se tornou editor regular.

Próximo

MERCADO EM SETEMBRO, RECUPERAÇÃO SEGUE AVANÇANDO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação

RENAULT 5 GANHA ESTILIZAÇÃO CHARMOSA AOS 50 ANOS

06/07/2022

KAWASAKI: TRÊS NOVIDADES NA LINHA

06/07/2022
Fotos: divulgação

TOYOTA URBAN CRUISER HYRYDER, NOVO SUVE PARA A ÍNDIA

06/07/2022
Kathryn Richards: a craque do túnel de vento (Foto: Formula Careers)

MULHERES E AUTOMOBILISMO: OUTROS DESTAQUES

06/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação

RENAULT 5 GANHA ESTILIZAÇÃO CHARMOSA AOS 50 ANOS

06/07/2022

KAWASAKI: TRÊS NOVIDADES NA LINHA

06/07/2022
Fotos: divulgação

TOYOTA URBAN CRUISER HYRYDER, NOVO SUVE PARA A ÍNDIA

06/07/2022
Kathryn Richards: a craque do túnel de vento (Foto: Formula Careers)

MULHERES E AUTOMOBILISMO: OUTROS DESTAQUES

06/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In