• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AE

INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA PRECISA QUESTIONAR QUAL SERÁ O SEU PAPEL NO FUTURO

identicon por Autoentusiastas
26/11/2017
em AE, Opinião






Por Valter Pieracciani*

Valter Pieracciani (Foto: Anna Carolina Negri)

É ao mesmo tempo doloroso e instigante constatar que a indústria de automóveis, uma das mais importantes da história, precise se reinventar. Sofre múltiplas ameaças o berço de relevantes avanços da gestão e, consequentemente, do desenvolvimento da sociedade. Mudanças socioculturais, novas tecnologias e soluções eletrônicas de baixo custo colocam em xeque o automóvel e o que ele sempre representou para muitos de nós.

Em agosto, realizou-se em São Francisco, na Califórnia, o Singularity University Global Summit 2017, evento que reuniu cerca de 1.500 dos maiores líderes e estudiosos de inovação do mundo. A Singularity University é um polo promotor de inovação e de mudanças globais. Entre seus patrocinadores estão Google e NASA.

Trata-se de uma escola diferente daquelas em que eu, e provavelmente você, leitor, estudamos. De maneira inovadora, a instituição trabalha para acelerar o desenvolvimento de líderes e empreendedores que resolverão os problemas do mundo fazendo uso de tecnologias exponenciais, aquelas que proporcionam crescimento vertiginoso de empresas e negócios. Alguns exemplos: inteligência artificial, nanotecnologia, robótica e biologia digital.

Duas dentre as muitas lições que se pode extrair do evento falam diretamente, a meu ver, com a reinvenção da indústria automobilística. Como pesquisador no campo da inovação, sugiro que olhemos para elas na busca por caminhos que nos levem a encontrar um novo significado para o automóvel. São dois conceitos expressos pelo craque da inovação Peter Diamandis, cofundador e chairman da Singularity University:

“O que antes era atribuição do governo, atualmente empresas podem fazer. O que antes era algo reservado às empresas, atualmente qualquer pessoa pode fazer.”

Com o avanço da tecnologia, nossa capacidade de liderar mudanças e nosso alcance estão se ampliando. Somos muito mais poderosos do que nossos pais e avós no que se refere ao impacto que podemos causar em nossa comunidade e, por que não, no mundo. As possibilidades e transformações se tornaram mais rápidas. Quase não existe limite ao que podemos imaginar e fazer. Nos tornamos todos super-homens capazes de realizar o que no passado eram apenas sonhos presentes em desenhos animados. Se tínhamos a ideia de que transporte de massa é foco do setor público, que fabricar automóveis é coisa da indústria organizada e que carros dizem respeito à propriedade e a indivíduos, estávamos bem enganados….

“A tecnologia nos torna mais inteligentes”

A inteligência artificial saiu do campo conceitual e está sendo aplicada diretamente em soluções concretas, como na medicina. Por meio de enormes bancos de dados e máquinas capazes de processar sofisticados algoritmos em nanossegundos é possível fazer diagnósticos, disparar comandos, identificar mudanças de comportamento e alavancar centenas de vezes a produtividade. Em alguns serviços e rotinas de nosso dia a dia, já não sabemos mais ao certo se estamos interagindo com máquinas ou seres humanos. Como no filme Ela (2014), de Spike Jonze, no qual Theodore, um escritor solitário, desenvolve uma relação especial com o novo sistema operacional do seu computador e acaba se apaixonando por uma entidade intuitiva e sensível chamada Samantha que era, na verdade, apenas a voz do programa.

Uma verdadeira explosão de redes e sensores nos tornará parte de algo muito maior. Ainda não sabemos bem o que será, mas já intuímos que superará a nossa mera dimensão de indivíduos. A previsão é que haja 5 bilhões de mentes se conectando nos próximos anos. Saberemos de tudo, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Diante de transformações tão importantes, é bom que nos perguntemos: como vamos nos deslocar? Dentro de que tipo de veículo? Com qual nível de interação? E, principalmente, que papel restará nessa nova realidade aos automóveis que construímos hoje? Enquanto não encontramos as respostas, podemos ir pensando em dotar nossos veículos de sons e sensações capazes de despertar paixões em seus usuários. Criar verdadeiros elos entre os proprietários e as nossas “Samanthas”, fortes o suficiente para que não consigam viver sem elas. Justificando, talvez agora e em uma nova escala, a máxima de que brasileiros são apaixonados por carros.

*Valter Pieracciani é sócio-diretor da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, engenheiro, administrador, mestre em administração de empresas e pós-graduado em administração industrial. É autor dos livros “Qualidade não é mito e dá certo” e “Usina de Inovações – Guia Prático para Transformação de sua empresa”.

AE/BS





Anterior

FORD LANÇA O NEW FIESTA 2018

Próximo

SSANGYONG VOLTA E MOSTRA LINHA 2018

identicon

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

Próximo

SSANGYONG VOLTA E MOSTRA LINHA 2018

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Pesquisa na Internet

TRAGÉDIA REVELA RARO FUSCA 1950 COM SOMENTE 14.190 km

08/08/2022
Jimny 1999 - Fotos: divulgação

SUZUKI JIMNY SAI DE LINHA DEPOIS DE 23 ANOS NO BRASIL

08/08/2022
Fotos: autor

NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

07/08/2022
BMW X6 (Foto: commons.wikipedia.org)

FASTBACK: SOLUÇÃO PARA ABRANDAR O VISUAL DE UTILITÁRIO DOS SUVES?

07/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Pesquisa na Internet

TRAGÉDIA REVELA RARO FUSCA 1950 COM SOMENTE 14.190 km

08/08/2022
Jimny 1999 - Fotos: divulgação

SUZUKI JIMNY SAI DE LINHA DEPOIS DE 23 ANOS NO BRASIL

08/08/2022
Fotos: autor

NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

07/08/2022
BMW X6 (Foto: commons.wikipedia.org)

FASTBACK: SOLUÇÃO PARA ABRANDAR O VISUAL DE UTILITÁRIO DOS SUVES?

07/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In