• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AE

MOSCA BRANCA – POR LUCIANO GONZALEZ

identicon por Autoentusiastas
27/11/2017
em AE, Carros dos Leitores






Mosca Branca é um termo “chulo” utilizado no meio automobilístico que possui o significado de “raridade”, algo difícil de encontrar, um carro incomum.

Dentro do cenário nacional, existem alguns veículos que por “n” motivos possuem este status e neste texto citar alguns que já pude ver de perto:

Opala Comodoro 1977: até aí um belo Cupê muito bem cuidado, mas a cereja do bolo deste carro é ser um 4-cilindros 151 (2.474 cm³) com câmbio automático Hydra-Matic de três marchas  com alavanca seletora na coluna de direção. Só vi este exemplar até hoje e o carro (foto de abertura) pertenceu a um amigo.

Voyage LS 1981: notam algo diferente? A Volkswagen no desenvolvimento do Tipo 307 (ou simplesmente Voyage) trabalhava com duas motorizações, o EA 827 (BR) de 1,5 L e o velho boxer 1,6-L arrefecido a ar. Iniciou-se a pré-série de produção do carro e em cima da hora a Volkswagen decidiu que o Voyage iria ao mercado somente com o motor arrefecido a água.

Conversei com alguns funcionários que trabalharam no desenvolvimento e com um dos pilotos de teste da época, o amigo Guilherme Sabino, mas ninguém soube dizer o porquê deste pré-série ter ganhado as ruas com a saia dianteira fechada, preparada para o motor boxer arrefecido a ar mas com o BR 1,5-L sob o capô. O carro da foto é do amigo Leonardo Braz e está na família imaculado desde 0-km, hoje com as devidas placas pretas.

Polo Classic 1,0 16v: pouca gente conhece essa versão, mas em 2001 a VW chegou a montar algumas unidades deste com o EA 111 1-L e cabeçote de 4 válvulas por cilindro, entregando 71 cv, porém desistiram do projeto e venderam os veículos aos funcionários; a diferença mais significante com relação à versão 1,8-L é a ausência de frisos laterais. E por que desistiram? No dia em que o Polo 1-litro 16-válvulas era apresentado à imprensa, o governo anunciou mudança nas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), criando uma faixa intermediária de 1.001 a 2.000 cm³ (antes era até 1.000 cm³ e acima), o que tornou pouco interessante um motor de 1-litro sofisticado.

O Polo com motor 1-L 16-válvulas de 71 cv, a gasolina, de 2001, nunca foi vendido ao público

Oggi CSS 1,4-L: a Fiat queria introduzir o Oggi no I Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, de 1984, mas o carro carecia de um motor mais potente. Homologaram então o Oggi CSS, cujo principal destaque era o motor Fiasa de 1.415 cm³, de 78 cv, porém, o regulamento da categoria, o Grupo B Brasil, exigia que ao menos 300 veículos com esse motor fossem produzidos e assim foi feito.

Fiat Oggi CSS só nasceu para a fábrica competir no I Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, em 1984 (Foto: Quatro Rodas)

Monza 2-L S/R “Venezuelano”: a General Motors enviava o Monza em kits CKD à Venezuela, onde tinha uma operação de montagem (encerrada no ano passado). Porém, por causas desconhecidas, em 1989 alguns destes veículos (cerca de 200) fizeram o caminho inverso e foram trazidos ao Brasil. Estes possuíam rodas exclusivas, opções de câmbio automático e manual, bancos de couro e algumas unidades tinham até injeção eletrônica.

Gol C: o Gol C chegou ao mercado em 1987, era uma espécie de substituto do BX que saíra de linha em 1986; possuía rodas de desenho antigo com calotas plásticas centrais, não tinha retrovisor do lado direito e frisos nas laterais, o câmbio era de quatro marchas. Eu mesmo só vi um logo quando foi lançado, um taxista aqui da região havia comprado um 0-km.

Gol C 1987/88

Gol Special 1,6-L (EA 827): em 2003 a VW ofereceu, por um curto período, o Gol Special equipado com o velho e bom AP 1600. Ele era exatamente igual esteticamente ao Gol Special 1-L com motor AE 1600, exceto pelos logotipos diferenciados fixados na tampa traseira.

Santana 1,8 16v: este é mais um caso enigmático; o modelo das fotos apareceu em um anúncio na internet este ano, a descrição dizia que o carro era montado com um motor de 1,8-L e cabeçote de 4 válvulas por cilindro, com injeção eletrônica. O proprietário informava que o carro pertenceu à um alto executivo da Volkswagen do Brasil.

Alguns amigos meus me procuraram e perguntaram se eu conhecia algo a respeito, eu respondi que apenas conhecia o Santana Tecno II (carro conceitual desenvolvido pela Volkswagen do Brasil em 1984), porém, quando me deparei com as fotos do anúncio, fiz um rápido comparativo com as imagens do Tecno II e vi que a montagem do motor era exatamente igual, os periféricos entre outros, daí passei a acreditar na história contada pelo proprietário.

O Bob trabalhou na cia. na década de 80 e deve ter conhecido alguns carros , digamos “diferentes” como este.

Este motor era utilizado no Golf GTi MKII, desenvolvia 139 cv e 17,3 m.kgf.

 

E aqui em casa também já tivemos a nossa “Mosca Branca”: um Corsa Sedan 1,6-L MPFI 2002 automático.

O nosso Corsa Sedan, que depois passaria a Corsa Classic e finalmente, até o fim de produção, Chevrolet Classic

No final da década passada, meu pai passara por uma cirurgia no joelho esquerdo e precisava de um veículo com câmbio automático. Eu fiquei encarregado de encontrar uma alternativa de carro compacto com essas características e já conhecia esse modelo, um amigo havia se casado com uma moça que possuía dificuldades de locomoção e ela possuía um.

Comecei a fazer buscas em sites especializados em comércio de veículos e encontrei o exemplar em questão pertencente então a uma senhora (que também possuía dificuldade de locomoção), em excelente estado.

O hodômetro marcava 53.000 km e o carro visualmente estava muito bom. Fiz um pequeno teste de direção com ele a fim de avaliar o veículo como um todo mas dei uma atenção especial à caixa, uma automática AisinWarner de quatro marchas. Também submeti o mesmo à uma vistoria cautelar (uma novidade absoluta para a época) e o carrinho passou com louvor.

Assim sendo, o negócio foi fechado. Submeti-o  uma revisão geral e entreguei-o ao meu velho. Este ficou contente que só vendo, teve que reaprender a manejar um veículo automático após mais de 30 anos sem contato com um.

O carrinho era muito bom, simples, robusto, confiável, excelente custo-benefício, tinha a maioria dos defeitos e qualidades da linha Corsa 4200, a caixa Aisin funcionava com extrema suavidade, andava bem, era leve e tinha 92 cv bem dispostos. Era engraçado apresentá-lo às pessoas… a maioria absoluta não sabia da sua existência.

Foi um dos carros que vendi com maior facilidade, coisa de horas anunciado e por um preço acima de mercado.

E vocês leitores, já tiveram contato ou possuíram algum  “Mosca Branca”?

Contem suas experiências com casos desse tipo.

Um abraço

Luciano Gonzalez
São Paulo – SP

(Atualizado em 27/11/17 às 14h30, substituição de foto, Gol C)





Anterior

SSANGYONG VOLTA E MOSTRA LINHA 2018

Próximo

JAGUAR E-PACE EM BREVE NO BRASIL

identicon

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

Próximo

JAGUAR E-PACE EM BREVE NO BRASIL

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022
Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022
Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In