• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

TOMA LÁ, DÁ CÁ

identicon por Wagner Gonzalez
15/11/2017
em Conversa de Pista, WG
Pelo menos cinco assaltos praticados no fim de semana paulistano afetaram pesssoal da F-1 (RBCP),

Pelo menos cinco assaltos praticados no fim de semana paulistano afetaram pesssoal da F-1 (RBCP),







 

Falta de segurança cancela testes de pneus. Cinco ocorrências no fim de semana. Promotores insistem em prejuízo

Quem já acompanhou a F-1 mundo afora, ou pelo menos conhece algumas metrópoles do tamanho de São Paulo, tem uma boa ideia do que um estrangeiro passa seja a passeio seja a trabalho ao visitar certas regiões da Cidade do México, Londres ou Tóquio. Eu mesmo já vivi tentativas de extorsão por policias legítimos, uma delas em companhia de um conhecido locutor da F-1. Ante o pedido para o policial mostrar nas páginas do livreto de código de trânsito que trazia consigo qual era a nossa infração, muito a contragosto ele nos mostrou uma lei que versava sobre o estado dos para-choques, ou algo igualmente absurdo, enquanto insistia que tínhamos passado um farol fechado, algo que não ocorrera, e garantir sua “mordida”.

Interlagos: promotores benevolentes alegam prejuízo perene (Mercedes)

São Paulo este ano foi mais cruel com o circo da F-1: fala-se de cinco tentativas de assalto a estrangeiros que vieram trabalhar em Interlagos e um desses casos envolveu o uso de armas e tiros contra técnicos da Mercedes. Colaboradores da Pirelli sofreram situação semelhante e por isso o teste que a empresa faria com a McLaren, hoje e amanhã no autódromo paulistano, foi cancelado. Em mais de 350 GPs que acompanhei pessoalmente e desde que sigo a categoria não me recordo de atitude semelhante em decorrência dos padrões de segurança locais. O balanço do fim de semana não é nada positivo para o gestor da cidade. Aliás, muitos notaram uma coincidência curiosa: a data do GP e o fato do  alcaide João Dória Jr. estar na capital à qual ele foi eleito para administrar…

Não bastasse isso, o site do jornal Folha de S. Paulo publicou matéria surreal, para dizer o mínimo, sobre o resultado financeiro da competição. Nela o organizador do evento Tamas Rohony afirma que o evento não é rentável e em um dos parágrafos do texto pode-se ler que “a despesa internacional gira na casa dos R$ 100 milhões, e é justamente o que fica como déficit a cada ano para os realizadores do evento em Interlagos.” Se isso for verdade é imprescindível fazer um lobby junto à Academia Sueca para que Rohony seja indicado ao prêmio Nobel da Paz, tamanha a generosidade que pratica para que os brasileiros possam desfrutar de um GP de Fórmula 1. Em outro parágrafo, mais adiante, a lista ganha outro nome quando se lê que “Até o ano passado, a prova brasileira contava com o “apadrinhamento” de Bernie Ecclestone, ex-dono da F-1, que bancava o déficit gerado. O inglês vendeu o comando da categoria para o grupo Liberty Media, que passou a administrá-la a partir desta temporada.” Afirmações esdrúxulas e falsas como essas são normais a cada ano: afinal, quem rasga dinheiro?

Por declarações nada críveis divulgadas em matérias publicadas por poderosas empresas de comunicação é que o esporte brasileiro, em particular o automobilismo, caminha com pneus furados e tanque vazio. Cadernos de jornais e programação da TV aberta majoritariamente voltadas ao futebol sufocam a possibilidade de explorar o potencial promocional de outros esportes. Mais: impedem o surgimento de uma imprensa que critique com conhecimento e questione porque promotores internacionais, para quem lucro não é pecado, insistem em perder dinheiro e fazer uma corrida em Interlagos.

Ainda que os cotidianos de outros países não tratem o automobilismo com o destaque que um autoentusiasta deseja, o espaço na mídia e capacidade dos profissionais de comunicação que existe no Brasil sobrevive pela paixão de poucos guerreiros capazes de enxergar que há vida além do futebol e da própria F-1. Como já escrevi neste espaço, a Argentina, nossa vizinha, está bem pertinho para mostrar que um GP não é essencial para permitir um automobilismo sadio. Hermanos de quem desfruto de amizade não se cansam de me perguntar porque apesar de termos uma economia muito maior que a deles nosso automobilismo regride a olhos vistos. A resposta pode ser lida nas entrelinhas da matéria que que você pode acessar clicando aqui.

Bottas desperdiçou pole position e Vettel praticamente garantiu vitória na largada (Ferrari)

Bottas dá pontapé mas erra o chute – O finlandês Valtteri Bottas garantiu a pole position para o GP do Brasil mas sucumbiu à melhor largada de Sebastian Vettel e cruzou linha de chegada 2”762 atrás do alemão, que agora tem 22 pontos (302 x 280) à sua frente no campeonato de pilotos. Piloto da Ferrari praticamente garantiu o vice da temporada.

Tempo quente ajudou a Ferrari a extrair o melhor dos pneus (Pirelli)

Pneus ao ponto –  Como foi visto em outras ocasiões, o tempo quente em Interlagos ajudou a Ferrari a tirar melhor proveito dos pneus. Mesmo instalando pneus supermacios quando o tanque do seu carros já tinha menos de 50% de combustível, Lewis Hamilton não teve carro para superar Kimi Räikkönen nas voltas finais da prova.

Há tempos Renault e Toro Rosso vivem relação desgastada; McLaren acompanha com atenção (Renault)

Ratatouille – Relacionamento entre Renault, Toro Rosso e, por tabela, Red Bull, parece próximo de passar do ponto.  As duas primeiras disputam a sexta posição no campeonato de construtores e estão separadas por apenas quatro pontos (53 a 49) com vantagem para o touro vermelho. Uma discussão ácida entre o temperamental Cyril Abiteboul, da Renault, e Franz Tost, da Toro Rosso, foi amenizada com uma dose de diplomacia alcalina por parte de Helmut Marko. Não será surpresa se em Abu Dhabi os carros de Pierre Gasly e Brendon Hartley cumprirem menos voltas que os monopostos amarelos de Carlos Sainz e Nico Hulkenberg.

Paddy Lowe (esq) joga com a contratação de Wehrlein para conseguir trem de força da Mercedes (Williams)

Fish & chips – Apesar de lembrado como última opção como substituto de Felipe Massa na equipe Williams, o nome de Pascal Wehrlein começa ser visto como o alvo do time de Grove para 2017. Os demais candidatos — Robert Kubica, Paul Di Resta ou Daniil Kvyat — jamais conseguiriam pagar pelo conjunto de câmbio e diferencial da Mercedes que Paddy Lowe, o diretor técnico da equipe inglesa, espera usar nos carros de 2017. E como Wehrlein é protegido da casa alemã, fica fácil entender o porquê da demora da Williams em escolher o novo companheiro de Lance Stroll.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: BottasGP do Brasil 2017InterlagosPirelliVettel
Anterior

FUSCA 1970 NA 50ª BAJA 1000

Próximo

MERCEDES-BENZ EXPERIENCE ON- & OFF-ROAD

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

MERCEDES-BENZ EXPERIENCE ON- & OFF-ROAD

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022
Fotos: divulgação Moke

MOKE, O JIPE DO MINI, ESTÁ DE VOLTA COM MOTOR ELÉTRICO

26/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022
Fotos: divulgação Moke

MOKE, O JIPE DO MINI, ESTÁ DE VOLTA COM MOTOR ELÉTRICO

26/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In