• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home JJ

DESENVOLVIMENTO DE UMA GASOLINA ADITIVADA PODER SER MAIS LONGO QUE DE UM AUTOMÓVEL

identicon por Juvenal Jorge
22/12/2017
em JJ, Notícias




(Esta notícia é informação da Shell/Raízen)

A nova gasolina Shell V-Power levou mais de cinco anos de desenvolvimento e testes, até a chegada dela nas bombas de combustível de todo o mundo. No Brasil, a Raízen, licenciada da marca Shell, apresentou a nova Shell V-Power em outubro, num lançamento simultâneo com outros 26 países.

Com a inédita tecnologia Dynaflex, a nova Shell V-Power apresenta 40% mais moléculas de limpeza do que na geração anterior. As misturas complexas (blends) que a Shell desenvolveu nessa nova formulação foram enriquecidos com poderosos agentes de limpeza e dispersantes, para manter os principais componentes do sistema de combustível protegidos dos depósitos de sujeira e manter a eficiência e o desempenho do motor. Já a tecnologia de redução de fricção (FMT) ajuda os componentes do motor a funcionar mais livremente, diminuindo o desperdício de energia.

Existe toda uma gama de trabalhos de teste, desde a concepção até a entrega do combustível às bombas. Em primeiro lugar, isso ocorre no laboratório, à medida em que os engenheiros e químicos investigam uma vasta gama de fórmulas. As que parecem mais promissoras passam a testes em motores. São utilizados testes padrão da indústria, onde o motor é retirado do veículo e operado sob condições bem controladas.

Vários ensaios são feitos com motores com diferentes graus de limpeza. No caso dos motores novos, para comprovar que os aditivos estão evitando o acúmulo de resíduos sólidos, sobretudo nas válvulas e nos bicos injetores. Já para motores usados e sujos (que usavam gasolina comum), os testes medem a velocidade e a eficiência da limpeza ao longo de cada abastecimento.

Testes também são feitos para acompanhar o nível de proteção do redutor de atrito FMT (Friction Modification Technology). Para isso é usada uma máquina chamada HFRR (High Frequency Reciprocating Rig). Ela conta com discos e barras de aço com pesos que produzem desgaste em certas peças móveis (bico injetor, anel do pistão, camisa do cilindro, etc). O aparelho simula a pressão dentro do motor. O desgaste é medido com e sem o líquido presente na Shell V-Power, responsável para criar uma película lubrificante nessas peças. Daí se calcula a qualidade da proteção (lubricidade).

Após a fase de laboratório, o combustível é testado em veículos reais em uma estrada rolante (dinamômetro de chassi), que representa condições de condução rodoviária, mas em um ambiente ainda controlado. Na etapa final, a gasolina começa a ser testada em condições reais de rodagem.Só na Europa, uma frota de 100 carros de várias marcas, ano-modelo e motores, rodou cerca de 3 milhões de quilômetros para os ajustes finais no blend da gasolina.

No caso da gasolina brasileira, que por lei tem 27% de etanol anidro em sua composição, foram enviadas centenas de litros para testes de adaptação e validação dos benefícios da tecnologia Dynaflex. Os ensaios em laboratório foram feitos pela Shell na Alemanha. Já as provas de campo, com motores usando a gasolina brasileira, foram rodadas nos Estados Unidos.

A Shell possui mais de um século de experiência no desenvolvimento de combustíveis. Mais de 170 cientistas e especialistas em todo o mundo trabalham constantemente no aprimoramento dos produtos, em especial nos laboratórios de Hamburgo (Alemanha) e Houston (EUA). Além disso, mantém parcerias técnicas, como a da equioe Ferrari na F1. A empresa também colabora com o desenvolvimento dos motores da divisão esportiva M, da BMW, e também dos motores de motocicletas de competição das marcas Honda e Ducati.

Sobre a Raízen

A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar.

Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, produz 4,2 milhões de toneladas de açúcar anualmente e 4,7 milhões de toneladas são comercializadas. A companhia também tem 940 MW de capacidade instalada de produção de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar e a empresa comercializa anualmente 2,8 milhões de MWh de energia elétrica. A Raízen também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select.

Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do Estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

JJ







Tags: combustívelGasolinaGasolina com álcoolJJShell
Próximo

NORTHROP F-20 TIGERSHARK: BOM DEMAIS?

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17