• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Divulgação Renault

    CONHECENDO O KWID ELÉTRICO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Divulgação Renault

    CONHECENDO O KWID ELÉTRICO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae Automobilismo

HYUNDAI DE OLHO NO BRASILEIRO DE TURISMO 1600

identicon por Wagner Gonzalez
22/12/2017
em Automobilismo, WG






Modelo HB20 estreou em Interlagos com resultados encorajadores

Quando se mistura razão e emoção em doses apropriadas, raramente o resultado desanda. Assunto comentado há tempos nas conversas de pista de Interlagos e outros circuitos, a Hyundai pode fazer história no automobilismo brasileiro: a marca sul-coreana está de olho no Campeonato Brasileiro de Turismo 1600 e pode ser a primeira fábrica a retornar ao esporte, ainda que de maneira indireta. Essa novidade, há muito esperada, pode ser anunciada em breve, fruto da visão empresarial de um apaixonado por competições, Daniel Kelemen, presidente da Associação dos Revendedores Hyundai do Brasil e diretor do grupo Maxmotors. Possivelmente hoje ele se reúne com William Lee, o presidente da unidade brasileira da fábrica coreana, para acertar detalhes do projeto que tem chances de até mesmo criar uma nova categoria monomarca.

Daniel Kelemen, empresário e entusiasta, é o responsável pela chegada do HB20 nas pistas (MaxMotors)

No último fim de semana dois modelos HB20 1.6 participaram da prova do Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos para avaliar duas receitas de preparação desenvolvidas por Alexandre Rheinlander (motor) e Fabiano Cardoso (piloto e preparador de chassi). Independente do resultado final, o desempenho dos HB 20 de número 45 e 54 pilotados por Daniel Kelemen/Pedro Pimenta e Fabiano Cardoso/Rafael Lopes, respectivamente, mostraram potencial mais do que animador. Na prova de classificação o hatch de Lopes e Cardoso completou os 4.309 metros de Interlagos em 2’03”200, tempo superado apenas pelos 2’03”005 registrados pelo VW Gol de Wanderson e Leandro de Freitas, pole position e único carro a superar o hatch fabricado em Piracicaba (SP). Ambos modelos foram preparados segundo o regulamento do Campeonato Brasileiro de Turismo 1600. O outro carro da Max Motors também foi inscrito nessa categoria, mas correu equipado com motor de série cuja única modificação era de ordem eletrônica. Seu tempo de classificação (2’05”237) garantiu o 22º no grid, índice sem dúvida promissor.

Participação do Hyundai HB20 no Brasileiro de Turismo 1600 de 2018 é praticamente certa (MaxMotors)

Considerando que a indústria automobilística considera cinco anos como o ciclo de vida de um modelo, é lícito presumir que a chegada de um sucessor do HB20, lançado em setembro de 2012, está próxima. O fato de ser um modelo exclusivo do Brasil certamente, porém, garante uma sobrevida e neste caso, provar a resistência e eficiência no modelo nas pistas e disputando uma categoria onde existe o confronto direto com rivais. tem tudo para ser usada como uma importante ferramenta de marketing. E nesse aspecto pode-se esperar por algo especial, a julgar pelo que Daniel Kelemen tem a dizer: “Nossa proposta é algo além de fabricar um carro de corrida a partir do HB20. Queremos oferecer um produto de custo acessível em um ambiente no qual os familiares dos pilotos, seus patrocinadores e os apoiadores do evento possam desfrutar dentro de um clima tipo Porsche Cup.”

Além de presidente da associação dos revendedores da marca, Kelemen é diretor do grupo Maxmotors, que congrega outras concessionárias e já apoia o desenvolvimento de um Chevrolet Onix. Em outras palavras, o executivo conhece um pouco do mercado de automóveis e certamente já chegou aos seus ouvidos uma queixa muito ouvida entre alunos de escolas de pilotagem em São Paulo. São muitos aqueles que gostariam de participar de uma categoria com carros mais modernos construídos de acordo com um regulamento equilibrado que mantenha os custos em níveis aceitáveis e que ofereça uma estrutura mais adequada nos serviços de apoio. Os carros que competiram em Interlagos foram montados de acordo com o regulamento do Campeonato Brasileiro de Turismo 1600, com foco em durabilidade mais do que desempenho, como explica o preparador Alexandre Rheinlander: “Sem dúvida pensamos na performance, mas a preocupação maior foi durabilidade. Usamos pistões forjados, trabalhamos comando de válvulas, bielas e usamos a versão mais moderna da injeção eletrônica da Pro-Tune, tudo isso no carro 54. No outro mantivemos um motor praticamente standard.”

Alexandre Rheinlander (acima) cuida da preparação dos motores e Fabiano Cardoso, do chassi (Beepress)

O engenheiro gaúcho cuida do motor enquanto o desenvolvimento de chassi está a cargo da Scuderia Fast Racing, do piloto e preparador Fabiano Cardoso. De acordo com Rheinlander, a ideia inicial é participar com esses carros no Campeonato Brasileiro de Turismo 1600 e desenvolver o HB20 para vender a outros pilotos. O preço previsto para o carro completo é “na faixa de R$ 50 mil, R$ 60 mil no máximo”. O preparador gaúcho, de ascendência germânica, torce para que o trabalho iniciado em 2013 produza frutos em breve e a CBA e as federações se entendam para adotar um regulamento único em todo o País:

“Isso atrapalha muito. Eu preparo motores para Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, entre outras praças, e preciso tomar muito cuidado para usar peças que se encaixam em um regulamento mas que seriam ilegais em outro. O problema é que muitos preparadores fazem pressão junto às federações e impedem que essa unificação, pois não querem abrir mão de receitas já testadas e aprovadas nos carros mais antigos.”

Construção limpa e caprichada marcam o projeto desenvolvido pela Autotech e Scuderia Fast Racing (Beepress)

Por enquanto ainda não se sabe se uma categoria monomarca dedicada ao pequeno hatch da Hyundai sairá do papel em 2018: é mais provável, e muito mais lógico, que a próxima temporada seja usada como um processo de desenvolvimento em várias pistas brasileiras, o que evitaria o risco de queimar um dos projetos mais promissores que surgiu no automobilismo regional nos últimos tempos. Disputar o Campeonato Brasileiro permitira avaliar o modelo em pistas diferentes e encontrar o melhor acerto para cada traçado. O bom resultado de Interlagos, porém, pode levar à criação de uma categoria monomarca, projeto mais abrangente e que demandará maior investimento.

WG

Contraponto

Um verdadeiro campeonato de marcas

Nada mais auspicioso que ver uma fabricante do peso de uma Hyundai se envolvendo no automobilismo, mesmo que indiretamente. Melhor, numa categoria multimarca de verdade, o Brasileiro de Turismo 1600, e não a falsidade ideológica que é Campeonato Brasileiro de Marcas e seus carros em que “marca” é apenas um emblema numa bolha plástica igual para todos e sobre a mesma mecânica. Que seja a semente para a revitalização da verdadeira disputa de marcas que vimos na década de 1980. Quem sabe a Hyundai Motor Brasil brilhando, ou mesmo levando a taça de marca campeã, deixe as demais fabricantes mordidas e estas partam para a resposta, daí advindo formação natural de equipes com apoio de fábrica. É exatamente o que automobilismo brasileiro precisa. E que a CBA tenha competência, seriedade e vontade para impor um regulamento nacional, condição essencial para o pleno e esperado sucesso o Brasileiro de Turismo 1600. Um categoria monomarca Hyundai pode até haver, mas como prova preliminar da Turismo 1600. Provas monomarca são como corridas de cavalos ou, como dizia o saudoso Chico Landi, “é briga de irmão, não tem graça.”

Bob Sharp

 





Tags: Alexandre RheinlanderCampeonato Brasileiro de Turismo 1.600Daniel KelemenHyundai HB 20
Anterior

DIA DO MECÂNICO

Próximo

AUTÔNOMOS EM FOCO

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

AUTÔNOMOS EM FOCO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES VISION AMG PROPÕE 4-PORTAS ESPORTIVO E ELÉTRICO

20/05/2022
Foto: autoexpress.co.uk

NOVAS NORMAS PARA CARREGAMENTO INTELIGENTE DE BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS NO REINO UNIDO

20/05/2022
Fotos: divulgação  BMW

BMW M4 GANHA 40 cv E PERDE 110 kg EM VERSÃO CSL

20/05/2022
Foto ilustrativa: acidadeon.com

E “ROUBARAM” O JEEP DO CAPITÃO DOS PORTOS

19/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES VISION AMG PROPÕE 4-PORTAS ESPORTIVO E ELÉTRICO

20/05/2022
Foto: autoexpress.co.uk

NOVAS NORMAS PARA CARREGAMENTO INTELIGENTE DE BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS NO REINO UNIDO

20/05/2022
Fotos: divulgação  BMW

BMW M4 GANHA 40 cv E PERDE 110 kg EM VERSÃO CSL

20/05/2022
Foto ilustrativa: acidadeon.com

E “ROUBARAM” O JEEP DO CAPITÃO DOS PORTOS

19/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In