• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Mundo Ae Automobilismo

M8 É APOSTA DA BMW PARA PROVAS DE RESISTÊNCIA

identicon por Wagner Gonzalez
03/01/2018
em Automobilismo, WG






Novo cupê de motor V-8 estreia na 24 Horas de Daytona 

O mercado de carros de competição não para de crescer: é cada vez maior o número de fábricas que desenvolvem projetos específicos para as pistas a partir de modelos de série. Entre os modelos que chegam às pistas este ano a grande expectativa é o novo cupê M8, aposta da BMW para as provas de resistência e com foco no Campeonato Mundial (WEC) e na série IMSA WeatherTech SportsCar Championship.  

Marquardt: equipes de competição e produto trabalharam juntas no M8 (BMW)

“Uma das premissas do desenvolvimento do M8 GTE é sua relação direta com o modelo de série” afirma Jens Marquardt, o diretor da BMW Motorsport. Segundo ele, o desenvolvimento aerodinâmico do carro de corrida explorou o túnel de vento da casa bávara e possibilitou um intercâmbio significativo entre os vários departamentos envolvidos no projeto desse modelo e do produto destinado às ruas. Veja detalhes neste vídeo.

Esse trabalho contabilizou mais de 1.000 cálculos no software CFD (Dinâmica dos Fluidos Computacional),  permitindo chegar à aerodinâmica muito próxima da obtida em túnel de vento; em termos práticos isso possibilitou passar de uma solução aprovada nas telas para a manufatura do protótipo e iniciar os testes no túnel em menos de 24 horas.

Note o suporte do aerofólio com acoplamento tipo “Pescoço de Cisne” (BMW)

Entre as soluções ditadas por esses experimentos está o suporte do aerofólio traseiro em formato “pescoço de cisne”, onde o acoplamento é feito na parte superior da asa. O suporte dos espelhos retrovisores com perfil de asa é outro aperfeiçoamento obtido no AeroLab, o centro de pesquisas aerodinâmicas da BMW.

O novo cupê foi desenvolvido no túnel de vento de escala 1:1 (BMW)

A estreia do M8 GTE nas pistas está marcada para a edição 2018 da 24 Horas de Daytona, prova que se realiza no final do mês no tradicional circuito situado na região noroeste do estado da Flórida. O brasileiro Augusto Farfus é um dos pilotos escalados para pilotar o novo cupê ao lado de Nick Catsburg (Holanda), António Félix da Costa (Portugal), e Martin Tomczyk (Alemanha). Entre os nomes que completarão a formação estão Tom Blomqvist (Inglaterra ) Phillip Eng (Áustria) e Alexander Sims (Inglaterra).

Detalhes do suporte do espelho retrovisor e do recorte do para-lama (BMW)

WG







Tags: BMWJens MarquardtM8 GTE
Próximo

QUANDO QUATRO RODAS LEVAM DUAS

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17