Brasileiro participa de teste de calouros na F-E.
Pietro Fittipaldi está entre os 20 pilotos que serão avaliados em um treino extraoficial da F-E na segunda feira (13/1), logo após a segunda etapa da quarta temporada do campeonato mundial da categoria de carros elétricos. A lista inclui cerca de 20 pilotos que nunca disputaram uma prova da modalidade e nela figuram desde jovens como o brasileiro até nomes experimentados como o escocês Paul Di Resta e o espanhol Salvador Juncadella. A avaliação será no circuito Moulay El Hassan, o mesmo que já foi usado pelo WTCC (Campeonato Mundial de Carros de Turismo) e montado próximo ao aeroporto local e nas ruas de um novo bairro na zona sul de uma das cidades mais importantes do Marrocos.
![](https://www.motoresclassicos.com.br/wp-content/uploads/2018/01/20180103-F-E-Jaguar.jpg)
Curiosamente, Pietro Fittipaldi, neto de Emerson, vai testar pela mesma equipe de outro membro de uma dinastia também liderada por um campeão mundial da F-1. O convite para Pietro (campeão da temporada 2017 da V-8 World Series) veio da equipe Jaguar-Panasonic, que tem Nélson Piquet Jr como um dos seus pilotos oficiais. Paul Di Resta, que chegou a ser cotado para substituir Felipe Massa na equipe Williams, completa a agenda de trabalho. A equipe da F-1 é responsável pela operação Jaguar na F-E; a operação é comandada por Craig Wilson, ex-homem forte da Tom Walkinshaw Racing na categoria Super Cars australiana.
![](https://www.motoresclassicos.com.br/wp-content/uploads/2018/01/20180103-F-E-Circuito-Marrakech.jpg)
Entre os jovens pilotos convidados para o “rookie test” poucos se destacam tanto quando o sueco Joel Ericksson e o alemão Max Günther, respectivamente segundo e terceiro colocados no Campeonato Europeu de F-3, atrás do inglês Lando Norris, o grande nome da categoria em 2017. Ericksson vai andar pela equipe DS Virgin, junto com o experiente Antonio Giovinazzi, italiano que deveria estar na equipe Sauber de F-1 caso a equipe suíça não dependesse tanto dos investidores suecos que apoiam Marcus Ericsson. Günther foi convidado por Jay Penske, filho de Roger Penske. Andrea Caldarelli, que disputou a temporada japonesa de Super GT, será o outro piloto da equipe americana.
![](https://www.motoresclassicos.com.br/wp-content/uploads/2018/01/20180103-F-E-Joel-Ericksson.jpg)
O nipônico Mitsuhori Takaboshi capitalizou o fato de ter usado um carro equipado com motor Nissan para vencer o Campeonato Japonês de F-3, ao ser convidado pela equipe e.dams-Renault. A outra vaga será ocupada pelo tailandês Alexander Albon, que competiu na F-2 sem maiores resultados. O espanhol Daniel Juncadella, que ficou sem trabalho depois que a Mercedes abandonou a DTM, e o belga Sam Dejonghe, serão avaliados pela equipe Mahindra, que na temporada atual tem se destacado com seus pilotos titulares, o finlandês Felix Rosenqvist e o alemão Nick Heidfeld.
A lista completa dos pilotos já confirmados para o teste de Marrakesh é a seguinte:
Andretti Formula E: Colton Herta (Estados Unidos) e Bruno Spengler (Canadá)
Audi Sport ABT: Nico Müller (Suíça) e Nyck de Vries (Holanda)
DS Virgin: Joel Ericksson (Suécia) e Antonio Giovinazzi (Itália)
Dragon: Max Günther (Alemanha) e Andrea Caldarelli (Itália)
Mahindra: Daniel Juncadella (Espanha) e Sam Dejonghe (Bélgica)
Nio Formula E: Harry Tincknell (Inglaterra) e Alexandre Imperatori (Suíça)
Panasonic Jaguar: Pietro Fittipaldi (Brasil) e Paul Di Resta (Escócia)
Renault e.dams: Mitsunori Takaboshi (Japão) e Alexander Albion (Tailândia)
Techeetah: James Rossiter (Inglaterra) e Frédéric Makowiecki (França)
Venturi: Michael Benyahia (Marrocos)
Punta x Anhembi
![](https://www.motoresclassicos.com.br/wp-content/uploads/2018/01/20180103-F-E-Circuito-Punta-del-Leste-1.jpg)
Punta del Leste, o sofisticado balneário uruguaio, receberá novamente a F-E. A oportunidade veio com o cancelamento da etapa prevista para ocorrer no antigo circuito da F-Indy no Anhembi, em São Paulo. A competição será no dia 17 de março.
WG