O VW Virtus, ou o sedã do Polo, foi lançado esta noite em São Paulo. Desenhado e produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, chega em três versões, a MSI 1,6-litro, motor de aspiração atmosférica, e as duas de motor 1-litro turbo, o 200 TSI, a Comfortline e a Highline, esta a topo de linha. Ao contrário do Polo, não haverá versão de motor 1-litro MPI, de aspiração atmosférica.
Os preços básicos, anunciados esta noite, são:
1,6 MSI: R$ 59.990
1,0 TSI 200 Comfortline: R$ 73.490
1,0 TSI 200 Highline: R$ 79.990
O grande destaque do Virtus é o espaço interno, especialmente para os ocupantes do banco traseiro, uma vez que a distância entre eixos de 2.651 mm excede aquela do Polo, que já mostra bom espaço interno, em 86 mm (2.565 mm). O porta-malas é de expressivos 521 litros, dos maiores nos veículos produzidos no Brasil (só perde para o Cobalt, de 563 litros, e Etios sedã, de 562 litros).
O Virtus tem pneus mais largos que os do Polo, 195/65R15 em vez 185/65R15, motivo para ter altura 4 mm maior que o Polo ( de 1.468 para 1.472 mm).
Veja algumas diferenças entre o hatch e o sedã:
DIFERENÇAS VIRTUS X POLO | ||||
Virtus 1,6 MSI | Polo 1,6 MSI | Virtus 200 TSI | Polo 200 TSI | |
Distância entre eixos | 2.651 | 2.565 | 2.651 | 2.565 |
Comprimento (mm) | 4.482 | 4.057 | 4.482 | 4.057 |
Altura (mm) | 1.472 | 1.468 | 1.472 | 1.468 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,5/10,9 | 11,0 | 10,5/10,9 | 11,0 |
Porta-malas (L) | 521 | 300 | 521 | 300 |
Pneu | 195/65R15 | 185/65R15 | 195/65R15 | 185/65R15 |
Cx | 0,315 | 0,333 | 0,326 | 0,344 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,677 | 0,716 | 0,701 | 0,74 |
Aceleração 0-100 km/h (s, A/G) | 10,2/9,8 | 9,9/9,6 | 10,4/9,9 | 10,1/9,6 |
Velocidade máxima (km/h, A/G) | 191/195 | 189/193 | 189/194 | 187/192 |
Retomada 80-120 km/h (s, A/G) | 15,9/15,6 | 14,9/14,6 | 18,8/18,7 | n.d |
Peso (kg) | 1.134 | 1.083 | 1.192 | 1.147 |
v/1000 na última marcha (km/h) | 36,0 | 35,3 | 49,3 | 48,4 |
Rotação a 120 km/h (rpm) | 3.330 | 3.400 | 2.430 | 2.480 |
Rotação a veloc. máxima (rpm) | 5.416 (5ª) | 5.467 (5ª) | 4.860 (5ª) | 5.040 (5ª) |
Houve uma apresentação prévia do Virtus em 16 de novembro e vale a pena dar uma olhada na matéria. Inclusive, há a clássica foto “eu atrás de mim”, na qual se pode ter uma ideia do espaço no banco traseiro.
Motores e transmissões são iguais aos do Polo (exceto o 1-litro MPI, como já dito). O mesmo para suspensão, direção e freios.
O AE já havia sido convidado para dirigir a versão turbo na pista da Fazenda Capuava já na versão final de produção e gostei do comportamento do carro no pequeno circuito, mas nada como pegar um pouco de trânsito urbano e estrada, o que ocorrerá amanhã pela manhã (terça-feira).
Haverá na quarta-feira matéria completa sobre o lançamento; aguarde.
BS
(Atualizado em 24/01/18 às 14h30, correção de informação da capacidade dos porta-malas da concorrência)
FICHA TÉCNICA VW VIRTUS | |||
1,6 MSI | 200 TSI | ||
MOTOR | |||
Designação | EA211 R4 | EA211 R3 | |
Instalação | Dianteiro, transversal | ||
Material do bloco/cabeçote | alumínio/alumínio | ||
N° de cilindros/configuração | Quatro/em linha | Três/em linha | |
Aspiração | Atmosférica | Forçada por turbo compressor BorgWarner com interresfriador, 1,3 bar | |
Diâmetro x curso (mm) | 76,5 x 86,9 | 74,5 x 76,4 | |
Cilindrada (cm³) | 1.598 | 999 | |
Taxa de compressão (:1) | 11,5 | 10,5 | |
Comprimento de biela (mm) | 140 | 139 | |
Relação r/l | 0,31 | 0,27 | |
Potência máxima (cv/rpm, G/A)) | 110/117/5.750 | 116/128/5.500 | |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 15,8/16,5/4.000 | 20,4/2.000~3.500 | |
Corte de rotação (rpm) | 6.500 | n.d | |
N° de válvulas por cilindro | 4, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcrum hidráulico | ||
N° de comandos de válvulas | Dois, no cabeçote, correia dentada, variador de fase na admissão em 50º | Dois, no cabeçote, correia dentada, variador de fase na admissão em 50º e escapamento em 40º | |
Formação de mistura | Injeção no duto | Injeção direta a 250 bar | |
Gerenciamento do motor | Continental Simos 15 | Bosch MED 17.5.21 | |
Combustível | Gasolina e/ou álcool | ||
TRANSMISSÃO | |||
Embreagem | Monodisco a seco, comando hidráulico | n.a. | |
Câmbio | Transeixo dianteiro com câmbio manual cinco marchas à frente e 1 à ré, tração dianteira | Transeixo dianteiro com câmbio automático epicíclico de 6 marchas à frente e uma à ré, com trocas manuais pela alavanca ou borboletas | |
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,455; 2ª 1,955; 3ª 1,281; 4ª 0,927; 5ª 0,740; ré 3,182 | 1ª 4,459; 2ª 2,508; 3ª 1,556; 4ª 1,142; 5ª 0,851; 6ª 0,672; ré 3,185 | |
Relação de diferencial (:1) | 4,357 | 3,502 | |
SUSPENSÃO | |||
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de Ø 19 mm | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de Ø 20 mm | |
Traseira | Eixo de torçao, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | ||
DIREÇÃO | |||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade, motor elétrico na árvore de direção | ||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,5 entre guias (10,9 entre paredes) | ||
Relação de direção (:1) | 14,8 | ||
N° de voltas entre batentes | 3 | ||
FREIOS | |||
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo | ||
Dianteiro (Ø mm) | Disco ventilado/256 | Disco ventilado/276 | |
Traseiro (Ø mm) | Tambor/228 | Disco/230 | |
Controle | ABS, EBD e assistência à frenagem | ||
RODAS E PNEUS | |||
Rodas | Aço, 5,5Jx15 | 6Jx15, 6Jx16, 6,5Jx17 | |
Pneus | 195/65R15 | 195/6515, 205/55R16, 205/5017 | |
CONSTRUÇÃO | |||
Tipo | Monobloco em aço, sedã 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | ||
AERODINÂMICA | |||
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,315 | 0,326 | |
Área frontal (m²) | 2,15 | 2,15 | |
Área frontal corrigida (m²) | 0,677 | 0,700 | |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |||
Comprimento | 4.482 | ||
Largura sem/com espelhos | 1.751 / 1.964 | ||
Altura | 1.472 | ||
Distância entre eixos | 2.651 | ||
Bitola dianteira/traseira | 1.514/1.495 | ||
Distância mínima do solo | n.d | ||
CAPACIDADES (L) | |||
Porta-malas | 521 | ||
Tanque de combustível | 52 | ||
PESOS (kg) | |||
Em ordem de marcha | 1.134 | 1.192 | |
Carga máxima | 416 | 428 | |
Máximo rebocável com/sem freio | 400 | 400 | |
DESEMPENHO | |||
Aceleração 0-100 km/h (s. G/A) | 10,2/9,8 | 10,4/9,9 | |
Velocidade máxima (km/h, G/A)) | 191/195 | 189/194 | |
Retomada 80-120 km/h, 5ª (s) | 15,9/15,6 | 18,8/18,7 | |
CONSUMO INMETRO/PBVE | |||
Cidade (km/l, G/A) | 11,9/8,2 | 11,2/7,8 | |
Estrada (km/l, G/A) | 13,8/9,5 | 14,6/10,2 | |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |||
v/1000 em última marcha (km/h) | 36 | 49,3 – 49,2 – 49,5 | |
Rotação a 120 km/h (rpm) | 3.330 (5ª) | 2.430 – 2.440 – 2.420 (6ª). | |
Rotação à veloc. máxima (rpm) | 5416 (5ª) | 4.862 – 5.000 – 4.960 | |
MANUTENÇÃO | |||
Revisões (km/tempo) | 10.000/1 ano | ||
Troca de óleo do motor | 10.000/1 ano | ||
Troca de óleo do câmbio | Não tem, é vida-toda | ||
GARANTIA | |||
Inclusive legal (tempo anos) | Três | ||
Perfuração de chapa por corrosão, (tempo anos) | Três |