Com espaço interno bem aproveitado, boa quantidade de recursos de tecnologia para a categoria e preço entre R$ 5 mil e R$ 10 mais baixos que seu concorrente direto mais recente, o VW Virtus, o Fiat Cronos desembarcou no solo brasileiro . O sedã derivado do Argo (hatchback lançado em junho do ano passado) é produzido na cidade argentina de Córdoba e cerca de 50% de sua produção será destinada ao Brasil; a outra metade será consumida majoritariamente pelos argentinos, o restante por outros mercados latinos.
A fábrica na Argentina foi recentemente renovada a um custo de US$ 500 milhões, boa parte dessa soma destinada à compra e instalação de 250 robôs.
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As concessionárias brasileiras comercializarão cinco versões deste sedã três-volumes que mede 4.364 milímetros de comprimento, 466 mm a mais que o Argos, com a mesma distância entre-eixos, 2.521 mm. Apesar do comprimento cerca de 10% maior o aumento de peso foi mínimo, média de 0,8 % ou cerca de 10 kg.
As opções de motorização são motor a 1,3 Firefly de 101 cv a 6.000 rpm/109 cv a 6.250 rpm (gasolina e álcool) e torque de 13,7/14,2 m·kgf a 3.500 rpm) , e a 1.8 E.torQ EVO de 135/139 cv a 5.750 rpm, com torque de 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm.
Diferentemente do Argos, o Cronos não terá versão de motor 1-litro. A motorização 1,3-L pode receber câmbio manual ou robotizado GSR de cinco marchas. Já as versões 1,8 podem ser associadas a câmbio manual de cinco marchas ou automático epicíclico de seis (Aisin).
O preços do Cronos são:
R$ 53.990 para o 1,3 de entrada (destinado a frotas)
R$ 55.990 para o Drive 1,3 manual
R$ 60.990 para o Drive 1,3 GSR
R$ 62.990 para o Precision 1,8 manual
R$ 69.990 para o Precision 1,8 automático.
O preço dos opcionais, reunidos em pacotes, não foi divulgado.
PACOTES
DRIVE 1,3:
Kit Stile – Rodas de alumínio de 15“, faróis de neblina, banco traseiro bipartido
Kit Parking – Câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro
Kit Convenience – Retrovisor interno eletrocrômico, vidros traseiros elétricos
Alarme
DRIVE 1,3 GSR:
Kit Stile – Rodas de alumínio de 15“, faróis de neblina, banco traseiro bipartido
Kit Parking – Câmera de ré, Sensor de estacionamento traseiro
Alarme
PRECISION 1,8 manual e automático
Kit Stile – Rodas de alumínio 17”, bancos em couro
Kit Tech – Ar-condicionado digital, quadro de instrumentos de 7″, acesso ao interior sem chave e botão de partida, espelhos dobráveis, luz de acompanhamento ao deixar veículo, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor eletrocrômico
Bolsas infláveis laterais dianteiras, câmera de ré
Para efeito de comparação, o VW Virtus tem preços estabelecidos em RS$ 59.990 (1,6 MSI), R$ 73.990 (1,0 200 TSI Comfortline) e R$ 79.990 (1,0 200 TSHighlineI).
Por dentro do Cronos
Apesar da derivação direta do Argos, o Cronos manteve apenas 30% da estrutura do seu irmão mais velho. Como a grande diferença entre os dois modelos está localizada após o eixo traseiro, a suspensão traseira precisou de bastante atenção por parte dos engenheiros da FCA: o acréscimo de um porta-malas de 525 litros alterou a distribuição de peso e, consequentmente, todos os parâmetros que influenciam o comportamento dinâmico. Nesta entrevista o engenheiro Claudio Demaria, diretor de engenharia do produto da FCA América Latina, explica o processo de análise e desenvolvimento que resultou no acerto final do sedã três-volumes nascido a partir de um hatch. Ele não se expressa bem em português, mas com um pouco de atenção se entende o que ele quer transmitir.
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A imagem acima mostra que o Cronos está longe de ser um Argo três volumes e que produzir um sedã a partir de um hatch é muito mais complexo do agregar um porta-malas, no caso destes rebentos um compartimento que passou de 300 para 525 litros. Adicionar uma quantidade razoável de massa após o eixo traseiro é apenas o início de um processo que requer mudanças significativas na fabricação do monobloco e, principalmente, no acerto de suspensão no irmão mais novo.
O teste de apresentação do Cronos, no Rio de Janeiro, consistiu de percurso urbano meio ao trânsito normal, que estava bastante carregado. Mesmo assim deu para observar que o rodar do novo sedã Fiat é bem agradável: o nível de ruído interno é bastante baixo, a direção eletroassistida transmite conforto quanto ao seu “peso” nas várias velocidades e as regulagens de altura e distância do volante permitem encontrar a posição e empunhadura ideais independente da compleição do motorista. O volante (do Precision) tem seu arco inferior achatado e boa textura do revestimento em couro.
Como é normal nos automóveis Fiat, o aproveitamento e ergonomia internos são itens de destaque. Um movimento em linha reta e suave leva a mão direita desde o volante até a alavanca de câmbio.
Comandos de faróis e limpador de para-brisa estão instalados em alavancas junto ao volante, à esquerda e à direita, respectivamente. O ar-condicionado é digital. Nas versões 1,8 há no painel central superior uma série de comandos cujas funções são mais variadas e abrangentes de acordo com o pacote de opcionais escolhido; nos carros de câmbio automático existe o desativador do sistema start-stop,
Em marcha
Sem dúvida, o motor 1,8-litro é a opção mais adequada aos autoentusiastas: o desempenho é adequado a um automóvel proposto para um chefe de família que tem só um carro. Com a versão Precision AT 1,8 equipada com as rodas de 17” opcionais foi possível rodar sem sentir desconforto em alguns pisos irregulares encontrados nas avenidas planas da região entre a Barra da Tijuca e Guaratiba.
Nas trocas de marcha no modo Drive o motor cai entre 2.000 e 1.500 rpm a cada mudança efetuada no limite de 6.500 rpm. Nas trocas manuais, pela alavanca seletora ou pelas borboletas, as trocas ocorrem mais cedo, a 5.900 rpm.
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A “emoção ao dirigir” veio do prazer proporcionado pela versão 1,3 manual. Apesar do motor menor, a sensação de desempenho é realçada pelo menor peso, 1.139 kg versus 1.248 kg do Precision 1,8 manual . Essa experiência ficaria muito melhor se o curso tanto do pedal de embreagem quanto da alavanca de câmbio fossem menores.
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Já com a versão com câmbio robotizado GSR automatizado a história é diferente. Apesar das trocas de marcha em modo Drive tenham se mostrado suaves e aceitáveis, o tempo gasto em cada mudança é algo longo. A seleção de marchas é feita por quatro botões no console central e as trocas manuais, pela borboletas junto ao volante. Salva a precisa aceleração interina a cada redução de marcha, ponto alto dos robotizados da marca desde o começo.
O mercado dos sedãs compactos
Muito se tem falado do crescimento dos suves no mercado brasileiro e os inúmeros lançamentos recentes comprovam que o movimento segue forte, mas quando se trata de número de vendas, seu tamanho é uma ilusão. Como não se vive apenas de vão livre do solo e aparência de hatch robusto, as fábricas brasileiras iniciam este ano uma renovação no segmento dos sedãs compactos: Fiat, VW e Honda dividem a primeira fila no grid de novidades desta temporada com novidades como o Cronos e Virtus e uma revigorada no City, respectivamente.
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A Toyota promete o Yaris hatchback para agosto e mais para o final do ano, a versão três-volumes. Nada menos que um novo tempo destes três-volumes pequenos em busca de melhor participação no segundo maior segmento tanto na Argentina quanto no Brasil.
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Curiosamente, enquanto os hatches são geralmente fabricados no Brasil, os sedãs são oriundos da Argentina, que tem uma distribuição de mercado muito semelhante à existente em nosso país. De acordo com o diretor de Brand da FCA para a América Latina, Herlander Zola, trata-se de pura coincidência, não há uma razão econômica ou específica para isso. Zola também explicou detalhes sobre a renovação do portfólio da marca Fiat, falou sobre as possibilidades de se fabricar uma perua derivada do Cronos e até mesmo das chances da Fiat voltar a participar oficialmente do automobilismo esportivo.
Estética
No caso do Cronos o resultado é bom e a linha superior do porta-malas, em ligeiro arco, sugere alguma semelhança com o estilo dos Audi e Mercedes e impõe a ideia de maior porte. As lanternas com tecnologia LED são mais esguias ajudam a reforçar a impressão de largura. O emblema-logotipo Fiat, em menores dimensões e instalado na parte superior do painel vertical da tampa traseira, também ajuda a equilibrar o visual.
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As versões mais caras do Cronos recebem detalhes que reforçam a ousadia do para-choque dianteiro, cuja principal diferença em relação ao Argos é o posicionamento dos faróis de neblina. A traseira mostra um porta-malas esteticamente integrado ao conjunto, consequência de alterações estéticas a partir da coluna B (central). Quem aprecia a estética sabe muito bem que o equilíbrio de linhas em derivações de hatch para sedã é um exercício complicado e o mercado nacional tem vários exemplos de soluções mal resolvidas.
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Não houve novidades nas cores, que continuam as sólidas branco Banchisa, branco Alaska , preto Vulcano e vermelho Alpine, as metálicas cinza Scandium, prata Bari e preto Vesúvio, e a perolizada vermelho Marsala. A Fiat poderia ousar mais nessa questão.
Apresentação prévia em Córdoba
Numa apresentação prévia do Cronos no começo de janeiro, em Córdoba, na qual estive, a FCA destacou como concorrentes diretos do Cronos os Chevrolet Prisma e Cobalt, o Honda City, o Hyundai HB20S, o Toyota Etios sedã e o recém-chegado VW Virtus. Na pista de testes foi possível comparar o desempenho com alguns desses modelos, em que o Cronos e o HB20S mostraram-se mais eficientes em um traçado que oferecia uma pequena sequência sinuosa, uma curva de velocidade média-alta e outra de velocidade média-baixa. As duas motorizações disponíveis, 1,3 e 1,8, mostraram bom rendimento numa avaliação básica e rápida.
Em uma comparação estática feita através de imagens, foi possível notar que tanto no HB20S quanto no Virtus o motorista desfruta de um um volante que permite a melhor leitura do quadro de instrumentos que o Cronos, por sua vez é o melhor no que diz respeito à sensação de amplitude espacial, cortesia do relevo do painel. Sob esta mesma ótica ressalta-se a solução radical adotada pela Toyota para o painel do Etios.
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O arco inferior do volante, com as rodas dianteiras alinhadas para a frente, é achatado, formato cada vez mais comum em automóveis de todos os segmentos do mercado: mais espaço para as pernas do motorista ao entrar e sair do veículo (há quem diga que a solução é “esportiva”).
Na linha inferior um pequeno console de seis botões abaixo para acionar pisca-alerta, travamento de portas, start/stop e controle eletrônico de estabilidade (nas versões básicas). Acima da linha média, onde estão localizadas os três difusores de ar que a FCA classifica de único no segmento, situa-se a central multimídia, que na versão topo de linha pode ter tela de 7 polegadas equipada com duas portas USB e compatível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. Além das três saídas de ar centrais, outras duas nas extremidades do painel oferecem amplas possibilidades de direcionamento
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Outro recurso interessante da versão mais sofisticada é a câmera de ré com linhas dinâmicas, que facilitam a condução ao ser dar marcha à ré. O relevo do painel aumenta a sensação de espaço para os ocupantes dos bancos dianteiros, solução que consolida a Fiat como mestra em ergonomia de interiores.
O assento e o encosto do banco do motorista permitem boas regulagens, algo que mesclado à possibilidade de ajustar a posição do volante em altura e distância facilitam encontrar a posição ideal para qualquer motorista. O banco traseiro tem encosto de cabeça e cinto de três pontos para os três passageiros.
A avaliação dinâmica foi dessa pré-apresentação foi realizada no circuito de provas de Orestes Berta e nas bem pavimentadas rodovias vizinhas. Tanto na versão 1,3 quanto na 1,8 ficaram nítidas a suavidade de marcha e o bom isolamento acústico, detalhe característico da última fornada de modelos que chega ao mercado. Mesmo com os pneus de perfil baixo que equipam o Cronos, o nível de ruído interno foi sensivelmente baixo.
A direção eletroassistida proporciona uma condução agradável e demanda pouco esforço. O desempenho da versão com o trem de força 1,8 e câmbio automático permitiu manter velocidade razoável com baixos giros do motor, o que permitirá a motoristas com pé mais suave andar em bom ritmo e obter índices de consumo melhores que os apontados pelo fabricante
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Entra, assim, a FCA, com o Fiat Cronos, na disputa de mercado dos sedãs compactos, com bons atributos e bom posicionamento de preços diante da concorrência. É agradável de dirigir, espaçoso e de mecânica conhecida e comprovada. Em breve o AE começará a sequência de testes no uso diário.
WG
FICHA TÉCNICA FIAT CRONOS | |||||
1,3 manual | Drive 1,3 manual | Drive 1,3 GSR | Precision 1,8 manual | Precision 1,8 autom. | |
MOTOR | |||||
Designação | Firefly | E.torQ Evo VIS | |||
Instalação | Dianteiro, transversal | ||||
Material do bloco/cabeçote | Alumínio/alumínio | Ferro fundido/alumínio | |||
Configuração / n° de cilindros | L-4 | ||||
Diâmetro x curso (mm) | 70 x 86,5 | 80,5 x 85,8 | |||
Cilindrada (cm³) | 1.332 | 1.747 | |||
Aspiração | Atmosférica | ||||
Taxa de compressão (:1) | 13,2 | 12,5 | |||
Potência (cv/rpm, G/A) | 101/6.000//109/6.250 | 135/139/5.750 | |||
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 13,7/14,2/3.500 | 18,8/19,3/3750 | |||
N° de válvulas por cilindro | 2 | 4 | |||
N° de comando de válvulas /acionamento | 1 com variador de fase, corrente | ||||
Formação de mistura | Injeção no duto | ||||
Gerenciamento do motor | Magneti Marelli | ||||
ALIMENTAÇÃO | |||||
Combustível | Gasolina e/ou álcool | ||||
TRANSMISSÃO | |||||
Embreagem | Monodisco a seco | Automática monodisco | Monodisco a seco | – | |
Câmbio | Transeixo manual | Transeixo robotizado | Transeixo manual | Transeixo automático epicíclico | |
Rodas motrizes | Dianteiras | ||||
N° de marchas | 5 + ré | 6 + ré | |||
Relações de transmissão (:1) | 1ª 4,273; 2ª 2,316; 3ª 1,444; 4ª 1,029; 5ª 0,795; Ré 4,200 | 3,909; 2,238; 1,444; 1,029; 0,756; Ré 3,909 | 4,459 2,508 1,556 1,142 0,852 0,672 R. 2,185 | ||
Relação do diferencial (:1) | 4,200 | 4,200 | 3,933 | 3,683 | |
FREIOS | |||||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/257 | Disco ventilado/284 | |||
Traseiros (Ø mm) | Tambor/ 203 | Tambor/203 | |||
SUSPENSÃO | |||||
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | ||||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | ||||
DIREÇÃO | |||||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade | ||||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,5 | ||||
RODAS E PNEUS | |||||
Rodas | Aço, 6J x 15 | Alumínio, 6J x 16 | |||
Pneus | 185/60R15 | 195/55R16 | |||
PESOS (kg) | |||||
Em ordem de marcha | 1.139 | 1.159 | 1.248 | 1.271 | |
Carga útil | 400 | ||||
Peso rebocável (sem freio) | 400 | ||||
CONSTRUÇÃO | |||||
Tipo | Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | ||||
DIMENSÕES (mm) | |||||
Comprimento | 4.364 | ||||
Largura (sem espelhos) | 1.726 | ||||
Altura | 1.508 | 1.516 | |||
Distância entre eixos | 2.521 | ||||
Bitola dianteira/traseira | 1.469/1.502 | 1.465/1.498 | |||
Distância mín. do solo (vazio, m) | 158 | 156 | 165 | 164 | |
CAPACIDADES (L) | |||||
Porta-malas | 525 | ||||
Tanque de combustível | 48 | ||||
DESEMPENHO | |||||
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 178/183 | 178/183 | 196/198 | 195/196 | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 12,3/11,5 | 12,2/11,5 | 9,6/9,2 | 10,8/9,9 | |
CONSUMO INMETRO/PBVE | |||||
Cidade (km/l, G/A) | 12,4/8,5 | 12,7/8,8 | 11,6/8,8 | 10,3/7,2 | |
Estrada (km/l, G/A) | 14,8/10,3 | 14,8/10,4 | 13,8/9,6 | 13,3/9,6 | |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |||||
v/1000 em 6ª (km/h) | 33,1 | 38,21 | 45,4 | ||
Rotação em 5ª/6ª a 120 km/h (rpm) | 3.625 (5ª) | 3.140 (5ª) | 2.650 (6ª) | ||
Rotação à veloc. máx. (rpm) | 5.530 (5ª | 5.200 (5ª) | 5.500 (5ª) |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE E OPCIONAIS FIAT CRONOS | ||||
1,3 | Drive 1,3 | Drive 1,3 GSR | Precision MT/AT | |
Acionamento elétrico dos vidros dianteiros | • | • | • | • |
Acionamento elétrico dos vidros traseiros | x | x | • | • |
Ajuste de altura do banco do motorista | • | • | • | • |
Ajuste do volante em altura | • | • | • | • |
Alarme | x | x | x | • |
Apoio de cabeça traseiro para todos os ocupantes | • | • | • | • |
Ar-condicionado | • | • | • | • |
Ar-condicionado automático digital | x | x | x | x |
Assistente de partida em aclives | x | x | • | • |
Banco traseiro bipartido | x | x | x | • |
Borboletas no volante para trocas de marchas | x | x | • | • AT |
Chave com telecomando | • | • | • | • |
Cintos de três pontos para todos os ocupantes | • | • | • | • |
Computador de bordo | • | • | • | • |
Controle automático de velocidade de cruzeiro | x | x | • | • |
Controle eletrônico de estabilidade e de tração | x | x | • | • |
Descansa-braço para o motorista | x | x | • | • |
Direção eletroassistida | • | • | • | • |
Engates Isofix para dois bancos infantis | • | • | • | • |
Espelho interno fotocrômico | x | x | x | x |
Faróis com luzes de posição em LED | x | x | x | • |
Faróis de neblina | x | x | x | • |
Luzes ambiente | x | x | • | • |
Monitoramento da pressão dos pneus | • | • | • | • |
Mostrador TFT 3,5″ alta resolução no painel | x | x | x | x |
Rádio com conexões Bluetooth e USB | • | • | • | x |
Repetidores de setas nos espelhos | x | x | • | • |
Retrovisores elétricos com função de ré no direito | x | x | • | • |
Rodas de alumínio de 16 polegadas | x | x | x | • |
Segunda porta USB para os passageiros traseiros | x | • | • | • |
Sinalização de frenagem de emergência | • | • | • | • |
Sistema multimídia Uconnect c/ tela tátil 7″ | x | • | • | • |
Start/stop | x | x | • | • |
Travas elétricas | • | • | • | • |
Volante com comandos de rádio e telefone | • | • | • | • |
OPCIONAIS | ||||
Acesso sem chave e botão de partida | x | x | x | • |
Acionamento elétrico dos vidros traseiros | x | • | x | x |
Alarme | x | x | • | |
Ar-condicionado automático digital | x | x | x | • |
Banco traseiro bipartido | x | • | • | |
Bancos em couro | x | x | x | • |
Bolsas infláveis laterais dianteiras | x | x | x | • |
Câmera de ré com linhas dinâmicas | x | • | • | • |
Espelho interno fotocrômico | x | x | x | • |
Espelhos externos c/rebatimento elétrico e iluminação próximo às portas dianteiras | x | x | x | • |
Faróis de neblina | x | • | • | • |
Maçanetas e frisos das portas cromados | x | x | x | • |
Mostrador TFT 3,5″ alta resolução no painel | x | x | x | • |
Repetidores de setas nos espelhos | x | • | x | x |
Retrovisores elétricos com função de ré no direito | x | • | x | x |
Rodas de alumínio | x | • | • | x |
Rodas de alumínio de 17 polegadas | x | x | x | • |
Sensor de estacionamento | x | • | • | x |
Sensores de chuva e crepuscular | x | x | x | • |