Na Parte 1 desta matéria contamos como o P312 foi resgatado e como o motor foi posto em marcha. Agora, na Parte 2, vamos acabar com o suspense: veremos como foi que a falta da carenagem tão especial foi contornada. Vamos incluir um vídeo com o P312 do João Tratores rodando e sendo apresentado ao público! Já o 3º Momento Histórico com fotos incríveis e alguns fatos históricos muito interessantes será apresentado na Parte 3 desta matéria, pois a Parte 2 acabou ficando grande demais.
Mas, vamos enumerar a sequência dos trabalhos nesta restauração: primeiramente foi feita a mecânica na oficina do João. A segunda fase foi a reconstrução da lataria, feita na Azzosil. Na terceira fase toda a carenagem foi para a funilaria e pintura na Flex Funilaria e Pintura. O capô recuperado na Azzosil passou pelo jato de areia, no Jateamento do Marcos, antes de ir para funilaria e pintura. Paralelamente a funilaria do chassi foi sendo feita na oficina do João. Ai o João levou o chassi pronto para a Flex onde a carenagem foi montada no chassi. Terminado tudo isto o trator foi finalizado na oficina do João.
Agora vamos por partes, mergulhar no passo a passo destas etapas, lembrando que a primeira já foi descrita na Parte 1 desta matéria.
Reconstrução da carenagem:
Quando o João estava começando a parte mecânica ele ainda acreditava que encontraria toda a lataria do trator, só que não. Até agora o que sabemos que o João tinha, em termos de carenagem, era um capô do trator modificado, nada mais. Então as outras partes teriam que ser feitas do zero. Para este trabalho ele contou com a ajuda da empresa Azzosil – Serralheria Caldeiraria & Montagem Industrial Ltda., que é da área industrial, mas conta com um funcionário experiente, o Sérgio, que deu plena conta do recado.
O João teve acesso a um outro trator Porsche completo, e ele pediu a sua lataria emprestada para fazer a cópia, mas este pedido foi negado. Aí o João levou o Sérgio da Azzosil até onde aquele trator completo estava. Lá foram feitas todas as medições e desenhos necessários para confeccionar as peças segundo as medidas e a conformação de fábrica!
A construção da carenagem foi um grande desafio e só um artesão de muita experiência para copiar as peças não as tendo ali do lado, mas tendo feito anotações que foram tomadas por base para o trabalho:
A carenagem das rodas traseiras também foi feita desta maneira, se bem que é uma peça menos complexa:
Como já foi comentado na Parte 1, o capô quando foi encontrado estava modificado. Uma parte da carenagem, próxima do habitáculo, tinha sido cortada. Então o Sérgio foi lá, mediu naquele trator Porsche que está completo e refez a parte que estava faltando:
Jateamento do capô
O capô foi a única peça que foi jateada. Uma curiosidade: o Marcos Aurélio, dono do jato de areia, é um ex-jogador de futebol, que jogou no Guarani, Ponte Preta e outros, e agora tem uma empresa de jateamento com areia.
Neste ponto duas tarefas aconteceram em paralelo, o chassi do trator voltou para a João Tratores e a carenagem e os para-lamas traseiros foram para a Flex – Funilaria e Pintura. Normalmente a empresa do João tem condições de fazer os trabalhos de funilaria e pintura, mas neste caso havia um gargalo de pessoal na empresa do João; além do mais havia o plano de mostra-lo no XIX Encontro Nacional de Pick-ups, Trucks e Carros Antigos, em Águas de São Pedro, SP, que seria realizado de 7 a 10 de setembro de 2017 e fazendo parte do trabalho na Flex encurtaria o tempo final da restauração, que acabou sendo de quatro meses.
Restauração final e pintura do chassi
Vamos tratar da recuperação final, funilaria e pintura feitas na João Tratores. Ainda havia bastante para ser feito para dar um bom acabamento às superfícies, prepará-las para pintura e, finalmente, pintá-las.
Primeiramente vamos ver de que ponto os trabalhos de recuperação do chassi ocorreram, com o trator com seus componentes mecânico funcionando a contento:
Neste caso o João Vítor, filho do João Tratores, também pôs a mão na massa e executou várias tarefas:
Na sequência, algumas fotos dos trabalhos no chassi deste P312:
As fotos que seguem mostram o estágio final na fase anterior à montagem da carenagem:
Funilaria e pintura da carenagem
Como já comentei, os trabalhos de funilaria e pintura da carenagem do P312 foram terceirizados, sendo o trabalho realizado na Flex – Funilaria e Pintura, que deu prioridade para estes trabalhos.
Paralelamente aos serviços no chassi, que acabo de mostrar, as peças da carenagem foram processadas pela Flex, e para ilustrar o “esforço concentrado” segue o vídeo abaixo que mostra os trabalhos em todas as partes, na saia dianteira, no capô, na cobertura das rodas dianteiras e traseiras:
Terminada a pintura das peças da carenagem, o chassi foi transportado para a Flex onde, feita a montagem da carenagem no chassi, o P312 começou a retornar à sua famosa aparência muito peculiar.
Terminada esta etapa o trator tinha que ser levado de volta para a João Tratores, mas esta manobra não foi das mais fáceis, já que as rodas pequenas na frente o deixaram muito baixo e ele não conseguia subir na rampa do caminhão. Portanto ele teve que ser içado com o braço guindaste do caminhão, uma cena muito interessante:
Acabamento final na João Tratores:
Voltando à oficina do João, foram feitos os acabamentos finais, como a montagem definitiva do capô:
Chegou o grande momento de recolocar os logotipos no capô do trator, como se fosse a coroação deste incrível trabalho de restauração do P312:
Agora os logotipos em detalhe, em especial o menor deles que é o do “Porsche System”:
Na foto de abertura desta parte da matéria um momento histórico: o João faz um teste do P312 pronto na frente de sua oficina, uma grande realização. O próximo passo foi apresentar este trator no XIX Encontro Nacional de Pick-ups, Trucks e Carros Antigos, em Águas de São Pedro, SP. E esta apresentação foi filmada e aí vai o vídeo que mostra o trator funcionando:
Na Parte 3 vamos conhecer a história dos Tratores Allgaier – Porsche P312, uma saga que começou em 1948, três anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial, com a Porsche e a Allgaier procurando expandir o seu mercado de tratores para a América do Sul, em especial para o Brasil. Vamos ver como as empresas Porsche e Allgaier se juntaram para produzir o P312, como este modelo evoluiu até o seu estágio definitivo, bem como como esta história acabou. Sem esquecer das fotos históricas que ilustram esta parte final.
AG
Navegador da matéria
Parte 1
Parte 3