• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home NG

DIREITO DE IR E VIR?

identicon por Nora Gonzalez
06/04/2018
em NG, Visão Feminina






Recentemente assisti uma reportagem na televisão que me deixou pensando — algo bastante raro por si só, devo dizer. Não porque eu não pense, mas porque o que se mostra na televisão é que não nos estimula a isso. Era sobre a boa sacada de uma empresa de vendas pela internet que encontrou uma forma original de cumprir com suas entregas, mesmo em lugares considerados perigosos e, por isso mesmo, não atendidos pelos Correios. O empresário passou a utilizar veículos particulares para enviar as encomendas. Até aí, eu já estava achando uma ideia muito boa: veículos descaracterizados não chamam a atenção ao contrário de minivans ou mesmo caminhões com o logotipo de empresas de entrega. Mas isso já era feito há mais de um ano.

O sujeito da reportagem foi mais além: graças a um aplicativo ainda mais novo e específico contratava veículos de moradores desses mesmos lugares “perigosos”. Entrevistado pelo jornalista da televisão contou que não havia sofrido um único roubo sequer, pois todo mundo no bairro se conhece e ninguém iria prejudicar um “colega”. Pois é, parece que em alguns lugares ainda vigora algum tipo de código de honra…

Pelo que vemos diariamente, não é em toda favela que isso acontece, pois senão moradores da Rocinha não seriam extorquidos ao comprar botijões de gás ou ter que “assinar” o serviço de televisão das famosas Gatonets. Mas pelas imagens os locais de entrega não eram necessariamente favelas, mas apenas bem humildes.

Como empreendedorismo pouco é bobagem, o dono de uma lojinha de bugigangas no bairro passou a aceitar receber as encomendas das pessoas que não tem gente em casa o dia todo para fazer isso. E contou que fazia isso de graça pois quem ia buscar algum pacote acabava comprando alguma coisinha, recarregando o celular pré-pago…

Em algumas cidades os motoristas de Uber passaram a se identificar para minimizar os riscos em determinadas áreas, depois que motoristas foram ameaçados por membros de facções criminosas em Fortaleza. Não é uma garantia de segurança, mas dizem que ajuda ainda que para entrar em lugares como a Babilônia, Bom Jardim, Vila Velha além da plaquinha luminosa que os identifica, às vezes são parados e os bandidos pedem para verificar o aplicativo no celular.

Identificação de veículos particulares (Foto: mercadolivre.com.br)

Fiquei a pensar sobre o assunto. Se bem encontrei um viés interessante — o de não se deixar abater nem esperar por medidas de segurança que cabem ao Estado, mas que não atende como deveria — também me pus a refletir sobre como nos adaptarmos a condições de vida cada vez piores é contraproducente. Sim, porque em vez de brigar por nossos direitos (neste caso, segurança para ir e vir e morar sem sustos), driblamos os assaltos usando mecanismos de entrega disfarçados.

Ou seja, não apenas temos entregas por Ubers da vida em vez de FedEx ou Sedex, mas também temos os Ubers genéricos e específicos de bairros, aqueles que tem algum tipo de proteção por serem de vizinhos.

Qual é o problema de se receber uma encomenda em casa? Por que um veículo não pode ter identificação dos Correios? Tenho a mesma sensação cada vez que escuto especialistas em segurança ou policiais que recomendam que não se usem joias na rua, não se vá com relógio à praia e coisas desse tipo. E assim vamos nos acostumando a não fazer o que temos direito a fazer.

Por que não podemos andar com as janelas do carro abertas? Por que não podemos parar numa esquina sem ter de olhar para todos os lados como se fôssemos pardais ensandecidos? Por que não podemos entrar e sair de nossos carros e nossas casas com tranquilidade, mas temos de nos jogar dentro do carro como se fugíssemos de um lugar com risco de explosão e então sair colocando o cinto pelo caminho?

Veículos dos Correios são muito visados (Foto: youtube.com)

Conheço gente que gostaria de ter um determinado modelo de carro, e poderia comprá-lo, mas não o faz por medo de assalto. Já falei aqui da minha amizade com Paulo de Aguiar Goulart conhecido do grande público por ter sido o dono e idealizador do conceito Dacon. Os iniciados o conhecem por outras muitíssimas coisas que fez pelo automobilismo. Enfim, para mim era uma ótima fonte (como se diz no jargão jornalístico a quem nos conta coisas que depois podem virar notícia) e uma pessoa adorável. Ele era apaixonado por Porsche e além de ser o importador da marca, tinha dinheiro para ter e manter um. Mas depois de um sequestro relâmpago ainda na década de 1990 começou a andar com um simplérrimo Ford Ka.  Sim, o motor era preparado, mas não dá para fazer milagres e embora andasse mais do que um veículo comum, de linha, havia que se espremer para andar naquele carro-bolinha, com porta-malas minúsculo e sem opcionais que seriam comuns num Carrera ou num 912.

Outros conhecidos andam com carros médios, mas blindados, já que atualmente nenhum modelo deixa de ser motivo para ser assaltado. Triste, muito triste.

Mudando de assunto: bati recentemente meu recorde de velocidade. Acho que ultrapassei até mesmo a velocidade da luz, já que a do som devo ter deixado para trás faz algum tempo. Por algum estranho motivo, o marcador analógico de velocidade do meu carro ficou completamente maluco. Se estou a 30 km/h ele marca 150 km/h. Passei na cabine de um pedágio a 39 km/h segundo o indicador da concessionária mas a astronômicos 250 km/h pelo meu painel. O bicho chegou mesmo a dar mais de uma volta no relógio… hilário! Sorte que o digital funciona perfeitamente. Item para checar na revisão. Até lá, motivo de diversão com os passageiros. Vou logo avisando: segure-se, você vai passar de Mach 1 ao virarmos a esquina…

NG

A coluna “Visão feminina” é de total responsabilidade de sua autora e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

 





Anterior

HONDA: MUDANÇA NA ESTRUTURA DE PRODUÇÃO DE AUTOMÓVEIS NO BRASIL

Próximo

AERONAVES DO INÍCIO DA ERA DO JATO NA AVIAÇÃO COMERCIAL – PARTE 2

identicon

Nora Gonzalez

Nora Gonzalez é jornalista, foi repórter (inclusive de indústria automobilística) e editora da Gazeta Mercantil e de O Estado de S. Paulo durante muitos anos. É fã de carros desde pequena, especialmente de Fórmula 1.

Próximo

AERONAVES DO INÍCIO DA ERA DO JATO NA AVIAÇÃO COMERCIAL – PARTE 2

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

KAWASAKI: TRÊS NOVIDADES NA LINHA

06/07/2022
Fotos: divulgação

TOYOTA URBAN CRUISER HYRYDER, NOVO SUVE PARA A ÍNDIA

06/07/2022
Kathryn Richards: a craque do túnel de vento (Foto: Formula Careers)

MULHERES E AUTOMOBILISMO: OUTROS DESTAQUES

06/07/2022
C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

KAWASAKI: TRÊS NOVIDADES NA LINHA

06/07/2022
Fotos: divulgação

TOYOTA URBAN CRUISER HYRYDER, NOVO SUVE PARA A ÍNDIA

06/07/2022
Kathryn Richards: a craque do túnel de vento (Foto: Formula Careers)

MULHERES E AUTOMOBILISMO: OUTROS DESTAQUES

06/07/2022
C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In