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Home Colunas De Carro por Aí

JUNHO, O TOYOTA YARIS

identicon por Roberto Nasser
27/04/2018
em De Carro por Aí, Destaques, RN






Início de junho apresentação e início das vendas do Yaris (foto acima), novo produto Toyota, posicionado em tamanho e preço entre o Etios e o Corolla. Na prática é concorrente com o também nipônico Honda Fit e seu sedã City – e disputará mercado com Fiat Argo/Cronos, VW Polo/Virtus, além dos GM Ônix e Hyundai HB20, líderes mirados, porém precocemente envelhecidos. O foco e a expansão neste segmento expõem a verdade: Nosso mercado é formado por compradores de baixa renda automobilística.

A Toyota Brasil colocou fotos de partes na internet — coisa sutil, veja aqui, mas o conjunto forma o Yaris feito na Tailândia, recém-reformulado. Não haverá mudanças caracterizando o produto nacional.

Mecânica prevista, motor fabricado na nova fábrica em Porto Feliz, SP, onde produz versões 1,3 e 1,5-litro aplicados ao Etios, porém assinalando evolução: cilindrada expandida a 1,6 litro, potência projetada em 128 cv.

Relativamente ao conjunto motopropulsor do Etios, mudança nos câmbios: manual de seis marchas, e automática evoluída: sai a de restritas quatro marchas e, em seu lugar, nova caixa CVT – de polias variáveis, nova queridinha da indústria.

Tese da separação de carrocerias para lançamento foi rejeitada: apresentação será de hatch e sedã. Preço? Médios R$ 75 mil — na prática, versões de entrada, com motor menor e caixa manual a R$ 65 mil e versão de topo arranhando R$ 85 mil.

 

 

Sem sedãs, mas com SUVs, CUVs, elétricos: a nova Ford (e como fica no Brasil?)

Focus Active. Possível substituto de Ka, Fiesta e Focus (Divulgação)

Na grande briga por sobrevivência, matriz Ford cortou custos, operações, aumentou lucros em 7% no primeiro trimestre, e reduziu substancialmente sua dívida antes do prazo previsto. Chama a ação de Programa Fitness. Jim Hackett, presidente, sem experiência no ramo, aclamado pelos bancos e acionistas, e mostrou os planos para o futuro, habilitando-se a aplicá-los.

Muda

A pregação de Hackett embute promessas amplas, muito amplas, até as operações deficitárias na América Latina. Avisa tomar ações apropriadas para conduzir crescimento lucrativo e maximizar o retorno dos investimentos em longo prazo, para melhorar os pontos onde os negócios têm baixa performance. E comunica, se o retorno não surgir no horizonte, empresa mudará a mercados lucrativos.

Os pontos

Focar em produtos e segmentos vencedores, significando dizer, no mercado dos EUA, cortar carros baratos e seus lucros curtos. Daí 90% dos produtos serão bem rentáveis: o líder picape F-150, utilitários e veículos comerciais, sem investir no mercado de sedãs, de demanda declinante. Nos anos seguintes, o portfólio de automóveis focará apenas no Mustang e num chegante Focus Active, crossover/CUV a ser lançado próximo ano. Na prática significa acabar com os produtos à venda no país de base – Fiesta, Fusion, C-Max e Taurus.

Terá compromisso com novos caminhos de propulsão e mobilidade, agregando tecnologia híbrida em produtos de altos lucros, como o picape F-150, Mustang, Explorer, Escape e o esperado próximo lançamento de nicho, o Bronco;

Em 2022 terá 16 veículos exclusivamente elétricos; articular plataformas de mobilidade, e do negócio de carros autônomos.

Aqui

No caso sul-americano — entenda-se Argentina, Brasil e a cômico-periclitante Venezuela —, os resultados mundiais da atuação da companhia no primeiro trimestre exibem redução no prejuízo relativamente ao exercício passado: US$ 149M — uns R$ 5M/dia — dos quais o Brasil, operação maior, tem buraco proporcional. A operação sul-américa, antiga, 103 anos na Argentina e 102 no Brasil, dá na prática os sinais acadêmicos do Basta: há cinco anos tem prejuízo.

Os sinais e a decisão da matriz em cortar o problema foram expostos pela Coluna de 23.fev, e aparentemente se adensaram com a recente assinatura, entre a fabricante e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, de pacto de garantia de empregos na grande e pioneira fábrica em São Bernardo do Campo, SP. O prazo sinaliza o não-investimento em novos produtos e o possível fechamento da unidade, resumindo a operação de fazer automóveis apenas em Camaçari, BA. Aí teria apenas um modelo, o Focus Active — seu motor tricilindro, 1,5 litro, aspirado, iniciou ser produzido em Taubaté, SP, para abastecer mercado interno e externo. Investimento exibe planejamento para construir motores e câmbios manuais no Brasil, para uso doméstico e exportações. Consequências industriais do não-investimento será a falta de novos produtos; o fim da produção de caminhões; redução no rol dos produtos importados, sem renovação para o Focus na Argentina e o fim do Fusion, no México.

Consultada, a Ford Brasil resume informações gabaritando-as apenas para o mercado norte-americano – EUA, Canadá, México. Mas o discurso de Jim Hackett foi mundialmente claro: sanar dificuldades, observar os lucros. Caso contrário, adeus.

Em resumo, ao comemorar 117 anos a empresa quer fugir do risco de naufrágio e renascer.

 

Roda-a-Roda

Cheguei – Para marcar mudança de motores — sai o Ford 2,0 EcoBoost e entra o Ingenium, projeto próprio, também 2 litros e iniciais 300 cv – Jaguar fez duas edições especiais do sedã XE, sua entrada na morfologia.

Jaguar – São o 300 Sport e seu desenvolvimento Landmark Edition. Pontos comuns, tela de 25 cm, Zero a cem km/h em 5,7 s. Versão Landmark para choque diferente, amortecedores com maior carga e rodas em liga leve, 18”.

Depois – Não se sabe quantas unidades serão importadas ou a duração das séries, tipo First Edition. Mas, acabando, o XE continuará com o novo motor Ingenium.

Característica – Mercados diferem entre si pela adequabilidade dos produtos e características dos clientes. Na China, maior do mundo, a exigência é espaço interno. Praticamente, desde o tempo de produzir o nosso Santana esticado 12 cm entre eixos, para atender compradores, há que esticar veículos.

Caminho – Audi mostra isto no Salão de Pequim, ora em realização. Fez o primeiro SUV Limo, esticando a plataforma de um utilitário esportivo Q5.

JAC T80 – Redesignado como T80 o SAV grande S7, importador JAC no Brasil trá-lo-á ao país. Sérgio Habib, titular do negócio, quer formar a maior linha de utilitários esportivos no país e dobrar vendas a 8.000 unidades.

Como é – 7 lugares em 4,8 m de comprimento, maior no segmento; câmbio automático com dupla embreagem, motor pequeno: 4 cilindros, 2 litros, turboalimentado, circa 200 cv e mais de 30 m·kgf de torque.

Trava – GM Argentina suspendeu produzir Cruze hatch e sedã, tipo freada para arrumação. Voltará operar aos 7 de maio. Trava para vender estoque. No outro lado do mundo, na Coreia, empresa atravessa problemas e prejuízos.

Método – No tocar a produção, apesar de o produto ter origem coreana, prevalecem os métodos de administração norte-americana.  Japoneses nunca teriam tal problema, pois não formam estoques, nem fazem liquidação ou grandes descontos desvalorizando o produto. Sua fabricação atende aos quantitativos de pré-venda e encomenda dos revendedores.

Dúvida – GM fez grande promoção de vendas para limpar os pátios, mas ainda assim restou estoque grande, exigindo fechar a boca do forno, pois os balcões estão atulhados.

Mercado – Seat, a marca espanhola da Volkswagen, interessada em ampliar negócios – e se justificar ante maus resultados —, declarou ano passado interesse em retornar à América do Sul.

Volta  – Esteve no Brasil ao início das importações, e depois foi-se, idem na Argentina, com montagem parcial. No entusiasmo considerou produzir no Mercosul, nas instalações industriais da associada Volkswagen — com motores brasileiros, por exemplo.

Método – Para abordar o Mercosul, iniciou pelo pequeno mercado uruguaio, mas por abordagem ofensiva: mandou veículos de estoque, fora de produção, no caso os Ibiza geração 4, acompanhados de Toledo — lançado em 2012 —, e León, atualizado em 2016. O abaixo do equador continua colônia.

Sulamericanismo – No Uruguai a obrigatoriedade de veículos conter ancoragem Isofix para cadeiras de crianças, vigindo a partir deste mês, foi adiada para 2019. Medida havia sido acordada dentro das regras do Mercosul, mas questões paralelas e não-técnicas decidiram pela postergação.

Por que? – Mercado limitado, conta com unidades de estoque remanescente, querendo aproveitar a não obrigatoriedade até o último momento. Daí, por pressão dos importadores e distribuidores, o governo uruguaio postergou a vigência – protegeu comerciantes, desprotegeu os pequenos passageiros.

Leque – Iniciando retomada de negócios, preparando-se para novos concorrentes em sua faixa de atuação — Nissan, Renault e Mercedes —, Mitsubishi atualizou seu picape, criou novas versões, particularizou com equipamentos e acessórios.

O que – Empresa padronizou o produto, com exclusivo motor de quatro cilindros em alumínio, diesel, 2,4 litros, 190 cv e 43,9 m·kgf de torque, tração nas 4 rodas. Opção, transmissão automática ou manual. A todas chama Sport, e tipos são GL, GLX, GLS, HPE, HPE-S. Preços vão de R$ 121.000 a R$ 175.000.

Mitsubishi L200 Triton. Trato externo, padronização mecânica (Foto: divulgação)

–Tendência – Marron e bronze, cores terrosas, serão de aparente demanda no mercado. Ford aposta nisto, aplicando um certo marron Trancoso metálico à versão Storm do EcoSport e a protótipo do Ka FreeStyle, dito CUV da marca.

Olhar – Adília Afonso, olhar supervisor de Design da empresa na América do Sul, ex-especialista em interiores, justifica mescla de associações dos tons à natureza, seriedade, maturidade, segurança e prosperidade material. E mandou o fornecedor aplicar punhado extra de partículas de pérolas para iluminar.

Eco. À plebe, marrom metálico. A especialistas, mescla com pérolas (Foto: divulgação)

 

Expansão – Jaguar Land Rover transformou filial brasileira em matriz para ações na América Latina. A partir de São Paulo coordena mercados do México e toda a América do Sul. Á frente, Frédéric Droin, presidente da operação Brasil.

Festa – Ford comemorou 50 anos da produção do primeiro motor na fábrica de Quiririm, Taubaté, SP, inaugurando fabricação do novo 1,5 Ti-VCT, tricilindro, 130/137 cv, gasálcool/álcool, e nova caixa manual.

Passado – Tal fábrica foi aquisição da Willys-Overland no caminho de se tornar a maior à implantação da indústria automobilística no Brasil. Deu-lhe meios de produzir o primeiro motor a gasolina. Ford deveria preservar o pioneirismo, abandonado ao lado das construções hoje operacionais.

Pelo Ar – Renault e a gigante tecnológica SAP fizeram acordo: analisar característica dos compradores e a eles oferecer carros da marca e formas comerciais. É o K-Commerce. A informática e a internet mudaram a vida — e mudarão as relações com os revendedores.

Relevo – Mercedes inaugurará próximos dias pista de testes para caminhões. Fica em parte da fazenda adquirida para implantar a fábrica de automóveis em Iracemápolis, SP. Anda na contramão. Ford e GM, pioneiras com este importante recurso e seus laboratórios, muito reduziram seu uso.

Cuidado – Luciano – Xirú Doido – Braga, atingiu 1,5 milhão de quilômetros rodados em seu caminhão VW 24.250 com motor Cummins diesel. Segredo, cuidado de dono para o uso; trabalhar na faixa de rotações definida pelo fabricante; manutenção em oficina autorizada; troca de óleo na quilometragem correta. E sorte. Crê, atingirá 2M de quilômetros. Merece ganhar motor novo.

Luciano e o Amarelão (Foto: divulgação VW Caminhões)

Gente – Claudio Demaria, engenheiro, espécie de bruxo-mór na Fiat, transferência. OOOO Itália, para formular nova geração de produtos para Europa, Oriente Médio e África. OOOO Dentre outras façanhas acertou usada plataforma para ser base para sucesso e lucro de Jeeps Renegade e Compass, Fiats Toro e 500C. Merece uma estátua. OOOO Márcio Henrique Tonani, também engenheiro, assume o posto. Desafio. OOOO Antoine Gaston-Breton, francês, aumento de responsabilidades. OOOO Antes geria marketing da Peugeot, incorporou DS e Citroën. OOOO Nesta substitui o português Nuno Coutinho, de volta à Europa. OOOO Wilson Bricio, Presidente do Grupo ZF para América do Sul e executivo-chefe da ZF do Brasil. Acumulação. OOOO Gabriel El-Bredy, ex-jornalista, carreira. OOOO Deixou relacionamento com a imprensa na Jaguar Land Rover, tornado interface com importadores e distribuidores da marca na América Latina. OOOO Alberto César Otazú, jovem kartista, recorde. OOOO 60a vitória em dois anos e dois meses de carreira, 10 neste ano. OOOO

Fiat Cronos, compacto bem formulado (Foto: AE)

Cronos, a Fiat no bom caminho

Cronos, a Fiat no bom caminho (Foto: AE)

Para aproveitar a expansão do segmento de sedãs compactos, Fiat concentrou no Cronos as maiores demandas dos clientes: aparência, funcionalidade, conforto a passageiros, porta-malas grande, conectividade, mimos tecnológicos, opções em versões, preço.

Bem formulado esteticamente, com a maestria de Peter Fassbender, seu designer-chefe, 28 anos de Fiat e 16 de Fiat Brasil, o Cronos inaugura um caminho de estilo, envelhecendo os concorrentes e bem sucedendo os carros da marca. Mais que novo sedã, espelha e traduz a revolução tecnológica e de qualidade imposta à Fiat por sua gestão anterior. Hoje os métodos de construção, montagem, finalização estão mais próximos da Alemanha que da Itália, e isto é perceptível desde o som da batida do fechamento das portas. Cronos e seu parceiro Argos demonstram o grande ganho de qualidade.

Design sugerindo esportividade, harmônico entre frente, laterais e traseira, detalhes como o medidor de pressão de pneus em todas as versões, opções de motores 1,3 e 1,8 litro, câmbio manual, automatizado ou automático permitem amplo leque de configurações e preços. O Fiat Cronos sedimenta o caminho iniciado de ganho de qualidade e individualidade aberto pelo Argos.

RN

A coluna “De carro por aí” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

 





Tags: Claudio DemariaFiat CronosFordGeneral MotorsRoberto NasserToyota Yaris
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Roberto Nasser

Um dos mais antigos jornalistas de veículos brasileiros, dono de uma perspicácia incomum para enveredar pelos bastidores da indústria automobilística, além de ser advogado. Uma de suas realizações mais importantes é o Museu Nacional do Automóvel, em Brasília, verdadeiro centro de cultura automobilística.

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