Renault inova na venda do Kwid e apresenta plataforma mais completa para a compra de automóveis.
Por meio da plataforma on-line batizada K-Commerce (“K” de Kwid), clientes têm aprovação de financiamento pelo Banco Renault, pré-avaliação de seminovo para uso no negócio e emissão do boleto de pagamento. O negócio pode ser feito via celular, tablet ou desktop e acompanhado pelo site e por e-mail. O vendedor é a concessionária, a plataforma K-Commerce apenas intermedeia o negócio.
A ferramenta oferece previsão de entrega do Kwid, levando em conta a localização do cliente e o tempo de transporte para a concessionária. O K-Commerce pode ser acessado diretamente no site loja.renault.com.br ou clicando no ícone “Compre o Seu”, no site kwid.com.br.
A plataforma escolhida para o K-Commerce foi a Hybris e-commerce solution, da SAP Brasil, principal parceira da Renault na realização do projeto e que já em 2017 foi posicionada pela empresa de pesquisa e consultoria em tecnologia da informação Gartner entre os Líderes do relatório Quadrante Mágico 2017 no que se refere ao Gerenciamento de Campanhas Multicanal.
A inovação desenvolvida pela Renault foi concluída em apenas 44 dias. “Para transformar esse desafio em realidade em um prazo tão curto, utilizamos a metodologia Agile, que já vem sendo aplicada a vários projetos da Renault do Brasil, gerando excelentes resultados”, disse Luiz Pedrucci, presidente da Renault do Brasil durante a apresentação da ferramenta na tarde desta sexta-feira em São Paulo.
A Renault levou o projeto à SAP Brasil, líder mundial do mercado de aplicações de software empresarial, que comprou a ideia. “Foi um desafio que provocou nossa equipe a buscar soluções ainda mais inovadoras e a criar novos processos internos que nos garantiram a agilidade que o cliente precisava”, afirmou Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil.
Fácil de navegar, segura, intuitiva e funcionando 24 horas por dia, a plataforma teve aceitação imediata dos clientes, como revelam os números. Até o momento, o K-Commerce já registrou mais de 1,5 milhão de acessos, a maior parte por celulares e tablets (70%). Ao todo, mais de 5.100 Kwid já foram vendidos pelo K-Commerce.
Para tornar o negócio completo, o K-Commerce inclui importantes funcionalidades, como:
• Definição da forma de pagamento: à vista ou financiamento pelo Banco Renault;
• Aprovação on-line do financiamento;
• Pré-avaliação do seminovo pelo sistema AutoAvaliar, já utilizada por lojistas e concessionários;
• Emissão de boleto para pagamento;
• Acompanhamento do pedido pelo site e por e-mail.
As vendas presenciais, cliente na concessionárias, continuam normalmente.
BS