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Home Destaques

TIGUAN ALLSPACE, PRIMEIRAS IMPRESSÕES

identicon por Juvenal Jorge
15/04/2018
em Destaques, JJ, Lançamentos






Depois da apresentação a que o Bob Sharp esteve presente e descreveu o novo Tiguan, agora chamado Allspace, chegou o momento de andar nos modelos de cinco e sete lugares.

O básico 250 TSI é muito equilibrado, diria até plenamente satisfatório para uso com uma família de tamanho normal. Incrível entender o quão bem o carro anda com o pequeno motor 1,4-litro turbocomprimido. Turbos são mesmo uma maravilha a ser devidamente apreciada, se não em velocidades altas, cada vez menos aplicáveis em estradas brasileiras, ao menos nas retomadas em que a potência em baixa rotação é mais necessária. Esse motor é flexível em combustível, o mesmo aplicado no Golf,  e a caixa de câmbio DQ250 é de dupla embreagem em banho de óleo, com seis marchas. Acelera de 0-100 km/h em 9,5 segundos e chega a 198 km/h de velocidade máxima.

Tração dianteira, câmbio automático suave e que não irrita nas trocas, suspensão firme que permite estabilidade segura e  que conta ainda com os auxílios eletrônicos para corrigir exageros ou erros, mas que tem buchas que não absorvem totalmente as pancadas secas, parte disso devido às rodas de 17 polegadas com pneus de perfil baixo.

O espaço para quem senta atrás é impressionante pelo tamanho do carro. Os bancos com revestimento em tecido agradam muito, já que é difícil vê-los em carros de categorias mais caras, e são menos quentes que os de couro, além de mais fáceis de limpar. Cada um tem suas vantagens.

O ar-condicionado é trizona, esquerda e direita na frente e no banco traseiro, com ventilador e seleção de temperatura na parte traseira do console.

No 350 TSI R-Line, o topo da linha, a vida é outra. São 70 cv e 10,2 m·kgf  adicionais, movendo a tração nas 4 rodas muito parecida em conceito e construção ao quattro Ultra, que faz dos Volkswagens semi-Audis. Se o motorista precisar andar rápido, estará sem dúvida mais tranquilo nessa versão, pois o carro alto e nada leve faz curvas com aderência espantosa, ajudado pelos grandes pneus largos em rodas de 19 polegadas. Fica ainda um pouco mais sujeito à pancadas secas em piso ruim por isso. O R-Line acelera de 0-100 km/h em 6,8 segundos e chega a 223 km/h de velocidade máxima.

Todos os Tiguan usam suspensão dianteira McPherson, montada em um subchassi de aço, e tem barra estabilizadora. Na traseira, também com subchassi, duas multibraço diferentes, um para o carro de tração dianteira e a outra para o 4Motion, mas ambas tem 4 braços por roda e barra estabilizadora.

Os quatro modos de condução que podem ser escolhidos no 350 TSI estão atrelados ao sistema 4Motion, e as capacidades estão  detalhadas nas fotos que fiz dos slides, durante a apresentação técnica. Eles mostram os parâmetros que são modificados em cada um dos modos, Normal, Snow, Offroad e Offroad individual.

O motor dessa versão é de 2 litros, sendo movido apenas por gasolina, e é o mesmo usado no Golf GTI e no Passat, com diferente calibração para um carro mais pesado e com câmbio diferente, o DQ 500, um dupla-embreagem de sete marchas.

A solução dos sete lugares é ótima, apenas sendo delicado o acesso aos dois bancos que ocupam lugar de bagagem quando em uso, cujo espaço para passagem e acomodação não é para pessoas muito altas ou volumosas. Para ajudar, a segunda fileira desliza em trilhos, dividida 60:40 para maior praticidade. Na carroceria mais curta sem os dois bancos extras, o porta-malas tem 710 litros, 686 litros no carro de sete lugares. Com o banco traseiro totalmente rebatido são 1.870 litros no cinco-lugares ou 1.761 no sete-lugares. Por fim, com sete ocupantes a bordo, restam nessa versão 216 litros de espaço, pouco, mas compreensível, já que o carro não é u SUV enorme, daqueles de ocupar espaço de caminhão pequeno nas ruas.

Apenas no R-Line a tampa do porta-malas pode ser aberta pelo movimento do pé abaixo de um sensor escondido sob o para-choque traseiro. Para fechar, aciona-se uma tecla por dentro da tampa e, ao se afastar do carro com a chave no bolso, a tampa se fecha sozinha. Mesmo com a tecla acionada, se a pessoa estiver debaixo da tampa, ela não se move. Há outro botão para fechamento imediato, como em outros carros da categoria dos SUVs.

Foi incluído também o Park Assist 3.0 que estaciona o carro em vagas perpendiculares tanto de frente quanto de traseira, além do paralelo (baliza).

No R-Line há controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que varia a velocidade de acordo com o carro à frente, e também a frenagem automática para evitar colisões. Este atua em maneiras diferentes dependendo das faixas de velocidade que o carro se desloca.

Os instrumentos do painel são virtuais, tela do tipo TFT, muito semelhante aos já usados nos Audis e Polo/Virtus 200 TSI quando com o opcional, e funciona de forma perfeita, assim como são os gráficos do sistema multimídia, o navegador GPS sendo particularmente impressionante.

Os preços foram informados na matéria do Bob, mas não custa repetir: 250 TSI, R$ 124.990; Comfortline 250 TSI, R$ 149.990; e R-Line 350 TSI, R$ 179.990.

Em breve teremos o Tiguan Allspace para nossa avaliação no uso normal, e entenderemos melhor a versatilidade do novo carro, que parece ter condições de aumentar a participação da Volkswagen nessa fatia de mercado.

JJ

Mais fotos, e a seguir ficha técnica e principais equipamentos:

FICHA TÉCNICA VW TIGUAN ALLSPACE
Versão 250 TSI Comfortline 250 TSI R-Line 350 TSI
MOTOR
Designação EA211 R4 EA211 R4 EA888
Instalação Dianteiro, transversal Dianteiro, transversal Dianteiro, transversal
Material do bloco/cabeçote Alumínio Alumínio Ferro fundido/alumínio
N° de cilindros/configuração Quatro/em linha Quatro/em linha Quatro/em linha
Aspiração Forçada por turbocompressor, interresfriador de ar Forçada por turbocompressor, interresfriador de ar Forçada por turbocompressor, interresfriador de ar
Diâmetro x curso (mm) 74,5 x 80 74,5 x 80 82,5 x 92,8
Cilindrada (cm³) 1.395 1.395 1.984
Taxa de compressão (:1) 10 10 9,6
Potência máxima (cv/rpm) 150/5.000 a 6.000 150/5.000 a 6.000 220/4.300 a 6.200
Torque máximo (m·kgf/rpm) 25,5/1.400 a 3.500 25,5/1.400 a 3.500 35,7/1.600 a 4.200
N° de válvulas por cilindro 4, atuação indireta por alavanca-dedo roletada, fulcro hidráulico
N° de comandos de válvulas 2, correia dentada, variador de fase na admissão e escapamento
Formação de mistura Injeção direta Injeção direta Injeção direta
Gerenciamento do motor Bosch MED Bosch MED Bosch MED
Combustível Gasolina comum (95 octanas RON) e/ou álcool Gasolina comum (95 octanas RON) e/ou álcool Gasolina comum (95 octanas RON)
TRANSMISSÃO
Embreagem Duas, automáticas Duas, automáticas, Duas, automáticas
Câmbio Transeixo dianteiro de 6 marchas robotizadas à frente e ré, tração dianteira Transeixo dianteiro de 6 marchas robotizadas à frente e ré, tração dianteira Transeixo dianteiro de 7 marchas robotizadas à frente e ré, tração integral sob demanda
Relações das marchas (:1) 1ª 3,462; 2ª 2,050; 3ª 1,300; 4ª 0,902; 5ª 0,914; 6ª 0,756; ré 3,987 1ª 3,462; 2ª 2,050; 3ª 1,300; 4ª 0,902; 5ª 0,914; 6ª 0,756; ré 3,987 1ª 3,562; 2ª 2,526; 3ª 1,679; 4ª 1.022; 5ª 0,788; 6ª 0,701; 7ª 0.635; ré 2,789
Relações de diferencial (:1) 4,800 e 3,600 4,800 e 3,600 4,733 e 3,994
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) 11,9 11,9 11,9
Relação de direção (:1) 13,6 13,6 13,6
N° de voltas entre batentes 2,65 2,65 2,65
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/314 Disco ventilado/314 Disco ventilado/340
Traseiros (Ø mm) Disco/300 Disco/300 Disco/300
Controle ABS (obrigatório), EBD e assistência à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio 7Jx17 Alumínio 7Jx17 ou 7Jx18 Alumínio 8,5×19
Pneus 215/65R17 215/65R17 ou 235/5518 255/45R19
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.562 1.598 1.785
Carga máxima 596 672 655
Peso máx. rebocável com/sem freio,até 8% (com/sem freio, kg) 2.000/750 2.000/75 2.300/750
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, crossover 4-portas, subchassi dianteiro e traseiro
Número de lugares 5 7 7
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,336 0,336 0,343
Área frontal (m²) 2,560 2,560 2,560
Área frontal corrigida (m²) 0,860 0,860 0,878
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.701 4.701 4.705
Largura sem/com espelhos 1.839 / 2.099 1.839 / 2.099 1.859/2.099
Altura 1.658 1.658 1.658
Distância entre eixos 2.790 2.790 2.790
Bitola dianteira/traseira 1.581/1.570 1.581/1.570 1.585/1.574
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 710 686 com 3ª fileira escamoteada,  216  com esta armada 686 com 3ª fileira escamoteada,  216  com esta armada
Tanque de combustível 56 56 60
DESEMPENHO (COM GASOLINA OU ÁLCOOL)
Aceleração 0-100 km/h (s) 9,5 9,5 6,8
Velocidade máxima (km/h) 198 198 223
CONSUMO INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) n.d n.d n.d
Estrada (km/l) n.d. n.d. n.d.
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª (km/h) 47,8 47,8 54,2
Rotação em 6ª a 120 km/h 2.500 2.500 2.200
MANUTENÇÃO E GARANTIA
Revisão/troca de óleo (km/tempo) 10.000/12 meses 10.000/12 meses 10.000/12 meses
Troca do óleo do câmbio (km) 60.000 60.000 60.000
Garantia total (tempo) Três anos Três anos Três anos

 

PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE TIGUAN ALLSPACE 250 TSI Comfortline 250 TSI R-Line 350 TSI
Acionamento elétrico da porta de carga x x •
Ar-condicionado automático de três zonas • • •
Banco do motorista com ajuste  elétrico e memória x • •
Bancos de couro com aquecimento x • •
Bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro x x •
Bolsas infláveis laterais e de cortina • • •
Câmera traseira x • •
Chave presencial x x •
Controle de cruzeiro adaptativo x x •
Controle de descida x x •
Desliga/liga motor nas paradas • • •
Engates Isofix para dois bancos infantis • • •
Faróis a LED x • •
Faróis com comutação alto/baixo automática x x •
Faróis de neblina • • •
Freio de estacionamento elétrico • • •
Mesas dobráveis no dorso dos encostos dos bancos dianteiros x • •
Monitor de fadiga do motorista • • •
Monitor frontal com reconhecimento de pedestres e frenagem automática x x •
Monitoramento da pressão dos pneus • • •
Pacote visual esportivo x x •
Park Assist 3.0 x x •
Quadro de instrumentos digital configurável de 12,3 polegadas x x •
Rodas de 17 polegadas • x x
Rodas de 18 polegadas x • x
Rodas de 19 polegadas x x •
Seletor de modo de condução x x •
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro • • •
Sistema de áudio Discover Media com tela de 8″ e navegador • • •
Tração integral x x •
OPCIONAL
Teto solar panorâmico – R$ 4.000 • • •





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Juvenal Jorge

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

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