• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home NG

AUTOENTUSIASTA E MULTITAREFA

identicon por Nora Gonzalez
20/07/2018
em NG, Visão Feminina






Semana passada contei aqui minha experiência de dirigir sem as mãos e sem olhar para a frente a 160 km/h durante alguns quilômetros. Como disse, o mais difícil é lutar contra o instinto e o hábito, pois, lembrem-se caros leitores, de que além da velocidade, eu tinha à minha frente permanentemente uma curva e não “corrigir” o volante é algo totalmente antinatural. Enquanto escrevo isto, sentada ao meu computador, parece mais fácil do que era sentada atrás do volante. Agora penso: “ué, mas a reta infinita é isso mesmo. Não precisa esterçar”. Ah, tá. Vai dizer isso para meu cérebro, na hora do “vamos ver”. Garanto que não é fácil. Como reza o ditado popular, na prática, a teoria é outra.

E digo isso tranquilamente, pois tenho o hábito de fazer diversos testes enquanto dirijo. Ou seja, guiar tirando as mãos do volante por pouco tempo não é problema nem raro em si. Como disse, o problema era todo o resto. Como é muito comum estar sozinha no carro, e tenho mania de andar com ele perfeitíssimamente em ordem, sempre verifico coisas.

Aproveito minhas frequentes viagens nas estradas para checar o alinhamento do carro e a calibragem dos pneus (foto de abertura). Como faz meu leitor Fat Jack, aproveito trechos retos e de asfalto bom para tirar de leve as mãos do volante por pouco tempo — apenas o suficiente para ver se o carro puxa para algum lado. Mas, como o Bob Sharp lembrou, se a geometria de direção for de raio de rolagem negativo a direção irá puxar para o lado do pneu bom. Mas reconheço que fazer isso é cada vez mais difícil, pois achar um trecho de pista sem remendos, buracos ou mesmo liso que não jogue o carro para algum lado e distorça meu teste é cada vez mais difícil. Dentro da cidade diria que é absolutamente impossível.

Congestionamentos servem para checar faróis (Foto: pt.wikipedia;org)

Tem gente que quando anda de carro fica fazendo mentalmente contas com as placas dos carros. Minha tia fazia o “noves fora”. Já eu aproveito os veículos à minha frente para ver o reflexo dos faróis do meu próprio carro. Para as luzes traseiras, tanto pisca, freio quanto faróis propriamente ditos, uso as paredes dos estacionamentos — vale a do supermercado, a de casa, qualquer uma. Sei lá, deve ser minha mania de sempre fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Para mim é como assistir televisão. Raramente apenas assisto televisão. Aproveito para fazer alguma outra coisa — geralmente algo mecânico que não precise maior concentração. Ultimamente tenho numerado fotos nos meus álbuns, pois faz parte da minha catalogação. Afinal, é apenas escrever sequências: 1,2,3… O problema é que neste caso preciso de bastante iluminação e às vezes atrapalha a tela. Se não, faço crochê ou tricô, embora esteja meio afastada disto há algum tempo. Posso me orgulhar de não olhar para as agulhas enquanto tricoteio. A exceção, é claro, são corridas de carro e alguns esportes. Assisti a algumas partidas da Copa do Mundo sem fazer mais nada, mas teve jogo que entrou no modo multitarefa seja porque não me empolgou, seja porque realmente precisava fazer alguma outra coisa.

Não verifico itens que precise tirar os olhos do trânsito exceto os mais óbvios, como se acende a luz do painel da seta quando aciono a alavanca. E, claro, olho o painel para checar indicadores de nível de óleo, temperatura e outros esporadicamente. Trauma da vez que fiquei parada na saída de um túnel em São Paulo e quase derreti o motor do carro. Mas em minha defesa tenho que dizer que havia olhado pouquíssimos quilômetros antes o painel e estava tudo OK com a temperatura e que ela subiu quase instantaneamente.

Não tiro os olhos do trânsito, em primeiro lugar porque dirigir em São Paulo exige prestar atenção por mim e pelos outros — parto do princípio que além de mim, poucos sabem realmente fazer isso e já espero alguma barbeiragem, assim me surpreendo positivamente quando isso não acontece mas nunca sou pega desprevenida. E em segundo lugar porque minha capacidade multitarefas tem algumas limitações não muito claras. Por algum motivo tem coisas que consigo combinar e outras que não. Parece que o Tico e o Teco nem sempre se entendem. É como pedalar na bicicleta ergométrica e ler. Não consigo nem que seja uma tira de quadrinhos. Volto várias vezes ao mesmo ponto e nada. Tem gente que consegue. Eu não estou nessa lista.

Uso parede para ver luz de freio (Foto: roofyingbrooklyn.net)

Mas sou capaz de saber exatamente quantos e que tipo de veículo tem à minha volta, onde eles estão e se posso, ou não, mudar de faixa e quando o tempo todo, ainda que esteja fazendo outra coisa como conversar, ouvir música ou cantando como uma doida como faço algumas vezes quando estou sozinha.

Lembro perfeitamente das características dos motoristas à minha volta e mantenho distância daqueles que não me agradam — como os que freiam sem motivo o tempo todo, os que mudam de faixa sem olhar nem avisar, os que dirigem digitando no celular, e por aí vai.

Quando estou numa garagem vazia às vezes testo os freios, apenas para ver se a altura do pedal está OK, já que tenho o hábito de dirigir suavemente e é raro ter de pisar subitamente. Toda vez que chove presto atenção nas palhetas do limpador de para-brisa. Me incomoda profundamente quando elas estão gastas e fazem barulho ou quando arranham o vidro. E principalmente quando não funcionam como deveriam. Sou daquelas que gostam de visibilidade máxima. Não ando com vidros sujos nem embaçados nem por um minuto. O resto do carro pode não estar lá brilhando de limpo, embora esteja sempre em ordem  — não deixo objetos nem prolongo demais o intervalo entre as lavagens. A carroceria pode estar empoeirada ou mesmo ligeiramente enlameada, mas vidros, faróis e lanternas traseiras estão totalmente desobstruídos de qualquer coisa. Limpo com o rodinho do posto mesmo, ainda que a água daquele balde não seja assim exatamente potável.

Testo palhetas com a menor chuva (Foto: papodelas.com.br)

Relendo tudo o que escrevi percebi que sempre disse que sou uma pessoa organizada, mas sem exageros, e que meu TOC limita-se aos meus álbuns de fotos, mas acho que não. Talvez seja algo mais profundo. Sei lá. Mas tenho certeza que outros autoentusiastas me entenderão, não? Vocês acham que é grave?

Mudando de assunto: assistir programação esportiva na televisão é algo quase tão extenuante para o telespectador quanto para o próprio atleta. A televisão aberta, mesmo tendo exclusividade para a transmissão de alguns eventos, cancela ou trucida treinos de Fórmula 1 ou mesmo as provas. Nos canais fechados não é diferente. No final de semana do GP da Inglaterra, a SporTV havia anunciado o treino oficial num de seus canais para o sábado às 10h. Detalhe: os canais já são pagos e fazem parte de alguns pacotes específicos. Na hora, sumiu da grade. Foi parar num outro SporTV, o 4, pago à parte dentro de um pacote ainda mais caro. Ou seja, você paga um determinado número de canais porque tem uma determinada programação que te agrada e, na hora, ela vai parar num outro canal para o qual tem de se pagar outra taxa extra. É brincadeira? Isso porque no horário previsto foi transmitida uma mesa redonda de comentaristas pré-jogo – ou seja, blá, blá, blá para encher o horário até o jogo de futebol da Copa. E, claro, sem nenhum aviso sequer no menu do canal. Descobri no perfil do Facebook de um jornalista da área. Mesma coisa na Fox Sports no domingo quando estava agendada a Fórmula E. Vou assistir e o que é que encontro? Reprise de um dos jogos da Copa que, por sinal, havia terminado horas antes. Algum aviso? Claro que não. Uma total falta de respeito com o assinante. Na hora de vender assinatura eles não param de nos contatar e divulgam em todo lugar telefones até mesmo sem custo para a ligação, mas vá achar algum contato para reclamar. Dou um doce para quem descobrir o caminho das pedras.

NG

A coluna “Visão feminina” é de total responsabilidade de sua autora e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: DistraçãoNGNora GonzalezTeste do carroTrânsito
Anterior

REQUIEM AETERNUM*, NANO

Próximo

MERCADO EM JUNHO, VENDAS NO SEMESTRE FECHAM EM DESACELERAÇÃO

identicon

Nora Gonzalez

Nora Gonzalez é jornalista, foi repórter (inclusive de indústria automobilística) e editora da Gazeta Mercantil e de O Estado de S. Paulo durante muitos anos. É fã de carros desde pequena, especialmente de Fórmula 1.

Próximo
Foto: Juvenal Jorge

MERCADO EM JUNHO, VENDAS NO SEMESTRE FECHAM EM DESACELERAÇÃO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022
Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022
Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In