Pela primeira vez Gol e Voyage são dotados de câmbio automático epicíclico, o chamado “automático convencional”. Já existiu automático, mas robotizado monoembreagem, o I-Motion.
O lançamento foi hoje na Fábrica do Gol e do Voyage, em Taubaté, interior de São Paulo.
O câmbio aplicado é o consagrado Aisin, no caso o AQ 160-6F de seis marchas (AQ de automatischequer, automático transversal em alemão). A Aisin é uma fabricante de câmbios japonesa e pertence ao Grupo Toyota; o câmbio é importado do Japão.
Desse modo, a Volkswagen vem atender aos anseios de boa parte do mercado que não quer mais três pedais nem nesses dois modelos compactos, ambos em sua 5ª geração, lançados, respectivamente, em junho e setembro de de 2008.
A segunda boa notícia é o novo câmbio ser casado com o motor 1,6-l 16v duplo-comando que parecia estar no ostracismo na gama VW, o EA211 de 110/120, que até à chegada do Polo em setembro do ano passado e no Virtus em janeiro deste ano estava aplicado na Saveiro Cross apenas. Vale lembrar que no Polo e no Virtus esse mesmo motor desenvolve 3 cv menos com álcool mas mantém a mesma potência com gasolina
Mas há uma terceira boa notícia, os preços: Gol, R$ 54.580 e Voyage, R$ 59.990, diferença relativamente pequena para o Gol 1,6 de motor “antigo”, o EA111 de 101/104 cv com câmbio manual de cinco marchas, R$ 3.450, e para o Voyage de mesmo trem motriz, R$ 3.170.
Há o pacote opcional único Urban completo, de R$ 3.000 para os dois modelos de câmbio automático e dois kits multimídia, o interatividade Composition Touch (R$ 2.000) e o interatividade Discover Media (R$ 2.100). A lista de equipamentos de série e opcionais ao final, em seguida à ficha técnica, permite saber, com precisão, o que vem de série e o conteúdo desses opcionais.
Com o pacote Urban e o pacote multimídia mais caro Gol e o Voyage com câmbio automático ficam R$ 5.100 mais caros. Falta nesse total o preço das cores, ainda indisponível, mas deve ficar em torno de R$ para a duas cores metálicas.
Agradável de usar
É normal uma geração com tanto tempo de mercado, 10 anos no caso do Gol e do Voyage, ir sendo aprimorada para chegar a um alto e nítido nível de excelência. Acho que todos nós já vimos isso acontecer com outras marcas, e teria que ser igual no Voyage que dirigi. O carro deixa transparecer precisão em tudo, até mesmo na “velha” direção com assistência hidráulica, firme em velocidade mais alta e razoavelmente leve em manobras.
Junte-se este fato a um motor de arquitetura moderna, elástico e ao mesmo tempo girador, acoplado a uma caixa automática de excelente reputação, e o resultado só pode ser bom, ou muito bom.
O câmbio tem modos D e S, selecionáveis pela alavanca seletora. No modo S, como é normal, modifica-se o mapa de trocas ascendentes de marcha, que passam a ocorrer em rotação mais alta, e o mapa do acelerador, que fica mais rápido, influenciando até no kickdown, o movimento rápido do pedal para provocar redução da marcha ao se precisar de mais desempenho. O modo S não atua na direção por esta não se eletroassistida.
As trocas são rápidas e ao mesmo tempo suaves, mas não foi aplicado o sempre apreciado recurso da aceleração interina automática nas reduções, apesar de não haver tranco no engate da marcha inferior.
As trocas manuais são por meio da alavanca seletora deslocada para a direita, com o tradicional da marca sobe marcha para frente/reduz para trás. Ou pelas borboletas, que têm prioridade sobre o modo D e, claro, obedecem à operação manual. Em todos os casos ocorre troca ascendente quando o ponteiro do conta-giros indica aproximadamente 6.200 rpm (não há traços após 6.000 rpm, só a faixa vermelha contínua).
Interessante na operação manual é se poder retomar velocidade na marcha que se quiser ao não haver redução mesmo que se acelere até o primeiro batente de final curso do pedal do acelerador, o que imita um câmbio manual e permite explorar o motor como se quiser.
Há o bloqueio do conversor de torque da terceira marcha em diante, bem como controle de neutro, ativado sempre que o carro está parado com moderada força no pedal de freio. Percebe-se facilmente a mudança entre pé leve e com mais força. O estol do conversor de torque é a 2.200 rpm.
No todo, é um câmbio automático fácil de aprender e usar (a marcha engatada sempre é exibida no mostrador central) e que é isento de manutenção, o fluido hidráulico é vida-toda. De fato, deverá atrair consumidores para a marca — primeira vez ou volta.
Analisando os dados técnicos, vê-se que o Cx aumentou um pouco, explicado pela carroceria mais alta na frente, iniciada com a Saveiro ano-modelo 2017 e depois estendida ao Gol Track. Particularmente o Gol, cujo Cx agora é 0,373 — já foi 0,345. O Voyage já foi 0,315, agora é 0,345.
Em alguns pontos o Voyage e o Gol denotam a idade. O encosto do banco traseiro é inteiriço (rebatível até no Voyage) e o passageiro central desse banco não conta com cinto de três pontos (só apoio de cabeça, que já ajuda). E não preciso dizer o que falta também…
O Voyage e Gol ainda têm bastante fôlego para continuar suas carreiras, que já chegaram a 1,5 milhão e 8 milhões de unidades, respectivamente. Ainda mais agora que o mercado busca “se automatizar”, associado um motor mais moderno e potente.
BS
FICHA TÉCNICA VW GOL E VOYAGE AUTOMÁTICO 2019 | ||
GOL | VOYAGE | |
MOTOR | ||
Designação | EA211 R4 MSI 1,6 | |
Descrição | 4-cilindros, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão em 50º, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcrum hidráulico, correia dentada, flex | |
Diâmetro x curso (mm) | 76,5 x 86,9 | |
Cilindrada (cm³) | 1.598 | |
Taxa de compressão (:1) | 11,5 | |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 110/120/5.750 | |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 15,8/16,8/4.000 | |
Comprimento de biela (mm) | 140 | |
Relação r/l | 0,31 | |
Corte de rotação | 6.600 (teórico, sobe marcha a 6.250 rpm) | |
Formação de mistura | Injeção no duto | |
Gerenciamento do motor | Simos 15 | |
TRANSMISSÃO | ||
Câmbio | Transeixo dianteiro com câmbio automático epicíclico Aisin AQ 160-6F de 6 marchas marchas à frente mais ré, tração dianteira | |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,667; 2ª 2,533; 3ª 1,556; 4ª 1.135; 5ª 0,859; 6ª 0,686; ré 3,394 | |
Relações do eixo motriz (:1) | 3,502 | |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de Ø 19 mm | |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica | |
Diâmetro mín. de curva (m) | 10,9 | |
Relação de direção (média, :1) | 14,9 | |
N° de voltas entre batentes | 2,9 | |
FREIOS | ||
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/312 | |
Traseiros (Ø mm) | Tambor/200 | |
Controle | ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Aço 6Jx15 | |
Pneus | 195/55R15H | |
Marca e tipo no carro testado | Bridgestone Duranza | |
PESOS (kg) | ||
Em ordem de marcha | 1.040 | 1.058 |
Carga máxima | 460 | 462 |
CONSTRUÇÃO | ||
Tipo | Monobloco em aço, sedã hatchback 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | Monobloco em aço, sedã 3-volumes 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | ||
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,373 | 0,345 |
Área frontal (m²) | 2,04 | 2,04 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,761 | 0,704 |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | ||
Comprimento | 3.892 | 4.213 |
Largura sem/com espelhos | 1.656/ 1.893 | 1.656/1.893 |
Altura | 1.474 | 1.464 |
Distância entre eixos | 2.467 | 2.467 |
Bitola dianteira/traseira | 1.423/1.411 | 1.423/1.410 |
Distância mínima do solo | n.d. | n.d. |
CAPACIDADES (L) | ||
Porta-malas | 285 | 480 |
Tanque de combustível | 55 | 55 |
DESEMPENHO | ||
Aceleração 0-100 km/h (G/A, s) | 10,7/10,1 | 10,8/10,2 |
Velocidade máxima (G/A, km/h) | 179/185 | 184/190 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | ||
Cidade (km/l, G/A) | 11,1/7,7 | 11,1/8,0 |
Estrada (km/l, G/A) | 13,6/9,6 | 14,3/10,1 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||
v/1000 em 6ª (km/h) | 45,3 | 45,3 |
Rotação em 6ª a 120 km/h (rpm) | 2.650 | 2.650 |
Rotação em vel. máxima, 5ª (rpm) | 5.100 | 5.250 |
EQUIPAMENTOS GOL E VOYAGE AUTOMÁTICO 2019 | ||
Gol | Voyage | |
Alerta de frenagem de emergência (luz de freio, depois pisca-alerta) | • | • |
Alerta sonoro de faróis ligados | • | • |
Alerta sonoro e visual de cintos de segurança dianteiros não atados | • | • |
Antena de teto traseira | • | • |
Apoio de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura (3) | • | • |
Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen | • | • |
Banco do motorista com ajuste de altura | • | • |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador | • | • |
Cintos de segurança retráteis no banco traseiro (2) | • | • |
Desembaçador do vidro traseiro | • | • |
Encosto do banco traseiro rebatível | • | • |
Faróis monoparábola | • | • |
Grande dianteira em preto | • | • |
Instrumentos: velocímetro, conta-giros, termômetro do líquido de arrefecimento e medidor do nível de combustível | • | • |
Limpador do para-brisa com temporizador | • | • |
Limpador e lavador do vidro traseiro | • | – |
Para-choques na cor do veículo | • | • |
Para-sóis com espelho | • | • |
Pisca-3 | • | • |
Preparação para sistema de áudio com fiação | • | • |
Retrorefletores no para-choque traseiro | – | • |
Rodas de aço com pneus 195/55R15H | • | • |
Suporte para celular com entrada USB de alta intensidade (2,1 ampères) | • | • |
Tomada de 12 V no console central | • | • |
Travamento elétrico das portas | • | • |
Vidros dianteiros com acionamento elétrico | • | • |
OPCIONAIS | ||
Urban completo: rodas de liga de alumínio 15″; alarme sem chave; chave-canivete com controle remoto; retrovisores e maçanetas na cor do veículo; grade do radiador cor preto Ninja; espelhos externos de ajuste elétrico função de abaixar orientação ao engatar ré; repetidores de setas nos espelhos; sensor de estacionamento traseiro; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico; destravamento da porta de carga com controle remoto ((Voyage: tampa do porta-malas); para-sóis com espelho e iluminação; faróis de dupla parábola; faróis de neblina;lanternas traseiras escurecidas; luzes de leitura dianteiras (2) e traseiras (2); ajuste de altura e distância do volante de direção; alças de teto – R$ 3.000,00 | • | • |
Interatividade “Composition Touch”: sistema de áudio Composition touch com App-connect; 4 alto-falantes e 2 tweeters; volante multifuncional com comando do sistema de áudio e do I-System; I-System com Eco-Comfort e computador de bordo – R$ 2.000,00 | • | • |
Interatividade “Discover Media”: sistema de áudio Discover Media com navegador; 4 alto-falantes e 2 tweeters; volante multifuncional com comando do sistema de áudio e do I-System; I-System com Eco-Comfort e computador de bordo – R$ 2.100,00 | • | • |
Cores: preto Ninja, branco Cristal, vermelho Flash (sólidas). prata Sirius, cinza Platinum (metálicas) | • | • |