A versão EXL testada é a mais completa do Honda Fit. Seu preço sugerido é de R$ 82.900, sendo que o da versão de entrada, a DX, com câmbio manual, é de R$ 60.200. Por essa grande diferença de preço se vê que a EXL vem bastante recheada (ver lista de equipamentos em seguida à ficha técnica).
O motor é o mesmo para todos os Honda Fit e City: o bom 1,5-litro que entrega 115/116 cv a 6.000 rpm e 15,2/15,3 m·kgf a 4.800 rpm. Vale ressaltar que o alto giro do pico de torque não expressa a boa pegada em baixa que tem esse animado motor, coisa só realmente percebida quando se dirige um Fit, ou City, equipado com câmbio manual de 5 marchas. Se há uma coisa que indiscutivelmente a Honda sabe fazer, é motor, e não é de hoje. Ele tem 4 válvulas por cilindro, sendo duas de admissão, onde até 2.300 rpm o sistema i-VTEC trabalha abrindo uma só válvula de admissão e a partir daí passa a abrir também a segunda. Sendo assim, em baixa o motor responde despejando já bastante potência e depois vai buscar rotações altas com naturalidade. Belo motor, elástico e virador, como costumamos dizer.
E econômico também. Segundo o Inmetro faz 12,3/8,3 km/l na cidade e 14,1/9,9 km/l na estrada, resultados que bateram com o que apurei. O EXL vem com câmbio automático CVT, cujo modo manual de 7 marchas virtuais são comandadas somente pelas borboletas atrás do volante. No trânsito pesado urbano, quando naturalmente se busca a lei do mínimo esforço, é o que há de melhor, mas na estrada, se nela o motorista busca também o prazer do contato com a máquina, é pouco comunicativo. Tecnicamente, nada contra, pois o sistema CVT é preciso ao ajustar a relação de transmissão mais adequada à necessidade do momento, portanto, acerta no desempenho e consumo; mas basta testar a versão com câmbio manual, como fiz, para evidenciar quão bom é esse motor e quão deliciosamente esportivo fica esse carro quando com uma alavanca de marchas em H e um pedal de embreagem.
O modo Drive é ideal para a cidade e estrada de pista dupla, pois mantém giro baixo e proporciona rápidas retomadas. Para maior presteza nas respostas ao curso inicial do acelerador o motorista poderá colocar a alavanca de câmbio na posição S, que elimina as relações mais longas e com isso aumentará a rotação do motor, e reterá mais a relação quando se corta a aceleração. A posição S por si só já proporciona suficiente freio-motor quando em trechos sinuosos e descidas de serra suaves, mas para as descidas de maior inclinação o uso do sistema manual é o mais eficiente.
Para temporariamente ativar o sistema manual basta acionar uma das borboletas — não há comando manual pela alavanca de câmbio, só pelas borboletas. Estando em Drive ele obedecerá as borboletas e após poucos segundos sem usá-las voltará ao modo automático. Estando em Sport, ao acionarmos as borboletas ele entra no modo manual e lá fica, só voltando ao modo automático se pressionarmos a borboleta da direita por mais de 4 segundos ou se voltarmos a alavanca à posição Drive. Não há aceleração interina quando se faz reduções comandadas, porém, sendo muitas as marchas, há pouca diferença de giro entre elas, o que resulta num suave tranco que se faz quase imperceptível.
A suspensão é mais para a firme, quase dura. Mais dura que a do irmão City e também mais dura que o novo concorrente Yaris hatch. Na verdade achei-a desnecessariamente dura, tendendo à esportiva, porém, em compensação, nas curvas ele tem uma precisão de direção e comportamento exemplar para a categoria. Agarra-se a elas com unhas e dentes, seja lá curva de baixa ou alta velocidade. Na estrada sua estabilidade direcional sofre um pouco quando com fortes ventos laterais, mas fora esses breves momentos segue feito uma flecha e proporciona viagem segura e descansada. Estando vazio ou carregado, o motor oferece bom desempenho e sempre temos um carro bem plantado no chão. Bom estradeiro, portanto. Gostei de viajar com ele.
Conta com controle de estabilidade e tração, desligáveis, que não entraram em uso, já que seus limites naturais são altos e não houve condições para procurá-los a fundo. Há também controle automático de velocidade cruzeiro. Os faróis são potentes e há as úteis luzes de rodagem diurna (DLR). A intensidade da luz dos instrumentos é facilmente regulável. A central multimídia oferece uso prático.
A direção, com assistência elétrica variável, está no ponto, pois é rápida, leve em baixa e firme em alta. Carro arejado, com boa visibilidade geral, agradável de estar.
Como pontos altos cito alguns. A boa posição para dirigir — facilmente atingida por ter amplo posicionamento do volante, que tem regulagem de altura e distância, além do banco ter regulagem de altura e o cinto de segurança ter regulagem da altura de ancoragem. Tem bom espaço para quatro adultos, com grande espaço para pernas e cabeça. O passageiro do meio do banco traseiro encontra um ressalto no encosto, o que prejudica seu conforto. É grande sua capacidade de levar bagagem, que além do volume do porta-malas (363 litros), é possível erguer os assentos do banco traseiro — que é bipartido — e no assoalho acomodar muita bagagem. Há alças de teto.
Viajamos ao sul de Minas Gerais, região montanhosa de Poços de Caldas. Impressionou quão bem ele traciona em subidas íngremes com piso de paralelepípedo molhado – a prova dos nove para todos os carros, principalmente os de tração dianteira, como o Fit. O isolamento acústico da suspensão e de ruídos de pneus deixa um pouco a desejar. Já o do motor é bom.
O Honda Fit reafirma sua qualidades de monovolume prático e eficiente tanto na cidade quanto na estrada.
AK
Mais fotos:
FICHA TÉCNICA HONDA FIT EX 2018
MOTOR | |
N° e disposição dos cilindros | Quatro, em linha, transversal, flex |
Cilindrada (cm³) | 1.497 |
Diâmetro e curso (mm) | 73 x 89,4 |
Potência (cv/rpm, G/A) | 115 /116/6.000 |
Torque (m·kgf, G/A) | 15,2/15,3/4.800 |
Taxa de compressão (:1) | 11,4 |
Distribuição | 4 válvulas por cilindro, comando no cabeçote, corrente, variador i-VTEC de fase e levantamento conjugados |
Formação de mistura | Injeção no duto Honda PGM-FI |
TRANSMISSÃO | |
Tipo do câmbio | Automático CVT |
Conexão motor-transeixo | Conversor de torque |
Relações de marchas (:1) | Frente 2,526 a 0,408, ré 2,706 a 1,382 |
Espectro (:1) | 6,191 |
Relação de diferencial (:1) | 4,992 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Voltas entre batentes | 3 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,3 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/262 |
Traseiros (Ø mm) | Tambor/200 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 6Jx16 |
Pneus | 185/55R16H |
Estepe | Temporário, roda de aço 4Tx15, pneu T135/80D15 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, monovolume, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 3.998 |
Largura | 1.695 |
Altura | 1.535 |
Distância entre eixos | 2.530 |
Bitola dianteira/traseira | 1.482/1.472 |
Distância mínima do solo | 145,3 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.104 |
Capacidade do porta-malas (L) | 363/1.045 com encosto banco traseiro rebatido |
Tanque de combustível (l) | 45,7 litros |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | n.d. |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | n.d. |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO/PBEV) | |
Cidade (km/l, G/A) | 12,3/8,3 |
Estrada (km/l, G/A) | 14,1/l/9,9 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em D (km/h) | 54,8 |
Rotação a 120 km/h D (rpm) | 2.200 |
EQUIPAMENTOS HONDA FIT EXL 2018 |
Abertura da portinhola do bocal de abastecimento com alavanca interna |
Acionamento dos elétrico dos vidros com um-toque subida/descida para o do motorista e acompanhante |
Antena de teto traseira |
Apoio de braço em couro |
Apoio para o pé esquerdo |
Ar-condicionado digital com controle por tela tátil |
Assistente de partidas em aclives |
Aviso sonoro do cinto de segurança desatado para motorista e passageiro |
Banco do motorista com regulagem de altura |
Bluetooth com comandos no volante com função Voice Tag |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina |
Câmera de ré multivisão |
Chave tipo canivete com controle de abertura/fechamento das portas |
Cintos de segurança traseiros de três pontos para os três ocupantes |
Conjunto ótico FULL LED: Faróis alto/baixo e lanternas traseiras em LED |
Console central com porta-copos |
Controle automático de velocidade de cruzeiro |
Controle de estabilidade e tração |
Desembaçador do vidro traseiro |
Detalhes internos na cor prata |
Encosto de cabeça para todos os ocupantes |
Engates Isofix para bancos infantis |
Estrutura de deformação progressiva ACE™ com barras de proteção lateral |
Exclusivo sistema de configuração dos bancos Magic SEAT com bancos traseiros reclináveis e bipartidos (60:40) |
Faróis de neblina |
Freios ABS (obrigatórios) com distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Grade frontal com acabamento preto piano e detalhes cromados |
Iluminação interna do porta-malas |
Imobilizador de motor |
Limpador de pára-brisa do tipo flat blade |
Limpador e lavador do vidro traseiro |
Luz de rodagem diurna (DRL) em LED |
Maçanetas externas na cor do veículo |
Multimídia 7” tátil com navegador GPS e interface para smartphones |
Painel de instrumentos com computador de bordo multifunções (Bluemeter) |
Para-brisa com faixa degradê |
Para-sóis com espelho para motorista e passageiro |
Pino de segurança para tapete do motorista |
Porta copos na saída de ar-condicionado |
Porta-objetos nas portas dianteiras |
Porta-revistas no dorso do encosto dos bancos dianteiros |
Quatro alto-falantes (dois dianteiros e dois traseiros) e dois tweeters |
Retrovisores elétricos na cor do veículo com repetidoras de seta |
Retrovisores externos com rebatimento elétrico |
Revestimento dos bancos em couro |
Sistema de alerta de frenagem de emergência |
Terceira luz de freio |
Tomada 12 volts |
Trava de segurança central dos vidros dos passageiros |
Trava de segurança para crianças na portas traseiras |
Travas elétricas com travamento automático acima de 15 km/h |
Vidros elétricos |
Vidros esverdeados com filtro UV |
Volante de direção ajustável em altura e distância |
Volante multifuncional com acabamento em couro |