Esse ano de 2018 marcou o vigésimo aniversário do show aéreo anual realizado no aeroporto Willow Run, a cerca de meia-hora a oeste de Detroit. É o Thunder over Michigan (trovão sobre Michigan).
Esse ano ele aconteceu no final de semana de 25 e 26 de agosto, um sábado que teve bastante chuva até pouco depois do almoço e um domingo que começou muito nublado e impediu as apresentações aéreas na parte da manhã. Durante a tarde as nuvens deram uma trégua, um sol de verão inclemente castigou o público, e houve voos desde as 13h30min até às 16h30min, com pequenos intervalos.
Estive presente, e posso dizer que juntar diversos aviões próximo de muita gente é uma das atividades mais bacanas que o ser humano pode presenciar. A mistura de aviões de várias épocas, pessoas de todas as idades, interesses diversos e nível de entusiasmo que vai de zero a 100% é bem curioso. É fácil também ver os fanáticos por aviões, sempre tirando fotos e se contorcendo para enxergar detalhes de algumas aeronaves.
É interessante saber que esse aeroporto foi construído em 1941 — durante a Segunda Guerra Mundial — pela Ford, para a fabricação de bombardeiros, os Consolidated Vultee B-24 Liberator que combateram principalmente na Europa, mas que também fizeram suas missões no cenário das ilhas do Pacífico. Muitas técnicas de organização da manufatura que a Ford utilizava em seus carros foi aplicada nessa fábrica para aumentar a velocidade de produção. Foram 8.685 Liberators que saíram desse local, fruto do trabalho de 42 mil pessoas no pico de produção.
O Thunder over Michigan é um evento basicamente de apoio ao Yankee Air Museum, que teve seu hangar principal destruído em um incêndio em 2004. Desde então ele está localizado em edifício provisório e vem sendo construído um novo para abrigar o acervo, que tem entre outras preciosidades um bombardeiro Boeing B-17G em condição de voo, batizado de Yankee Lady (foto de abertura). Portanto, atualmente o show é pago, para arrecadar dinheiro para o museu.
Estive no domingo, e as fotos abaixo mostram algumas das atrações, a última do dia sendo a apresentação dos Thunderbirds, a esquadrilha de demonstração acrobática da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). O ano de 2018 marca os 65 anos de atividade, mostrando em todos os lugares que visitam o padrão de treinamento da força aérea. O calendário para 2019 tem 37 apresentações, e sempre há vários pilotos que trabalham em rodízio para evitar algum problema de ausência em momento de show.
Hoje há mais de uma centena de pessoas no time, alguns deles civis, e doze pilotos, sendo duas mulheres. As apresentações padrão contam com sete aviões, um deles decola antes do grupo e fica orbitando em área afastada, só sendo chamado a compor a formação em caso de problema de alguma aeronave da apresentação. Trata-se do “slot pilot”, e um dos raros acidentes da esquadrilha foi em 4 de abril passado, quando o Major Stephen Del Bagno, que cumpria essa função, sofreu um acidente fatal em um treinamento em Nevada — próximo da base de Nellis — onde fica a casa dos Thunderbirds. O restante das apresentações de 2018 são dedicadas a esse oficial.
Para finalizar, a galeria da apresentação dos Thunderbirds, após a foto que para mim foi a representação perfeita do nome do show, quando dois F-16 passaram a baixa altura sobre o público. Verdadeiros trovões!