Preguiça ou pragmatismo? São estas duas estradas que posso trilhar para o comecinho de mais este Teste de 30 Dias para o AUTOentusiastas, desta vez com o Toyota Yaris XLS sedã, versão dotada de câmbio automático CVT unicamente.
Preguiça seria dizer que só vou escrever sobre sensações, as minhas, já que sendo este um lançamento recente, tanto o Bob Sharp (que o descreveu com o rigor de costume quando foi ao evento de lançamento com test drive) quanto o Juvenal Jorge (que fez um teste “no uso” com este mesmíssimo Yaris — a mesma unidade!) — já descascaram esse automóvel a contento.
Pragamatismo seria dizer que, sim, meus colegas são geniais, mas eu sou eu e o 30 Dias é meu pedaço e… sabem o quê? Nem lá, nem cá: o 30 Dias do Yaris começará “mezzo a mezzo”, sem grandes descrições sobre aspectos já comentados pelos colegas (posicionamento de mercado, versões, de onde vem, etc.), mas com meu modo de interpretar o automóvel no aspecto dinâmico e o que ele a mim transmite, que creio ser o diferenciador do Teste de 30 Dias. Ou seja, o convívio estendido. Começo então a construir o veredicto com as sensações de uma primeira semana bem variada, com viagem e uso urbano, mas, antes desse relato prático, um breve papo sobre o impacto que o Yaris transmite mesmo antes de seu motor ser ligado.
Ele é mais um em uma tumultuada categoria, a dos sedãs, cheia de opções. Se há tanta variedade é por que deve haver clientes para eles. Honda City, VW Virtus, Fiat Cronos, Nissan Versa… há modelo novo e nem tanto a dar com pau no mercado.
Confesso que eu não seria um cliente destes sedãs. Havendo, como no caso do Yaris, uma versão hatch (que me agrada mais aos olhos) e traz a porta do compartimento de carga grande, eu o preferiria. Mas, o Yaris para este 30 Dias é o sedã, então, vamos à percepção inicial. Qual é? De carro desenhado de maneira acadêmica, sem erros mas também sem nenhum arroubo de ousadia, de genialidade. Nada pode ser chamado de elemento “catch the eye”. A traseira é melhor do que a frente e assim o Yaris fará sucesso entre os que não se importam com design de referência. Apesar desse design anônimo ele é proporcional, nada me faria pedir a cabeça do designer (coisa merecida para o autor do Nissan Versa ou do Peugeot 206 sedã…).
Azul Titã, o Yaris enviado para teste custa R$ 81.990, nove mil reais menos do que o Corolla GLi mais barato que, como este Yaris, vem com o câmbio CVT batizado de Multidrive. Porém, em vez do motor 1,5-litro (105/110 cv) derivado do usado no Etios, o Corolla de entrada traz o 1,8-litro de 136/144 cv. Reflexão: o que li a respeito do Yaris diz que ele vem para ocupar a fresta entre o Etios e o Corolla. Por conta disso, acho que a novidade deveria custar menos que os R$ 81.990 apesar de concordar com o JJ, que no teste “no uso” escreveu que o Yaris, em termos de acabamento, no quesito “percepção de qualidade” está mais para Corolla do que para Etios.
Airbags, ou bolsas infláveis como o AE diz, a dar com pau, eletrônica finesse, aparência requintada mas… não é Corolla. Para o bem e para o mal. Menor, menos potente e impactante, é, porém, mais moderno. Na passeadinha em volta do carro antes de abrir a aporta e entrar me chamou a atenção a opção por rodas e pneus contracorrente: aro 15 e pneus de perfil relativamente alto, 185/60. Perde a aparência, ganha o conforto e a economia (tais pneus são mais baratos…) sem que o aspecto dinâmico seja prejudicado.
Uma vez dentro, busco a melhor posição para dirigir e lamento a ausência de regulagem de distância do volante. Na posição mais baixa cobre os instrumentos com a parte superior e mesmo quando o ajusto no limite para vê-los, a sensação é de que não ficou bom. E não bom também é haver um console cujo apoio para o cotovelo falta em sua função por poucos centímetros. Estranho. De resto o ambiente é discreto, sóbrio. Bancos de couro razoáveis em conforto e controles em geral acessíveis. Ah, e há um teto solar, pequeno mas cumpridor. Gostei.
Ligo o Yaris e zarpo para meus primeiros quilômetros, uma breve viagem da capital paulista até a região de Campinas. Avisado que o tanque está abastecido com álcool prevejo que vou – e volto! – facilmente com um tanque apesar dos 45 litros, que serão poucos caso Yaris se mostre sedento. Com o hodômetro marcando pouco mais de 4 mil quilômetros imagino estar o motorzinho já no seu estágio-padrão.
Na ida, pela retilínea rodovia dos Bandeirantes o Yaris fez 13,4 km/l. Na volta, pela mais tortuosa Anhanguera, cravou 12,9 km/l. Sensação principal diz respeito ao silêncio a bordo. A insonorização da cabine é excelente e o ajuste do câmbio CVT — que curiosamente se comporta como um automático padrão, subindo e descendo as sete marchas virtuais de forma levemente perceptível (mas nada incômoda) – me pareceu exato. A 120 km/h em “7ª marcha” o conta-giros indica 2.700 rpm.
Como referência, o consumo oficial Inmetro/PBVE é 12/8,3 km/l na cidade e 14,6/10,1 km/l, na estrada. Esse parece ser um dos casos que se consegue melhor consumo do que o dado de fábrica.
Nas poucas vezes que afundei o pé a retomada me pareceu morna. O motor sobe de rotação mas tal não se reverte em progressão efetiva e coerente com tal elevação. Isso é característico dos CVT, sejam os mais simples, sejam os que, como este, tem sete marchas virtuais.
Rodas de liga de alumínio com pneus Bridgestone Ecopia 185/60R15H parecem de acordo com o caráter e o desempenho deste Yaris
Aprendi com os textos de Bob e Juvenal que este câmbio tem uma característica especial, que é ter as duas primeiras marchas mecânicas, ou seja, que deveriam passar uma sensação diferente daquela de um CVT normal em arrancadas. Confesso que a única coisa que notei de diferente foi uma passagem entre 1ª e 2ª (e vice-versa) mais marcada. Guardo um julgamento mais preciso para as semanas que virão.
Bob me deu uma missão para esta primeira semana com o Yaris: verificar se em descidas o controlador de velocidade é capaz de manter a velocidade de modo competente. Resposta, não! Na volta de Campinas, nas descidas da parte final da Anhanguera, escolhi 82 km/h e o Yaris avançou até 94 km/h. Outras viagens virão neste Teste de 30 Dias, mas essa elevação de velocidade é inaceitável justamente por se tratar de um câmbio CVT, capaz de “achar” uma relação que proveja freio-motor à velocidade ajustada. Por outro lado, elogiável — e muito — foi o restante da semana rodando em cidade. Situação na qual o Yaris sedã se mostrou de uma suavidade ímpar.
Silencioso, macio, fácil. Um carro que se dirige sem que nenhum “pecado” chame a atenção (a não ser a posição do volante, muito inclinado). Confortos como câmera de ré, a chave presencial ou o sistema de partida por botão tornam manobras e o uso em pequenos percursos urbanos fazem do novo Toyota um vetor eficiente e confortável. Consumo urbano, ainda com o álcool, na casa dos 8,0 km/l quando o trânsito flui, e 5,7 km/l quando empaca.
Previsão para a 2ª semana é levar o Yaris XLS sedã para a viagem ao litoral norte, com percurso de estradas variadíssimo, porta-malas cheio e trazer, espero, muitas informações sobre a novidade do ano da Toyota.
RA
Toyota Yaris XLS sedã
Dias: 7
Quilometragem total: 296 km
Distância na cidade: 136 km (46%)
Distância na estrada: 160 km (54%)
Consumo médio: 7,5 km/l (álcool)
Velocidade média: 27 km/h
Tempo ao volante: 10h47min
FICHA TÉCNICA YARIS XLS SEDÃ | ||||||||||
MOTORIZAÇÃO | ||||||||||
Motor | 1,5L Dual VVT-I | |||||||||
Designação do motor | 2NR-FBE | |||||||||
Tipo | 4 cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote com variador de fase em ambos, corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavancas-dedo roletadas com fulcrum hidráulico para compensação da folga de válvulas, bloco e cabeçote de alumínio; instalação transversal, flex | |||||||||
Diâmetro e curso (mm) | 72,5 x 90,6 | |||||||||
Cilindrada (cm³) | 1.496 | |||||||||
Taxa de compressão (:1) | 13 +/- 0,3 | |||||||||
Potência (cv/rpm, G/A) | 105/110/5.600 | |||||||||
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 14,3/14,9/4.000 | |||||||||
Rotação de corte (rpm) | 5.800 | |||||||||
Formação de mistura | Injeção no duto | |||||||||
TRANSMISSÃO | ||||||||||
Tipo | Transeixo automático CVT Multidrive de 7 marchas virtuais + ré, tração dianteira | |||||||||
Ligação motor-câmbio | conversor de torque | |||||||||
Relações das marchas (:1) | 2,386 a 0,426 | |||||||||
Espectro (:1) | 5,600 | |||||||||
Relação de diferencial (:1) | 5,833 | |||||||||
SUSPENSÃO | ||||||||||
Dianteira | Independente McPherson, mola helicoidal, braço triangular, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | |||||||||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora integrada ao eixo | |||||||||
DIREÇÃO | ||||||||||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade | |||||||||
Relação de direção (:1) | 18,6 | |||||||||
Número de voltas entre batentes | 3,8 | |||||||||
Diâmetro mínimo de giro (m) | 9,8 | |||||||||
FREIOS | ||||||||||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. | |||||||||
Traseiros (Ø mm) | Tambor/n.d | |||||||||
Circuito hidráulico/assistência | Duplo em diagonal/a vácuo | |||||||||
Controle | ABS (obrigatório), EBD e assistência à frenagem | |||||||||
RODAS E PNEUS | ||||||||||
Rodas | Liga de alumínio, 5J x 15 (estepe: aço) | |||||||||
Pneus | 185/60R15H (estepe temporário 175/65R14T, 80 km/h)) | |||||||||
CONSTRUÇÃO | Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | |||||||||
DIMENSÕES (mm) | ||||||||||
Comprimento | 4.425 | |||||||||
Largura sem espelhos | 1.730 | |||||||||
Altura | 1.490 | |||||||||
Distância entre eixos | 2.550 | |||||||||
Bitola dianteira/traseira | 1.470/1.460 | |||||||||
Distância mínima do solo | 150 | |||||||||
PESOS E CAPACIDADES | ||||||||||
Peso em ordem de marcha (kg) | 1150 | |||||||||
Peso bruto total (kg) | 1550 | |||||||||
Carga útil (kg) | 400 | |||||||||
Capacidade máxima de tração (kg) | 1.550 | |||||||||
Porta-malas (L) | 473 | |||||||||
Tanque de combustível (L) | 45 | |||||||||
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE | ||||||||||
Cidade (km/l, G/A) | 12/8,3 | |||||||||
Estrada (km/l, G/A) | 14,6/10,1 | |||||||||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||||||||||
v/1000 em 7ª/CVT | 44,5 | |||||||||
rpm a 120 km/h em 7ª/CVT (km/h) | 2.700 |
EQUIPAMENTOS YARIS 1,5 SEDÃ XLS |
ESTILO |
Acabamento externo preto na coluna central |
Controle de áudio e computador de bordo no volante |
Descansa-braços dianteiros |
Difusores de ar com acabamento na cor prata |
Espelhos externos de acionamento elétrico na cor do veículo e repetidoras de setas integradas |
Grade inferior tipo reta |
Maçanetas externas cromadas |
Maçanetas internas cromadas |
Para-choques na cor do veículo |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura elétrica do porta-malas |
Abertura interna do tanque combustível |
Acelerador elétrico com comando eletrônico |
Ajuste de altura do banco do motorista |
Ajuste de altura do volante de direção |
Ajuste elétrico de altura do facho faróis |
Ar-condicionado automático com filtro antipólen e ar quente |
Bancos parcialmente em couro |
Chave presencial (Smart key) |
Computador de bordo com visão multifunção (tela 4,2″ TFT de alta resolução com 16 funções: hodômetro total e parcial, autonomia, velocidade média, relógio, termômetro ar externo, marcha em uso, nível de combustível, velocímetro digital, Eco/Walllet e luz de condução econômica e ranking de eficiência com histórico de consumo) |
Condução ECO indicada no quadro de instrumentos |
Console central com dois porta-copos iluminados |
Controle de velocidade de cruzeiro |
Descansa-braço traseiro com porta-copos |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Encosto do banco traseiro dividido 60:40 |
Espelho interno eletrocrômico |
Faróis com acendimento automático e luz de acompanhamento |
Faróis halógenos projetores com máscara negra e linha guia em LED |
Lanternas traseira em LED |
Luzes de leitura dianteiras |
Painel de instrumentos com tecnologia Optitron |
Para-sóis com iluminação |
Partida por botão |
Porta-garrafas nas quatro portas |
Porta-moedas localizadas no painel |
Porta-objetos com tampa no console central |
Porta-revistas no dorso dos bancos dianteiros |
Sensor de chuva |
Smart entry, destravamento de porta sem chave |
Teto solar elétrico |
Tomada 12 V no console central |
Vidros elétricos um-toque subida/descida com antiesmagamento |
SEGURANÇA |
Alarme perimétrico e volumétrico |
Apoios de cabeça (5) com regulagem de altura |
Assistente de partida em aclive |
Aviso de cintos dianteiros não atados |
Aviso sonoro de faróis ligados (carro estacionado, porta-malas aberto com carro em movimento |
Bolsa inflável de joelhos para o motorista |
Bolsas infláveis de cortina |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias) |
Bolsas infláveis laterais |
Câmera de ré |
Cintos dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de força |
Cintos de três pontos (5) |
Controle de estabilidade e tração |
Desembaçador do vidro traseiro |
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior |
Faróis e luz traseira de neblina |
Imobilizador de motor |
Jogo de tapetes dianteiros em carpete |
Limpador de para-brisa intermitente |
Travamento automático de portas a 20 km/h |
ÁUDIO |
Antena-short pole |
Quatro alto-falantes e dois tweeters |
Sistema de áudio central multimídia com tecnologia Harman, tela tátil de 7″, AM/FM, MP3, tomada USB no console central, Bluetooth e conexão para smartphones e tablets através de espelhamento SDL |