Como companheiros de milhões de pessoas por tantos anos, o Fusca e a Kombi, acabaram fazendo parte também das Festas de Fim de Ano, e isto ocorre de várias maneiras.
A foto abaixo é uma das mais lindas que eu vi neste ano de 2018. Instalação realizada pela AUTOSTADT em Wolfsburg, colocando o lindíssimo Fusca dourado, que comemorou a produção do milionésimo Fusca, dentro de uma esfera transparente, mimetizando os suvenires tipo “globo de neve”:
Uma das maneiras de fazer Fuscas e Kombis participarem das festas é decorando o carro com luzinhas coloridas para estacioná-lo em frente de casa para fazer parte da decoração natalina; à noite é que a festa fica bonita, dado o efeito das luzinhas. Nos países onde neva o efeito fica mais bonito ainda com as luzes refletindo na neve.
Mas também há os que preferem andar com seu Volkswagen decorado pelas ruas, participar de comboios e de eventos natalinos.
Tenho uma coleção de itens temáticos que são enfeites de Natal, na forma de Fuscas e Kombis decorados com este tema; como eu já apresentei em várias matérias, como a “E ENTÃO, O “NIKOLAUS” PASSOU NA SUA CASA?”
Nela eu apresento vários exemplos desta coleção; abaixo um deles, um antigo enfeite de Natal feito em vidro soprado e pintado, cuja história está em outra de minhas matérias:
Nas casas de alguns fuscamaníacos as árvores de Natal têm uma decoração temática, como no exemplo abaixo:
Em algumas regiões passam caminhões da Coca-Cola decorados para o Natal, e na cidade de São Paulo temos alguns ônibus decorados com lâmpadas multicoloridas que fazem a alegria do pessoal. Mas é igualmente emocionante ver Fuscas e Kombis decorados para o Natal desfilando pelas ruas e tocando suas buzinas características, como é o caso deste vídeo (Fonte: Classic VW BuGs):
Um costume que não temos aqui, mas que é comum nos Estados Unidos e também no México são as paradas ou desfiles de Natal. O pessoal leva a coisa a sério, e talvez exagerem um pouco. Tenho contato com fuscamaniacos da cidade mexicana de Querétaro onde se realizam tais eventos que por lá são chamados de “Cabalgata de Navidad” – Desfile de Natal. Os amantes de Fusca da região são convidados a participar do evento, o qual fecham com seus decorados carros.
Alguns dos Volkswagens de Querétaro preparados para os eventos de Natal:
Os personagens que participam deste desfile capricham na indumentária, como podemos der nas fotos abaixo dos Reis Magos e de algumas alegorias que participam da parte temática do evento:
No vídeo abaixo estes Fuscas participando e um evento realizado no dia 8 de dezembro último:
Confesso que fiquei perplexo ao ver um vídeo da “Cabalgata de Navidad” e pedi ao amigo Alfredo Aguilar Mialma, de Querétaro, informações sobre o evento. No que ele respondeu:
“Aqui em Querétaro, no México, o desfile de Natal é uma tradição de 100 anos. Ele é realizado de 16 de dezembro a 24 de dezembro, e consiste em um desfile pelas ruas do centro histórico da cidade. Participam carros grandes que carregam uma plataforma nas quais são apresentados diferentes temas de Natal, como o nascimento do Menino Jesus, a manjedoura, a pousada, os Reis Magos, etc. Cada um leva crianças cantando canções de Natal com música ao vivo (lembra um pouco o carnaval no Brasil, mas aqui é por razões de Natal). É organizado pelo Governo de Querétaro, que ao longo do ano prepara a coreografia, a música e os figurinos. Fomos convidados a participar da caravana com os nossos carros Volkswagen antigos iluminados.”
Abaixo o vídeo da “Cabalgata de Navidad” de 2017 que apresenta os aspectos folclóricos que misturam a comemoração de Natal com uma festa popular mais tendendo para um carnaval temático mesmo. Os Fuscas fecham o desfile e aparecem a partir do contador 22:14:
Com esta matéria eu envio os meus votos de Boas Festas para meus leitores e leitoras, agradecendo o apoio recebido em 2018 e esperando poder contar com todos vocês em 2019, que desejo seja muito feliz para todos nós.
AG
Agradeço ao amigo Alfredo Aguilar Mialma, da cidade de Querétaro, México, por sua participação na minha coluna. Os contatos com ele foram feitos pelo WhatsApp, que foi a fonte da informação inicial sobre os costumes natalinos nesta cidade; agradeço também pelas fotos que foram usadas nesta matéria. O Natal por lá é levado a sério pela comunidade local.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.