A história não é nova. Já aconteceu com japoneses e, mais recentemente, com sul-coreanos: os primeiros modelos que chegaram no mercado primavam pelo padrão de qualidade questionável, sem mencionar o estilo altamente discutível. No terceiro capítulo de tal saga, chegou a vez dos chineses e quem sabe o passado jogue a favor e ajude a Caoa Chery a emplacar mais facilmente uma nova linha de produtos mais sofisticados e elegantes. A missão está a cargo dos novos Arrizo 5 sedã e, principalmente, do suve Tiggo 5x.
O Arrizo 5 sedã está no mercado desde o mês passado nas 65 concessionárias da marca em duas versões, RX e RXT, com preço público sugerido de R$ 65.990 e R$ 72.990, na ordem. O sedã tem motor turbo, flex, 1,5-litro de 147/150 cv a 5.500 rpm e torque de 19,4 m·kgf a 4.000 rpm independente do combustível no tanque de 48 litros O câmbio é automático CVT com sete marchas. O sedã é produzido na fábrica ex-Chery, agora Caoa Chery, em Jacareí, SP.
Já o suve Tiggo 5x é fabricado em Anápolis, GO, e estará no mercado ainda este mês em duas versões, T e TXS, por R$ 86.990 e R$ 96.990, respectivamente, diferença de exatos R$ 10 mil. O motor é o mesmo 1,5-L do sedã Arizzo, mas com torque maior, 21,4 m·kgf também a 4.000 rpm, só que com gasolina — o torque com álcool não foi informado. O câmbio das duas versões é um robotizado de duas embreagens e seis marchas fabricado pela alemã Getrag, com tração apenas dianteira, e trocas de marcha manuais sequenciais pela alavanca seletora somente. Há operação nos modos Drive e no modo Sport, alternáveis por interruptor no console central.,
Associação benéfica
A Caoa disse estar convencida de que a associação com a Chery foi benéfica para ambas as partes. Consta que durante as clínicas de pesquisa com consumidores, a percepção dos entrevistados com relação aos produtos expostos aumentou na medida em que os carros eram apresentados em três fases: na primeira nenhuma identificação era exibida e uma reação indiferente era notada; essa postura era atenuada ao se descobrir o nome Chery em algum canto da carroceria. Na última era mostrado o emblema-logotipo ‘Caoa Chery’ e nesse instante ficava patente que a marca brasileira, mais conhecida do público, era um catalisador importante para posicionar os modelos como um produto desejável e confiável independente do fato de ser um projeto chinês, ainda que tenha sido feito com consultoria técnica do grupo Jaguar Land Rover.
Apesar das linhas atuais e bom espaço interno do sedã Arrizo (não pergunte a razão, mas os próprios executivos da empresa pronunciam “Arizo”), tudo indica que é o suve Tiggo 5x que carregará o piano nessa sinfonia de aumentar o ritmo de produção da marca das 10.600 unidades previstas para este ano para 38.000 em 2019. A linha dos suves é a que será ampliada em menor espaço de tempo: aos já mais ou menos conhecidos Tiggo 2 e 5 juntar-se-ão o 7 em janeiro próximo e o 8, no segundo semestre do ano que vem (Veja no final entrevista com o com Henrique Sampaio, gerente de marketing e produto da Caoa Chery, que explica o que são esse novos modelos e dá outras informações);
Para garantir que o objetivo seja alcançado, Márcio Alfonso, presidente da Caoa Chery, disse que o caminho será trabalhar com produtos que agreguem tecnologia, design e qualidade, e que ofereçam uma linha completa de suves que garanta a satisfação dos clientes.
Uma primeira olhada no Tiggo 5x mostra que o discurso é sério e comprometido: o estilo do utilitário esporte é atual, equilibrado e tem acabamento interno condizente, cortesia de revestimentos de qualidade. Suas medidas básicas são 4.338 mm de comprimento, 1.830 mm de largura e 1.645 mm de altura, com distância entre eixos de 2.630 mm, conjunto que pesa 1.424 kg em ordem de marcha na versão básica T, o que significa uma relação peso-potência de 9,5 kg/cv.
Junta-se a isso uma boa dose de equipamentos de série que incluem seis bolsas infláveis, engates Isofix para bancos infantis e uma necessária dose de programas de assistência à condução.
Na versão Tiggo 5X T as rodas são de aro 17” com pneus 215/60R17) e na TXS, aro 18” com pneus 225/55R18. Em ambas as versões os freios são a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira) e as suspensões independentes são McPherson na frente e multibraço, atrás.
O primeiro lote de 500 Tiggos 5x já está nas rodovias que ligam Anápolis, no planalto central, à região Sudeste, principal mercado da Caoa Chery.
Bem dotado de equipamentos
O interior do TXS tem iluminação farta garantida pelo amplo teto solar panorâmico (vidro fixo com 1.018 mm de comprimento por 784 mm de largura), parcialmente isolado por uma cortina de acionamento elétrico. O volante revestido em couro conta com comando do controle de cruzeiro no raio esquerdo e de áudio, no direito; sua regulagem é apenas em altura. O quadro de instrumentos inclui uma tela de 3.5” entre o conta-giros (à direita) e o velocímetro (à esquerda) e outra, central, de 9” e que permite espelhamento de celulares com sistemas Android e IOS, além de exibir a imagem gerada pela câmera de ré.
O motorista, cujo banco tem regulagem de altura manual (elétrica na versão TXS), tem ao seu dispor outros auxílios de eletrônica de bordo: assistente de partida em aclives, controle de estabilidade e tração, sistemas de partida sem chave, direção eletroassistida, ar-condicionado eletrônico, saída de climatização para o banco traseiro, e controle da pressão dos pneus. A regulagem elétrica dos retrovisores externos está localizada em local incômodo: parte inferior esquerda do painel, posição que dificulta encontrar a melhor posição dos espelhos pois para ser acionada tira o motorista de sua posição normal de condução. Comandos elétricos dos vidros e travas estão junto ao apoia braço na porta do motorista.
O freio de estacionamento eletromecânico é acionado automaticamente assim que o veículo é desligado e o sistema inclui a função automática nas paradas. O Tiggo 5X tem três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio. Ele será ofertado nas cores branco perolizado e nas metálicas preto, cinza e prata, paleta que não faz jus à proposta outorgada pela fábrica ao veículo. Quem esperar até março poderá optar pela carroceria na cor vermelho metálico.
Ficou boa impressão dos dois chineses, de bem construídos. Infelizmente a fabricante não proporcionou à imprensa uma experimentação normal, que ficou restrita a rodar na pista de provas no terreno da fábrica de Anápolis. O percurso de três quilômetros foi insuficiente para formar opinião sobre o comportamento dinâmico dos carros. E faltaram dados de desempenho e consumo de combustível. Só no caso do sedã foi possível ver na etiqueta padrão do PBEV aplicada no para-brisa que o consumo é 9,9/6,7 km/l na cidade e 12/8,4 km/l, na estrada. Agora é aguardar um Tiggo 5x e um Arrizo 5 para o teste “no uso” do AE.
Assista ao vídeo:
WG
Fotos: Divulgação
FICHA TÉCNICA CHERY TIGGO 5X | |
MOTOR | |
Tipo | 4-cil. em linha, transversal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão, 4 válvulas por cilindro, turbocompressor com interresfriador, injeção no duto, flex |
Diâmetro x curso (mm) | 77.4 x 79,52 |
Cilindrada (cm³) | 1.496 |
Taxa de compressão (:1) | 10 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 147/150/5.500 |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 21,4/n.d./4.000 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Transeixo dianteiro com câmbio robotizado de 6 marchas, dupla embreagem, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª – 4,214; 2ª 2,238; 3ª 1,302; 4ª 1,021; 5ª 0,907; 6ª 0,702; Ré 3.487 |
Relação de diferencial (:1) | 4,158 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Independente multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
DIREÇÃO | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
FREIOS | |
Tipo | Hidráulico servoassistido a vácuo, duplo circuito em diagonal, ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Dianteiros | Disco ventilado |
Traseiro | Disco |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 6,5Jx17 (T) ou 7Jx18 (TXS) |
Pneus | 215/60R17 (T), 225/55R18 (TXS) |
CONSTRUÇÃO | Monobloco em aço. suve, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.338 |
Largura | 1.830 |
Altura | 1.645 |
Distância mínima do solo | 150 |
Distância entre-eixos | 2.630 |
Bitola dianteira/traseira | 1.550/1.550 |
Balanço dianteiro/traseiro | 868/820 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 1.424 |
Tanque de combustível (L) | 57 |
Porta-malas (SAE/VDA, L)) | 340/1.100 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | n.d. |
Velocidade máxima (km/h, G;A) | n.d. |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
V/1000 em 6ª marcha (km/h) | 44,1 |
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 2.700 |
EQUIPAMENTOS TIGGO 5X | ||
T | TXS | |
INTERIOR – CONFORTO/COMODIDADE | ||
Acabamento das portas em couro | – | • |
Acabamento do teto em tecido | • | • |
Ajusta de altura do volante de direção | • | • |
Alavanca de câmbio automático em couro | – | • |
Alças de teto dianteira (dir) e traseiras | • | • |
Apoio para o pé esquerdo do motorista | • | • |
Ar-condicionado eletrônico manual | • | • |
Câmera de ré com guias dinâmicas de direção | • | • |
Comando de rádio no volante | • | • |
Computador de bordo para motorista com tela de TFT colorida de 4,8″ | • | • |
Console central com porta-copos | • | • |
Console central com porta-objetos | • | • |
Console de teto com porta-óculos | • | • |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro | • | • |
Controle elétrico de vidros com função antiesmagamento | • | • |
Descansa-braço entre os bancos dianteiros | • | • |
Descansa-braço entre os bancos traseiros | • | • |
Entrada dupla para USB | • | • |
Iluminação no porta-malas | • | • |
Interruptor na porta do motorista com abertura e fechamento das portas | • | • |
Interruptores dos vidros iluminados | • | • |
Luz de aviso de manutenção programada | • | • |
Luz de leitura dianteira individual e luz ambiente central | • | • |
Multimídia de 9″ com espelhamento Android e Apple Car Play, Bluetooth e comando de ar-condicionado | • | • |
Para-sóis com espelho de vaidade para motorista e passageiro com iluminação embutida | • | • |
Partida por botão com chave presencial | • | • |
Porta copos/ porta objetos | • | • |
Retrovisor interno dia/noite | • | • |
Saída central de ar condicionado para o banco traseiro | • | • |
Seletor de modo de condução- ECO/SPORT | • | • |
Sensor de estacionamento traseiro | • | • |
Sistema de som com 4 alto-falantes | • | – |
Sistema de som com 6 alto-falantes | – | • |
Smart Key com controle remoto de abertura/fechamento das portas e porta-malas | • | • |
Teto solar panorâmico (vidro fixo com cortina de abertura elétrica) | – | • |
Tomada 12 V no painel central | • | • |
Travamento das portas a distância (Keyless) | • | • |
Vidros esverdeados | • | • |
Volante de 3 raios com revestimento em couro e controles de áudio | • | • |
INTERIOR – BANCOS | ||
Banco motorista com 6 ajustes elétricos | – | • |
Banco motorista com 6 ajustes manuais | • | – |
Banco motorista com regulagem lombar elétrica | – | • |
Bancos revestidos em couro | – | • |
Bancos revestidos em tecido | • | – |
Bancos traseiros rebatíveis (60:40) para 3 pessoas | • | • |
Encostos de cabeça com regulagem de altura | • | • |
Encostos de cabeça em todos os bancos | • | • |
EXTERIOR | ||
Bagageiro no teto sem barras transversais | • | • |
Defletor traseiro estilizado (Sport) na cor do veículo | • | • |
Espelhos retrovisores externos com antiembaçante | • | • |
Faróis com acendimento automático | • | • |
Faróis com ajuste elétrico de altura | • | • |
Faróis com temporizador | • | • |
Faróis de neblina | – | • |
Faróis de uso diurno e posição em LED | • | • |
Grade frontal com detalhes em cromado | • | • |
Lanterna traseira de neblina integrada | • | • |
Lanternas traseiras e as três luzes de freioem LED | • | • |
Limpador/lavador elétrico do para-brisa | • | • |
Limpador/lavador elétrico do vidro traseiro | • | • |
Luz de cortesia: nas soleiras | – | • |
Luz de cortesia: no porta malas | • | • |
Maçanetas externas na cor da carroceria | • | • |
Moldura na caixa de rodas | • | • |
Para-choques envolventes na cor da carroceria | • | • |
Porta-malas com abertura/fechamento automáticos | • | • |
Rebatimento elétrico dos retrovisores | • | • |
Retrovisores com aquecimento e controle interno elétrico | • | • |
Retrovisores externos com repetidoras em LED | • | • |
Retrovisores externos na cor da carroceria | • | • |
Saída de escapamento única | • | • |
ITENS DE SEGURANÇA | ||
ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica daa forçaa de frebagem | • | • |
Alarme antifurto (periférico) com acionamento pela chave | • | • |
Assistente de partida em aclives | • | • |
Aviso de cintoa dianteiros desatados | • | • |
Aviso sonoro para excesso de velocidade | • | • |
Bolsas infáveis de cortina | – | • |
Bolsas infláveis frontiaspara motorista e passageiro (obrigatórias) | • | • |
Bolsas infláveis laterais | – | • |
Célula de sobrevivência | • | • |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores | • | • |
Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com regulagem de altura | • | • |
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos retráteis | • | • |
Coluna da direção retrátil | • | • |
Controle eletrônico de estabilidade e tração | • | • |
Engates Isofix para bancos infantils com fixaç]ão superior | • | • |
Estepe temporário de emergência – T125/80D15 | • | • |
Freio de estacionamento com acionamento eletrônico | • | • |
Sistema de monitoramento de pressão nos pneus | • | • |
Travas de segurança para crianças na porta traseira | • | • |
Travas elétricas com comando centralizado | • | • |