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Home AK

TOYOTA CAMRY XLE EM TESTE NO USO (COM VÍDEO)

identicon por Arnaldo Keller
19/12/2018
em AK, Avaliações, Testes






Em 2018 o Toyota Camry ocupa a sétima posição entre os veículos mais vendidos nos Estados Unidos. Está em primeiro entre os sedãs, pois os seis primeiros colocados são suves ou enormes picapes, o que é algo estranho, já que os EUA não sofreram o jugo de um governo bolivariano que estropiasse sua infraestrutura rodoviária. Para o asfalto, nada melhor para uma viagem em família que um bom sedã, coisa que o Camry sem dúvida é. Na verdade ele é excelente.

Boa visibilidade geral e bom ambiente interno

Debutando em 1983, para o Brasil esta oitava geração vem ao custo de R$ 206.200. Só é importado o topo de linha XLE, cujo motor é um V-6 aspirado de 3,5 litros que produz 310 cv  e 37,7 m·kgf. De opção só há a cor, sendo que só a branco Galático é que encarece o carro: R$ 1.750. O motor, conhecido como 2GR-FKS, de tão gostoso que é – trabalha tão bem, soa tão bem, potência máxima a altas 6.600 rpm —, é daqueles que ao acelerá-lo fica-se imaginando como ele cairia bem num leve esportivo. Na verdade a inglesa Lotus, que não tem nada de boba, também pensou nisso e o usa no seu modelo Evora, no qual entrega 400 cv. Para esse ganho de 90 cv bastou um compressor e remapeamento da injeção, e mais nada. Por aí se vê o potencial, a robustez e a confiabilidade desse motor Toyota.

São 310 cv vindos de um V-6 de 3,5 litros: potência específica alta, 88 cv/litro

Mas não pense o leitor que os 1.620 kg do Camry são um fardo pesado para esse V-6. Como não há dados de fábrica a respeito, com segurança estimo que ele faça o 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos e atinja mais de 230 km/h de velocidade máxima, o que são números capazes de impor respeito entre os esportistas e ocasionalmente impor desrespeito para com a família a bordo. Usa só gasolina e, segundo o Inmetro, o consumo é de 7,6 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.

Detalhes dos comandos. Notar que o pedal do acelerador é pivotado no assoalho

O V-6 tem bloco e cabeçotes de alumínio, 4 válvulas por cilindro, comandos variáveis, combina injeção no duto com injeção direta, são dois injetores por cilindro. A potência máxima de 310 cv vem a 6.600 rpm e o torque máximo de 37,7 m·kgf é a 4.700 rpm. Tem pegada forte a qualquer giro, desde baixas rotações, mas ele em alta, além de roncar como só os bons V-6 gostosamente roncam, acelera para valer; empolga mesmo.

O motorista terá, sim, muito prazer ao dirigir o Camry

A tração é dianteira e o câmbio é automático epicíclico de 8 marchas. Não há borboletas atrás do volante; mudanças manuais, só pela alavanca seletora de câmbio. As trocas são muito suaves. Não objetiva esportividade, somente conforto e certa rapidez. Em suma, o câmbio está perfeitamente apropriado ao uso.

Dois atrás terão conforto exemplar

A suspensão independente — McPherson na frente e multibraço atrás — obviamente é macia, exemplarmente macia, agradavelmente macia, como cabe a um classudo sedã de passeio. Mas sua maciez não compromete a agilidade e o bom comportamento. Após manobras bruscas, de imediato se estabiliza, ou seja, confortável e seguro. Nas curvas, nada de imprevisibilidades. Tem controle de tração e estabilidade, apesar de sua natural boa dinâmica dispensá-los; mas já que a moda pegou, devido os suves e as grandes picapes necessitarem tê-los, ele tem. Vale dizer que a suspensão traseira desta 8ª geração passou por modificações.

Telas nas janelas laterais e no vidro traseiro

A direção, com assistência elétrica, passa com nitidez a sensação do piso e tem peso ideal, peso que gradualmente aumenta conforme é esterçadas. O acelerador e o freio são progressivos e fáceis de dosar com precisão. A ergonomia é excelente, pois além do volante ter ampla regulagem elétrica de altura e distância, o banco do motorista também tem essa comodidade. Bancos confortáveis, anatômicos. Quatro adultos viajam de primeira classe. Já o quinto passageiro, o que vai entre os de trás, será algo prejudicado, pois este é um típico 4+1, que sacrifica o conforto do quem vai no meio em favor de oferecer o máximo aos das extremidades. O porta-malas abriga 593 litros, sendo maior que o de muitos suves.

Porta-malas de 593 litros. Grande mesmo

O Camry tem ar-condicionado dividido em três zonas, uma para o motorista, outra para o passageiro dianteiro e outra para os de trás, cujo controle de temperatura e ventilação eles mesmos podem fazer. Para mortais como eu fica difícil imaginar que passageiros possam necessitar de ainda mais mimos que os oferecidos pelo Camry, mas parece que para muitos tudo não basta.

Para os que se satisfazem com um carro que oferece tudo, basta

Um Toyota Camry não é para ser comparado a modelos de outras marcas. Ele tem seus fiéis compradores e é a eles que se destina, portanto só cabe compará-lo ao modelo anterior. Basicamente ele está mais longo, mais baixo, tem maior entre-eixos, tem maior espaço para os de trás, tem maior potência (38 cv a mais), é mais econômico, tem centro de gravidade mais baixo, e tem condições de maior esportividade sem perder em conforto, ou seja, segue fielmente as diretrizes do presidente da Toyota, Akio Toyoda, de, além de manter e melhorar as qualidades que lhes trouxe sucesso, colocar mais tempero nos modelos da marca.

Sem dúvida, o Camry está ainda mais gostoso de dirigir.

AK

Assista ao vídeo:

 

Mais fotos; em seguida, ficha técnica e lista de equipamentos:

FICHA TÉCNICA TOYOTA CAMRY XLE 2019
MOTOR
Designação 2GR-FKS
Tipo Ignição por centelha, 4 tempos, V-6 a 60º, dianteiro transversal, bloco e cabeçotes de alumínio, arquitetura de duplo comando de válvulas, corrente, 4 válvulas por cilindro, variador de fase na admissão e escapamento, injeção direita e no duto, aspiração atmosférica, gasolina 95 RON (comum ou aditivada)
Diâmetro x curso (mm) 94 x 83
Cilindrada (cm³) 3.456
Taxa de compressão (:1) 11,8
Potência máxima (cv/rpm) 310/6.600
Torque máximo (m·kgf/rpm) 37,7/4.700
TRANSMISSÃO
Tipo Transeixo dianteiro com câmbio automático epicíclico, tração dianteira
N° de marchas 8 à frente e uma à ré, trocas manuais sequenciais pela alavanca seletora
Relações das marchas (:1) 1ª 5,519; 2ª 3,184; 3ª 2,050; 4ª 1,490; 5ª 1,234; 6ª 1,000; 7ª 0,800:1; 8ª 0,673; ré 4,22
Relação de diferencial (:1) 2,56
Estol do conversor de torque (rpm) 2.500
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço transversal em “L”, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) 11,4
Relação de direção (:1) n.d.
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido
Dianteiro (Ø mm) Disco ventilado/305
Traseiro (Ø mm) Disco/280
Controle ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente à frenagem de emergência
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, 8Jx16
Pneus 235/45R18
PESOS
Em ordem de marcha (kg) 1.620
CARROCERIA
Tipo Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.885
Largura sem espelhos 1.840
Altura 1.455
Distância entre eixos 2.825
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 593
Tanque de combustível 60
DESEMPENHO (estimado)
Velocidade máxima (km/h) 230
Aceleração 0-100 km (s) 6,5
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) 7,6
Estrada (km/l) 10,2
CÁLCULOS DE CÂMBIO
V/1000 em 8ª (km/h) 71,1
Rotação a 120 km/h em 8ª (rpm) 1.700
Rotação à velocidade máxima em 5ª (rpm) 5.900

 

EQUIPAMENTOS:TOYOTA CAMRY XLE 2019
Acabamento interno com revestimento de couro e partes revestidas com material sintético
Acionamento elétrico de vidros nas quatro portas
Ar-condicionado integrado frio e quente, digital, trizona (com controle de temperatura independente para motorista, passageiro dianteiro e bancos traseiros), e com tecnologia de fluxo inteligente e sistema purificador de ar
Ar-condicionado integrado frio e quente, digital, trizona (com controle de temperatura independente para motorista, passageiro dianteiro e bancos traseiros), e com tecnologia S-Flow e sistema purificador de ar
Assistente de partida em aclives
Aviso luminoso e sonoro de cintos dianteiros desatados
Banco do motorista com regulagem elétrica para oito posições: distância, reclinação, altura e lombar
Banco do passageiro dianteiro com regulagem elétrica para quatro posições: distância e reclinação
Bancos com partes revestidas de couro (parte anterior dos bancos dianteiros e traseiros, e parte anterior dos apoios de cabeça dianteiros e traseiros) e partes revestidas de material sintético derivado de PVC (parte posterior dos bancos dianteiros, laterais dos bancos dianteiros e traseiros, laterais e parte posterior dos apoios de cabeça dianteiros e traseiros) na cor preta e na cor bege
Bancos traseiros com descansa-braços central e painel de controle tátil: ajuste de ar-condicionado, áudio, cortina de privacidade elétrica traseira
Bancos traseiros com regulagem elétrica de reclinação do encosto
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais, de cortina e de joelhos para o motorista
Chave com comandos integrados de travamento e destravamento das portas dianteiras e traseiras, e porta-malas
Cinto de segurança traseiro central com pré-tensionador
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador
Cintos de segurança traseiros laterais com pré-tensionador e limitador de força
Computador de bordo com tela de TFT em cores de 7 polegadas’
Controle automático de velocidade de cruzeiro
Controle de estabilidade e tração desligável
Cortina de privacidade elétrica para vidro traseiro e cortinas manuais para os vidros laterais traseiros
Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
Engates Isofix para dos bancos infantis
Entrada para conexão USB e conexão Aux-in
Escapamento duplo com ponteiras cromadas
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Espelhos retrovisores externos eletrorretráteis com repetidoras de seta de LED e desembaçador
Faróis bi-LED com lavadores e regulagem automática de altura e indicador de direção
Faróis de neblina em LED com função direcional
Freio de estacionamento eletromecânico
Ganchos para reboque dianteiro e traseiro
Iluminação para porta-luvas (LED), porta-malas e cabine
Imobilizador de moor e alarme sonoro
Indicador de direção econômica Eco-driving
Interruptor inercial da bomba de combustível por sensor de impacto
Lanternas traseira em LED
Luz de leitura individual dianteira e traseira de LED com sistema teatro
Luzes de rodagem diurna (DRL) em LED
Material antirruído no interior do capô e assoalho
Material antirruído no interior do capô e assoalho
Para-brisa com faixa degradê e vidro acústico
Para-sóis com espelho e iluminação
Partida do motor por botão com chave presencial
Porta-revistas nos dorsos dos encostos dos bancos dianteiros
Portas dianteiras e traseiras com descansa-braço, porta-copos e porta-objetos
Quadro de instrumentos com iluminação de LED
Relógio digital
Sensores de obstáculos dianteiros e traseiros
Sistema de áudio com tela de LCD de 8″ compatível com funções de DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, navegador GPS, câmera de ré (com linhas-guia estáticas), Bluetooth e 6 alto-falantes
Sistema de travamento/destravamento automático das portas por proximidade da chave
Vidros esverdeados
Vidros laterais dianteiros hidrofóbicos (repelentes à água)
Volante de direção com regulagem elétrica de altura e distância
Volante de direção de três raios
Volante multifuncional com controles de áudio, computador de bordo, telefone e velocidade de cruzeiro





Tags: CamryToyota
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Arnaldo Keller: por anos colaborador da Quatro Rodas Clássicos e Car and Driver Brasil, sempre testando clássicos esportivos, sua cultura automobilística, tanto teórica quanto prática, é difícil de ser igualada. Seu interesse pela boa literatura o embasou a ter uma boa escrita, e com ela descreve as sensações de dirigir ou pilotar de maneira envolvente e emocionante, o que faz o leitor sentir-se dirigindo o carro avaliado. Também é o autor do livro “Um Corvette na noite e outros contos potentes” (Editora Alaúde).

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