• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas Conversa de Pista

BRASILEIROS INVADEM DAYTONA

Onze brasileiros acompanham na pista a despedida de Christian Fittipaldi

identicon por Wagner Gonzalez
22/01/2019
em Conversa de Pista, Destaques, WG






 

Não poderia haver melhor lugar e oportunidade para Christian Fittipaldi encerrar sua carreira de piloto do que o circuito de Daytona, autódromo situado no norte do Estado da Flórida e bem perto de Orlando, tradicional reduto de brasileiros que emigraram para os Estados Unidos. O representante da segunda geração Fittipaldi nas pistas já venceu três vezes a clássica 24 Horas de Daytona (foto de abertura, IMSA), competição que marca a abertura da temporada internacional de provas de resistência e é considerada a mais importante do calendário depois de Le Mans. Em 2017 Christian ficou em segundo lugar, apenas 0”671 atrás do vencedor, em uma final antológica.

Terceira vitória de Christian, em 2018, foi junto com os portugueses João Barbosa e Filipe Albuquerque (José Marios Dias)

Este ano a legião de brasileiros que participará da Rolex 24 at Daytona, como o evento é reconhecido mundialmente, chega a 12 pilotos, incluindo a paulista Bia Figueiredo, que vai comandar uma equipe feminina a bordo de um Accura NSX GT3, e um time formado pelos brasileiros Chico Longo, Marcos Gomes e Victor Franzoni, que dividirão um Ferrari 488 GT3 com o italiano Andrea Bertolini.

Francisco Longo, Marcos Gomes e VIctor Franzoni vão pilotar este Ferrari 488 GT3 (IMSA)

No passado já participaram equipes formadas exclusivamente por pilotos brasileiros, como em 2013, quando Longo formou equipe com Daniel Serra, Raphael Matos e Xandynho Negrão, e a Dener Motorsport inscreveu dois Porsches 911 GT3 para Clemente Lunardi, Constantino Júnior, Marcel Visconde e Ricardo Maurício, e outro para Felipe Giaffone, Nonô Figueiredo, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello e Tony Kanaan.

Pipo Derani, vencedor em 2016, este ano vai dividir um Cadillac com Felipe Nasr (José Mario Dias)

Kanaan é um dos cinco brasileiros que já venceram a 24 Horas de Daytona na classificação geral, em 2015, a bordo de um Riley MK XXVI Ford 3.5. O primeiro a conquistar esse resultado foi o paranaense Raul Boesel, em 1988, um ano após sagrar-se campeão mundial da categoria Resistência pela equipe Jaguar.

Bia Figueiredo (centro) estreia em Daytona numa equipe feminina (IMSA)

Os outros brasileiros foram Oswaldo Negri Jr. (2012, Riley MKMK XXVI Ford 5.0) e Pipo Derani (2016, Ligier JS P2 Honda 3.5). No total 30 brasileiros já participaram da competição, sendo que este ano esse número sobe para 33, com as estreias de Bia Figueiredo, Felipe Fraga e Victor Franzone.

De todos os brasileiros, sem sombra de dúvida Christian Fittipaldi é o que exibe os melhores resultados. Em 14 participações desde 2003 ele obteve três vitórias (2004/2010/2018), dois segundos lugares (2015/2017), um terceiro (2011), dois quartos (2013/2016) e quinto (2012). Chega a ser curioso que na edição de 2013 Christian terminou a prova em quarto e oitavo lugares, pilotando dois carros diferentes. Interessante notar que essa constante de levar seu carro até o final está associada à sua chegada na equipe Action Express, onde ele encerra sua carreira como piloto; o brasileiro continuará ligado a ela em outras funções.

 

Os brasileiros que vão acelerar em Daytona em 2019

Os treinos para a 24 Horas de Daytona começam na quinta-feira e a prova tem a largada confirmada para as 14h30 de sábado, com transmissão pelo canal https://imsatv.imsa.com. O canal a cabo Fox Sports transmitirá a prova em dois intervalos: das 18h30 às 21h30 de sábado e, no domingo, das 03h30 até a bandeirada (horários de Brasília) .

CATEGORIA DAYTONA PROTOTYPE INTERNATIONAL:

Christian Fittipaldi/Filipe Albuquerque/Mike Conway (Cadillac DPi)
Hélio Castro Neves/Rick Taylor/Alexander Rossi (Accura DPi)
Felipe Nasr/Pipo Derani/Eric Curran (Cadillac DPi)
Rubens Barrichello/Misha Golkhberg/Tristan Vautier/Devlin De Francesco (Cadillac DPi)

Hélio Castro Neves vai acelerar um Accura NSX da equipe de Roger Penske (IMSA)

 

CATEGORIA GT LE MANS (GTLM):

Chico Longo/Marcos Gomes/Victor Franzoni/Andrea Bertolini (Ferrari 488 GT3)
Felipe Fraga/Ben Keating/Jeroen Bleekemolen/Luca Stolz (Mercedes-AMG GT3)

CATEGORIA DAYTONA (GTD):

Daniel Serra/Mathias Lauda/Paul Dalla Lana/Pedro Lamy  (Ferrari 488 GT3)
Bia Figueiredo/Christina Nielsen/Katherine Legge/Simona De SIlvestro  (Accura NSX GT3)
Augusto Farfus/Colton Herta/Connor De Phillipi/Philipp Eng (BMW M8 GTE)

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.






Tags: 24 Horas de DaytonaBia FigueiredoChico LongoChristian FittipaldiDespedidaFelipe NasrHelio Castro NevesMotores Classicos IMSAPipo DeraniRolex 24 at Dayton
Próximo

RENAULT SPORT ACADEMY CONTRATA CAIO COLLET

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17