Partimos para a Parte 2 desta matéria e vamos ver mais alguns itens que foram pesquisados pelo André Chun, aspectos que de outra maneira jamais teriam sido coligidos e colocados à disposição de nossos leitores e leitoras.
Kombi Série Prata – conclusão das pesquisas
Como pesquisado e reportado por André Hak Joo Chun
A pioneira das Kombis Série Prata
Para entender um pouco da investigação, na maioria dos casos pesquisados eu achava as Série Prata nos chassis de número entre 3600 e 5200, mas houve uma Kombi que me intrigou muito e que veio a ser confirmada como sendo o chassi mais baixo produzido. Nessas pesquisas cada pequeno detalhe conta, e esse é um exemplo bastante curioso de como consegui achar a primeira das Kombis Séria Prata produzida. A VW disponibilizou para as publicações impressas da época uma Kombi para que a imprensa pudesse fazer suas reportagens:
Tenho costume de anotar tudo e ao ver essa foto aqui na revista foi possível chegar ao número do motor, no caso 125304:
Eu acreditava que essa Kombi Série Prata havia ido para o acervo da Volkswagen em São Bernardo do Campo:
Mas ao ver um anúncio de uma Kombi Série Prata no Mercado Livre, ainda em 2016, o vendedor me mandou mais fotos, incluindo do motor e, BINGO, era exatamente o mesmo número de motor da Kombi que saiu nas revistas da época de seu lançamento:
Logo, essa Kombi não é a do acervo da Volkswagen, e vendo os documentos dela, ela também foi propriedade da Volkswagen do Brasil, que nesse caso a usava para fazer serviços internos e entrega de peças.
Ela foi adquirida por um funcionário num leilão interno e depois foi parar nas mãos de um senhor amigo do tal funcionário da Volkswagen. O novo proprietário fazia transporte e ficou com ela até que atingisse 350 mil km rodados (ele não fez questão de esconder a quilometragem).
O impressionante de tudo é que mesmo após 350 mil quilômetros a carcaça era exatamente a mesma que saiu da fábrica e o motor rodava com GNV (gás natural veicular) há centenas de milhares de quilômetros (ao menos o último proprietário disse que não tinha feito retífica no motor). Demonstrei real interesse em comprar essa Kombi e o proprietário acabou me mostrando muitos detalhes mais, entre os quais a data de fabricação da carroceria que foi no dia 23 de setembro de 2005, que já era um forte indício de que, de fato, poderia ser a primeira Série Prata produzida; o que já quebrava a teoria de que todas foram fabricadas em dezembro de 2005.
A minha Kombi Série Prata
O vendedor da Kombi Série Prata de chassi número 2476 acabou por desistir da venda naquele momento e, assim sendo, comprei a Série Prata de chassi número 5442, que serviu de laboratório para minhas pesquisas:
Análise e curiosidades
Das 182 Kombis Série Prata que foram levantadas aqui no Brasil, oito foram roubadas/baixadas, número baixo quando comparado aos Fuscas Série Ouro, por exemplo.
Duas delas não foram licenciadas, uma possivelmente é a do acervo da Volkswagen do Brasil e outra está em nota fiscal.
Sempre fiquei curioso em saber se existiram Kombis Série Prata movidas a álcool, pois, quando pesquisei os Fuscas Série Ouro, fiquei surpreso em encontrar cinco deles originais de fábrica movidos a esse combustível. No caso das Kombis Série Prata a surpresa não apareceu e as 182 saíram de fábrica movidas a gasolina.
Consultando o manual e os documentos de minha Kombi chassi 5442, constatei que ela saiu da concessionária somente em maio de 2006. O ex-proprietário comprou esta Kombi para viajar com a família de quatro filhos para a chácara no interior do Espírito Santo, ou seja, ele a comprou sem fins colecionáveis.
Seguindo no tema, acabei por conhecer o Sr. Oscar Hashimoto, que é o único proprietário da Kombi chassi número 4359 e a dele foi retirada no dia 26 de maio de 2006, ou seja, também seis meses depois de produzida, indicando que elas ficaram “encalhadas” um tempo e acabaram indo para mãos de pessoas que as compraram para usá-las no dia a dia.
O curioso é que a minha Kombi 5442 e a dele, a 4359, foram vendidas pela mesma concessionária e o Sr. Oscar me disse que, na época, ao pegar a Kombi dele, tinha mais uma Série Prata à venda na concessionária Vitoriawagen. Possivelmente a minha.
As Kombis Série Prata em uso
Um dos exemplos de Kombi que acabou sendo usada no dia a dia é a de chassi número 3533, retirada da concessionária em novembro de 2005 (mais um exemplo de Kombi produzida antes de dezembro de 2005) pelo Sr. Mário Nakui para auxiliá-lo a levar verduras de sua fazenda Bio para os mercados da região de Curitiba.
O Sr. Mário continua usando a sua, agora “invendável”, Kombi Série Prata até a presente data, e ele continua feliz com sua companheira que já está com mais de 150 mil quilômetros rodados. Algumas fotos da Kombi Série Prata do Sr. Mário Nakui, que só confirmam a preferência de granjeiros de origem nipônica por Kombis:
Pesquiso outros carros da linha VW a ar e a sua concentração é sempre bem maior no Estado de São Paulo, seguidos de longe por Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, quase sempre nessa ordem.
Mas, no caso das Kombis Série Prata, a distribuição por estado me causou surpresa, pois descobri que a maioria delas foi originalmente emplacada no Estado do Rio de Janeiro com 50 unidades entre 2005 e 2006. Mas a tabela da Parte 1 mostra a situação em 2018 com 45 unidades no Estado do Rio de Janeiro (já registrando que ocorreram transferências entre estados) e, em segundo lugar aparece o Estado de São Paulo com 42.
Investigando a fundo a razão disto pude constatar que a maioria das Kombis Série Prata do Rio de Janeiro foi adquirida por frotistas e serviam como lotação. Um índice interessante é que das 50 Kombis Série Prata originalmente emplacadas no Rio de Janeiro, apenas 10 ficaram a gasolina e 40 tinham sido convertidas para o uso de GNV, indicando claramente que elas foram utilizadas no transporte, afinal de contas ninguém coloca um kit desses para rodar 5 mil km por ano.
O fato dessas Kombis pararem nas mãos dos frotistas é mais um sinal claro de que as 200 Kombis Série Prata não atraíram os colecionadores como se esperava, e em mais de 70% dos casos foram para empresas ou pessoas que iam utilizá-la da mesma maneira que uma Kombi normal. Alguns exemplos das Kombis do Rio de Janeiro:
Ainda no Rio de Janeiro, algumas foram pintadas de outras cores, como branco, amarela ou cinza, como o exemplo abaixo:
Pernambuco acaba surpreendendo com o terceiro lugar na lista, e, a exemplo do Rio de Janeiro, muitas delas foram destinadas para serviço:
Algumas prefeituras, como, por exemplo, Albertina, MG, Caculé, BA, Nazaré Paulista, SP, Macaúbas, BA, e outras, também adquiriram Kombis Série Prata, são as suas únicas proprietárias e as mantém trabalhando até o dia de hoje.
Um dos proprietários ilustres de uma Kombi Série Prata é a Associação Carnavalesca Olodum, a única dona do chassi 4191.
Algumas Kombis Série Prata foram utilizadas para levar a criançada para a escola, como a de chassi 4192 abaixo:
Levantamos três Kombis Série Prata que estão (ou estiveram) a serviço de cadeirantes:
Notícia de última hora: no dia 22 de fevereiro de 2019, sexta-feira última — já no estágio final de redação desta Parte 2 — flagrei esta Kombi Série Prata em Guarulhos, SP (estou no Brasil para atender a uma questão familiar), é a de chassi 4411 (o número de chassi foi confirmada por consulta ao Sinesp- Cidadão), que está na minha estatística, pois este número de chassi tinha sido levantado pelas pesquisas anteriores; o que eu não tinha era uma foto.
Customizadas
Até o presente momento não são muitas as Kombis Séria Prata customizadas. O amigo Edson C. acabou fazendo um projeto para a chassi 5152, após resgatar uma Kombi Série Prata em Manaus, utilizada para obras e que havia sido adquirida num leilão. Esta Kombi Série Prata já não tinha os bancos originais. Depois da customização esta Kombi Série Prata passou a ser muito fotografada nos eventos e circula em muitos grupos de WhatsApp. Uma verdadeira atração:
Outra Kombi Série Prata customizada pertence ao André M.. Foi necessário fazer uma restauração, porque ela era uma das utilizadas no dia a dia.
Kombis Série Prata com baixa quilometragem
Converso com muitos colecionadores e boa parte deles prefere ter, sempre que possível, carros pouco rodados em suas garagens. Para colecionadores com essa filosofia, a notícia não é das melhores, pois não existem mais do que 30 Kombis Série Prata nessas condições de quilometragem. Infelizmente, com menos do que 10 mil km a quantidade é mais próxima de 25 unidades. Uma minoria dos que compraram essas Kombis as guardaram e conservaram em estado impecável, mas, como mostramos acima, a maior parte delas não teve uma vida diferente das Kombis standard brancas.
Nosso amigo Murilo C,. do Estado do Pernambuco retirou a Kombi chassi 5165 e a mantém até hoje. São apenas 13 km rodados:
O exemplo seguinte é a Kombi Série Prata de chassi número 3558, que pertence ao Amarildo e tem somente 64 km no odômetro! Seguem as fotos desta raridade:
A última Série Prata fabricada
A última das Kombis Série Prata pertence a uma empresa de tecelagem do estado de São Paulo que muito cordialmente me atendeu. Ela foi retirada ainda em janeiro de 2006 e segue trabalhando até hoje em entregas. Sim, ela é de um único dono até hoje. Até o momento esta empresa de tecelagem ainda não me enviou fotos de sua Kombi Série Prata.
Curiosamente, as seis últimas ou pertencem a empresas, ou foram convertidas para GNV ou estão cadastradas como Kombi de Aluguel.
Em todo o caso, o chassi 5816 é a 4ª última Serie Prata produzida e está na labuta (atenção – imagens fortes):
Restauração – Salvem as Kombis Série Prata
Pensando em conservar a história das 182 Kombis Série Prata que estão no Brasil, ficamos na torcida para que os proprietários ou quem vier a adquirir essas Kombis possam restaurá-las, pois indubitavelmente se trata de um carro muito emblemático na história da Volkswagen do Brasil e mundial.
Como mostramos aqui nesta matéria, elas estão lutando pela sobrevivência e seguindo nesse ritmo, em 2035, ano que poderão tirar a placa preta, não restarão muitas para contarem a história.
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Aqui termina o relato que o André Chun fez de suas pesquisas sobre a Kombi Série Prata, e já estamos olhando adiante para o próximo trabalho com a participação importante dele que vamos publicar em nossa coluna.
Na Parte 3 vamos relembrar os movimentos feitos em torno da retirada de fabricação do motor boxer — que influenciou na decisão de lançar a Kombi Série Prata — contatos com a fábrica e reações de amantes da marca resultando num movimento espontâneo de celebração do motor boxer em sua retirada de fabricação.
Navegador entre as partes desta matéria:
Parte 1
Parte 3
AG
As Partes 1 e 2 desta matéria foram sendo desenvolvidas a partir do trabalho excelente do André Chun, nosso “Detetive Antigomobilista”, o meu agradecimento a ele pela excelente parceira.
A foto de abertura da Parte 2 é de autoria do amigo Jason Vogel, que acompanhou o lançamento tanto da Kombi Série Prata, como o lançamento da Kombi com motor arrefecido a água.
As demais fotos das Partes 1 e 2 foram reunidas pelo André que obteve as devidas autorizações das fotos de terceiros.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br ?para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
NOTA DE ACRÉSCIMO 1: Depois da publicação recebemos as fotos da incrível Kombi Série Prata com somente 64 km chassi 3558 que acrescentamos à Parte 2 em 25/02/2019 às 13h00
NOTA DE ACRÉSCIMO 2: Ao voltar para a Alemanha o André Chun enviou algumas fotos da quarta última Serie Prata produzida, que foram acrescentadas em 27/02/2019 à Parte 2 desta matéria.
NOTA DE ACRÉSCIMO 3: Acrescentadas Kombis adaptadas para o transporte de deficientes físicos.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.