• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

MERCEDES PREPARA REVIVAL DE 1988

Bottas e Hamilton revivem super temporada da McLaren de Senna e Prost.

identicon por Wagner Gonzalez
30/04/2019
em Conversa de Pista, Destaques - Motores Clássicos, WG
Foto: Mercedes

Foto: Mercedes







Se depender da toada da Ferrari nas quatro primeiras provas desta temporada, 2019 poderá ser um revival do que aconteceu em 1988, quando Ayrton Senna e Alain Prost venceram 15 das 16 etapas disputadas 21 anos atrás. Superados os GPS da Austrália, Bahrein, China e Azerbaijão, Valteri Bottas e Lewis Hamilton estão empatados com duas vitórias e dois segundos lugares cada um. O finlandês lidera o campeonato graças ao ponto extra que assegurou ao fazer a melhor volta da corrida em Melbourne. Tida como a grande oposição à equipe anglo-alemã — o investimento é da marca alemã, enquanto o chassi e o motor do modelo W10 são fabricados na Inglaterra — em 2019 a Ferrari amarga um balanço em que até agora somou apenas 99 pontos contra 173 da rival tedesca. O resultado completo do GP do Azerbaijão, disputado domingo, e a tabela de pontos do campeonato você encontra aqui.

Os resultados de Sebastian Vettel em 2019 ainda não decolaram como esperam os tifosi(Ferrari)

Pior que conferir a defasagem de pontos entre as duas maiores equipes do grid é notar a persistência da Scuderia em praticar estratégias equivocadas e decisões que favorecem a Sebastian Vettel em detrimento a Charles Leclerc. Há de se considerar que o monegasco é ainda um novato e, consequentemente, não tem o currículo do veterano alemão, tetracampeão mundial. Em uma perspectiva mais ampla, porém, resultados mais destacados de Leclerc seriam extramamente benéficos não só para a aura latina da Ferrari como para a dose de emoção que contribuirá para trazer mais emoção às disputas da F-1: em quatro etapas o recém-chegado a Maranello fez duas voltas mais rápidas.

O novato Charles Leclerc voa cada vez mais alto: fez duas voltas mais rápidas em quatro corridas (Ferrari)

Apaixonados pelo automobilismo, como este colunista, e a empresa detentora dos direitos comerciais da categoria, pensam assim e desejam esse cenário. As equipes que inscrevem 20 carros a cada prova têm outras prioridades e aqui aparece a primeira interrogação: vale a pena para a Mercedes ter tamanha superioridade? Por mais que a perfeição quase absoluta dos Flechas de Prata transmitam a imagem de tecnologia superior, a supremacia exibida nos degraus mais altos do pódio nas quatro etapas já disputadas este ano afasta quem segue a F-1 em busca de emoção e disputas acirradas.

Na McLaren dos bons tempos, Ayrton Senna e Alain Prost venceram 15 das 16 etapas de 1988 (Arquivo)

Não é a primeira vez que isso acontece na F-1: em 1988 a McLaren só não venceu as 16 etapas da temporada porque o francês Jean-Louis Schlesser se perdeu ao negociar uma das chicanes de Monza e acabou tirando Ayrton Senna da liderança e da corrida. A dobradinha de Gerhard Berger e Michele Alboreto no GP da Itália acabou tendo cores de homenagem post mortem a Enzo Ferrari, que faleceu no dia 14 de agosto daquele ano, cerca de um mês antes do GP disputado no dia 11 de setembro. Não haveria local melhor para tal resultado em tal circunstância.

Longe de pretender escrever o futuro, a superioridade demonstrada por Vatlteri Bottas e Lewis Hamilton até agora permite rabiscar uma repetição da monótona temporada de duas décadas atrás. Razões para isso são fatos como que dos 176 pontos possíveis para uma equipe, a Mercedes já fez 173, mais do que a Ferrari e a Red Bull juntas. Após quatro dobradinhas igualmente compartidas entre seus pilotos pode-se esperar por uma decisão na última das 21 etapas da temporada e por qual desses dois pilotos somar mais pontos pela volta mais rápida.

Cena comum de 2019: em Baku, Lewis Hamilton (E) e Valtteri Bottas celebram mais uma dobradinha (Mercedes)

Outro ponto que corrobora a possibilidade de a Mercedes manter a superioridade nas próximas corridas é o fato que seu carro foi melhor em quatro pistas diferentes e condições atmosféricas variadas. A próxima etapa, dia 12 de maio, será no circuito que foi usado para os testes de pré-temporada, quando Sebastian Vettel e Charles Leclerc se destacaram frente aos atuais carrascos. Se a Ferrari não renascer das próprias cinzas no GP da Espanha, o futuro da temporada ficará mais prateado.

WG

A coluna ” Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Tags: Alain ProstAyrton SennaCharles LeclercFerrariLewis HamiltonMcLaren 1988MercedesRed BullSebastian VettelValtteri Bottas
Anterior

O SHOW DO MAO E DO MURAD – EPISÓDIO Nº 23

Próximo

FORD FAZ ACORDO COM FUNCIONÁRIOS DA FÁBRICA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Foto: saobernardodocampo.info

FORD FAZ ACORDO COM FUNCIONÁRIOS DA FÁBRICA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022
Fotos: divulgação Moke

MOKE, O JIPE DO MINI, ESTÁ DE VOLTA COM MOTOR ELÉTRICO

26/05/2022
Foto: Gerson Borini

BMW IX COMBINA ALTA TECNOLOGIA E DESEMPENHO

26/05/2022
Golf R 20 Years - Fotos: divulgação VW

SÉRIE R 20 YEARS É O VW GOLF MAIS POTENTE NA HISTÓRIA

26/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022
Fotos: divulgação Moke

MOKE, O JIPE DO MINI, ESTÁ DE VOLTA COM MOTOR ELÉTRICO

26/05/2022
Foto: Gerson Borini

BMW IX COMBINA ALTA TECNOLOGIA E DESEMPENHO

26/05/2022
Golf R 20 Years - Fotos: divulgação VW

SÉRIE R 20 YEARS É O VW GOLF MAIS POTENTE NA HISTÓRIA

26/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In