A Toyota anunciou hoje às 11 horas, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo, o Novo Corolla. O modelo, que é o mais vendido globalmente, incorporará a arquitetura TNGA (Toyota New Global Architecture), que incluirá uma versão híbrida (foto de abertura), semelhante ao modelo Prius. É a primeira vez na indústria automobilística mundial que o motor a combustão de um carro híbrido é flex gasolina-álcool.
O lançamento dá sequência à história da Toyota de mais de 60 anos no país e a cerimônia teve as presenças do governador de estado João Dória Jr e do presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, além de outros membros do governo estadual, de entidades e da fabricante.
Os estudos envolvendo a tecnologia híbrida flex da Toyota foram anunciados em março do ano passado, tendo a confirmação de produção se dado em dezembro último e significando um novo ciclo de evolução tecnológica da Toyota no país. Ademais, o anúncio está em linha com os propósitos do Programa Rota 2030 que busca, entre outros temas, estimular a produção de veículos mais eficientes, que consumam menos combustível.
A 12ª geração do Corolla — a anterior é de 2014 — promete, mais uma vez, ser referência não só em seu segmento, mas em toda a indústria automobilística nacional. Único veículo a contar com um motor elétrico e outro a combustão,este flex, o novo Corolla com esta motorização será o automóvel mais econômico do Brasil, tanto com gasolina quanto com álcool, bem como o híbrido mais limpo em termos ambientais, do mundo.
A arquitetura TNGA já é empregada em veículos da marca como o Prius, o utilitário esporte compacto C-HR e o sedã grande Camry. Com ela, o Corolla, que já é referência por seus atributos, dará um salto ainda maior em qualidade, conforto, dirigibilidade, estabilidade e segurança. Tudo isso, aliado a uma série de novos equipamentos, fará deste futuro Corolla um carro completamente renovado e capaz surpreender um mercado cada vez mais exigente.
A nova geração do Corolla tem previsão de chegada às concessionárias brasileiras no último trimestre de 2019. Para os mercados sul-americanos onde o Corolla é exportado — Argentina Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai — a Toyota planeja sua comercialização a partir do primeiro semestre de 2020.
O motor flex para propulsão híbrida
Até chegar à formatação do primeiro protótipo, a Toyota realizou diversos testes, em escala de laboratório, iniciados há quase quatro anos, portanto em meados de 2015. O projeto colocou lado a lado as equipes de engenharia da Toyota Motor Corporation, no Japão, e da Toyota do Brasil, para somar esforços e buscar sintonia entre as tecnologias híbrida e flex.
O trabalho foi direcionado no sentido de extrair o potencial máximo de cada solução: alta eficiência, baixíssimos níveis de emissões e capacidade de reabsorção dos impactos de gás carbônico (CO2) ao utilizar combustível de origem vegetal, portanto 100% renovável.
Em março de 2018, a Toyota anunciou os testes de rodagem no Brasil com um protótipo híbrido flex utilizando como mula um Prius. A ideia foi colocar à prova a durabilidade do carro em diversos tipos de estradas para avaliar o conjunto motor-transmissão quando abastecido com álcool..
Durante esses meses, uma série de dados relacionados ao desempenho e comportamento do carro foram coletados de modo a contribuir na busca pelo equilíbrio ideal de todo o conjunto.
Estudos realizados pela Toyota do Brasil apontam que o híbrido flex, quando abastecido com álcool, possui um dos mais altos potenciais de abatimento da emissão de CO2. Isso ocorre ao longo do ciclo de vida do álcool, desde que é produzido, passando pela disponibilidade nas bombas dos postos, sua queima no processo de combustão do motor com as emissões de CO2 resultantes e a absorção do carbono durante o crescimento da cana-de-açúcar.. Quando abastecido apenas com álcool, os resultados de abatimento do CO2 estão disparado entre os melhores do mundo.
Parceria para disseminação tecnológica
Parte dos esforços da Toyota na corrida para o cumprimento de seu Desafio Ambiental 2050 passa, especialmente, pela necessidade de engajar e mobilizar parceiros de negócios que atuem em consonância com a visão em prol da mobilidade sustentável.
Inspirada por este propósito, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) tem apoiado o projeto por reconhecer o álcool etílico como combustível eficiente em sistemas de propulsão avançados. Além disso, destaca a importância do biocombustível no combate ao aquecimento global e no cumprimento das metas ambientais do Brasil no Acordo Internacional do Clima (COP21), estabelecido em 2015, em Paris, contando com a capacidade de produção e abastecimento da indústria sucroenergética brasileira.
“O álcool de cana-de-açúcar é classificado por órgãos internacionais como o biocombustível com menor impacto ambiental e emissão de gases de efeito estufa. Quando considerada a cadeia toda, há uma redução de aproximadamente 90% da emissão de CO2 quando comparado com a gasolina, bem como outros poluentes da atmosfera, com efeitos positivos na saúde pública, geração de emprego e renda e segurança energética do nosso país. A eficiência do álcoll de cana-de-açúcar aliada à tecnologia de ponta da Toyota, traz para as ruas brasileiras um carro que coloca em prática o respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade”, afirma Evandro Gussi, diretor-presidente da UNICA.
Processo de modernização
A fábrica da Toyota em Indaiatuba, SP será a pioneira neste processo de hibridização dos veículos no Brasil. O Novo Corolla será produzido na fábrica que vem sendo modernizada e passando por diversas melhorias em sua estrutura desde setembro do ano passado, quando foi anunciado investimento de R$ 1 bilhão na unidade. Este foi o primeiro investimento da indústria automobilística nacional após o anúncio do Programa Rota 2030, o que demonstra a confiança da Toyota no futuro do país.
A modernização da fábrica, que completou 20 anos de operação em 2018, está intimamente ligada ao compromisso da Toyota de produzir carros cada vez melhores e ao engajamento de toda a sua cadeia de valor.
A produção local da Nova Geração do Corolla com propulsão híbrida flex ocorre16 anos após o início da comercialização do primeiro veículo flex fabricado no Brasil. Agora, como berço do primeiro híbrido flex do mundo, a unidade de Indaiatuba e o Novo Corolla ganham um novo papel como protagonistas na história da Toyota no Brasil.
Compromisso com o meio ambiente
O anúncio e a confirmação do Corolla como o primeiro automóvel híbrido com motor a combustão flex do mundo faz parte de um conjunto de esforços da Toyota no cumprimento de metas ambientais ambiciosas, previstas no seu Desafio Ambiental 2050. A visão corporativa, anunciada pela matriz Toyota Motor Corporation, em 2015, compreende seis desafios de sustentabilidade. Dentre eles, reduzir os impactos negativos causados por automóveis ao meio ambiente para o mais próximo possível de zero, gerando diversos benefícios para o meio ambiente e a comunidade.
O Desafio Ambiental Global 2050 visa neutralizar a emissão de CO2 até a metade do século em novos veículos, no ciclo de vida dos produtos e nas unidades industriais da Toyota de todo o mundo. Outras missões são a diminuição no consumo de água, o incentivo à reciclagem e o estabelecimento de uma sociedade que esteja em harmonia e preserve a natureza.
Corolla no Brasil
As primeiras unidades do Corolla, importadas do Japão, desembarcaram no Brasil em 1994, quatro anos após o início da reabertura de importação de automóveis no País.
Já nos três primeiros anos de vendas no mercado, a Toyota observou um crescente interesse dos consumidores pelo sedã, que já despontava como líder de seu segmento em vários países do mundo. O aumento constante da demanda apoiou o plano da fabricante para viabilizar sua produção local a partir de 1998, atingido com a inauguração de sua segunda fábrica, desta vez em Indaiatuba — a primeira, em São Bernardo do Campo, região do ABC paulista, começou operar em 1958..
Desde então, com mais de 1 milhão de unidades produzidas no país, o Corolla vem se destacando como um dos veículos de maior sucesso do Brasil. Nos últimos anos, ele mantém a liderança absoluta entre todos os sedãs médios no mercado nacional, com uma fatia de mercado superior a 40%.
Não foram fornecidos dados técnicos do Novo Corolla nem da versão híbrida.
AE/BS
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